Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor CrowleyFox » 15 Dez 2016, 19:01  •  MS 1

Olá pessoal.

Depois de passar por uma crise de distro, acabei optando pelo Manjaro e até então não me arrependo disso.

Mas parece que surgiu uma crise de DEs.

Meu uso principal do Notebook é para desenvolvimento de softwares mobile e desktop (IntelliJ IDEA e Android Studio basicamente). Sei que somente as DEs XFCE e KDE são mantidas pelos desenvolvedores da distro, as demais são mantidas pela comunidade. Gostaria de saber qual das DEs da comunidade estão mais estáveis ou que vocês acham que podem tornar o meu desenvolvimento de apps mais produtivos.

Ultimamente eu testei a DE GNOME, até então tudo bem, porém me surgiu um problema ao tentar rodar o Android Virtual Device, deu uns erros de biblioteca, tentei resolver mas ainda não consegui. Será que com outra interface gráfica este erro não ocorreria? Ai que chegamos no X da questão. Até que ponto a DE pode influenciar diretamente na estabilidade do sistema?

Eu gosto que minha DE fique muito bonita visualmente também, eu não costumo instalar Gadgets (tipo o Conky), fora isso ela tem que cooperar comigo né :)

Segue configuração do meu Notebook:

DELL Inspiron 5548
Processador: Intel Core i7 - 5500 2.40Ghz
Memória RAM: 8GB (Dual Channel)
HD: 1TB
GPU: AMD Radeon R7 M260
Conhecimento é poder, e compartilhá-lo é usar seu poder para o bem! :ugeek:
Avatar do usuário
CrowleyFox
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 21 Nov 2016, 15:45
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Deepin
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor Holmes » 15 Dez 2016, 21:18  •  MS 2

XFCE

vlw fwi, Holmes :)
Imagem

Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
Avatar do usuário
Holmes
Fundador

Mantenedor Kibojoe Linux
Mantenedor Kibojoe Linux
 
Mensagens: 5472
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Agradeceu: 173 vez(es)
Agradecido: 812 vez(es)
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor chmercesmoreira » 15 Dez 2016, 22:16  •  MS 3

Eu não acho que a DE influencie na produtividade, mas dependendo da DE, ela pode vir completa, no sentido de já estar configurada e pronta para uso comum, enquanto outras vão exigir um pouco mais de trabalho para se deixar no ponto, isso não é um ponto negativo, essas DEs mais cruas são ótimas para quem deseja começar a configurar tudo do zero, ou para quem quer rodar o sistema em um computador mais barato.

Hoje uso KDE pois já vem com vários pacotes nativos no sistema que fazem o que eu preciso, um leitor de e-mails, um leito de feed RSS e um calendário. Já usei muito Gnome e Xfce, ambos são excelentes também. Já usei o JWM, que é uma DE bem leve (extremamente leve), o Manjaro tem uma versão com essa DE mantida pelo Holmes.

Esse problema que você teve com as bibliotecas, não sei se tem relação com a DE que você está usando, e mesmo se for, basta você instalar os pacotes ausentes. Não existe nenhum aplicativo que roda exclusivamente em uma DE, todos podem ser executados em qualquer DE, desde que sejam instalados as dependências necessárias.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 15 Dez 2016, 22:16, em um total de 1 vez.
Razão: correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 16 Dez 2016, 07:40  •  MS 4

As DEs mantidas pela comunidade já testei uma boa parte delas, até o momento todas funcionaram muito bem, destaque para Cinnamon e Mate. Mas de todas versões do Manjaro em geral a mais leve e estável para mim foi o XFCE, apesar de no momento eu utilizar o Mate.

Sobre as bibliotecas que você mencionou, tive um problema similar com o Eclipse ADT, que é o antecessor do Android Studio, não sei se ambos funcionam da mesma forma e / ou dependem das mesmas bibliotecas, a solução que encontrei na época é descrita aqui: https://wiki.archlinux.org/index.html/Android#Building_Android
Ah, vale ressaltar, como o amigo @chmercesmoreira mencionou, provavelmente o problema com as bibliotecas não é referente ao DE.

Abraço!
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor CrowleyFox » 17 Dez 2016, 22:17  •  MS 5

Jean Michel Kowalski escreveu:As DEs mantidas pela comunidade já testei uma boa parte delas, até o momento todas funcionaram muito bem, destaque para Cinnamon e Mate. Mas de todas versões do Manjaro em geral a mais leve e estável para mim foi o XFCE, apesar de no momento eu utilizar o Mate.

Sobre as bibliotecas que você mencionou, tive um problema similar com o Eclipse ADT, que é o antecessor do Android Studio, não sei se ambos funcionam da mesma forma e / ou dependem das mesmas bibliotecas, a solução que encontrei na época é descrita aqui: https://wiki.archlinux.org/index.html/Android#Building_Android
Ah, vale ressaltar, como o amigo @chmercesmoreira mencionou, provavelmente o problema com as bibliotecas não é referente ao DE.

Abraço!


Muito obrigado pelas respostas muito construtivas pessoal. Eu acho a DE MATE bonita, mas ela não tem nativamente (pelo menos não percebi) um campo de busca no menu de aplicativos, e isso pra mim é fundamental por questão de praticidade. Eu já usei a DE Deepin e achei muito boa, além de ser linda. Quanto ao KDE, eu acho muito produtiva, pena que ainda não está na ultima versão do Plasma, digo isso pois a distro KDE Neon usa a ultima versão do KDE onde também já é possível abrir o menu apertando a tela WIndows (Super) sem precisar fazer aquele Workarround maroto (F13). To pensando em usar XFCE.

Eu particularmente gosto de usar uma DE que seja bonita e leve ao mesmo tempo. Meu computador atual roda qualquer DE.

Qual a DE favorita de vocês e por quê?
Conhecimento é poder, e compartilhá-lo é usar seu poder para o bem! :ugeek:
Avatar do usuário
CrowleyFox
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 21 Nov 2016, 15:45
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Deepin
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor nathanmaia23 » 18 Dez 2016, 00:07  •  MS 6

Eu gosto da JWM porque eu sinto que eu realmente tenho controle absoluto do DE. Além disso é extremamente leve, sem funcionalidades inúteis que eu pouco ou nunca vou usar e, como eu sou meio paranoico, odeio ficar com a sensação de que alguma coisa está aberta/instalada inutilmente com potencial para causar algum tipo de transtorno que, mesmo que seja mínimo, pode interferir negativamente em alguma outra atividade ou todas elas.

Meu notebook, entretanto, dá conta tranquilamente dos DEs mais cheios de firulas, mas eu simplesmente acho que o CxB não compensa. Acho o JWM enxuto, bonito(só na versão do Manjaro, hehe) e bastante simples de configurar se você não for dependente demais de automatizações, interação com o pc predominantemente feita com o mouse e uma GUI com botões e menus para todos os lados (não que ele não suporte aplicações que sejam assim).

E, finalmente, porque inicia mais rápido que o Manjaro KDE e eu também gosto de deixar a partição com linux como opção de rápido acesso em caso de necessidade. Detalhe: apesar do notebook ser competente, ele não tem um SSD.

Provavelmente eu poderia atingir os mesmos resultados no KDE ou no XFCE (que eu não testei por já ter usado muito em derivados do ubuntu. Queria algo diferente), mas aí teria que ver o que é essencial e o que não é e, provavelmente,todas as vantagens dessas versões do Manjaro se perderiam, restando apenas a beleza sem a funcionalidade. Talvez eu esteja errado, mas eu estou bastante satisfeito com o JWM, então por enquanto ficarei com ele. Até porque já gastei um tempinho deixando ele do jeito que eu queria, hehehe.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 18 Dez 2016, 00:17, em um total de 5 vezes.
Razão: Melhorar a leitura do texto.
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor CrowleyFox » 18 Dez 2016, 19:39  •  MS 7

nathanmaia23 escreveu:Eu gosto da JWM porque eu sinto que eu realmente tenho controle absoluto do DE. Além disso é extremamente leve, sem funcionalidades inúteis que eu pouco ou nunca vou usar e, como eu sou meio paranoico, odeio ficar com a sensação de que alguma coisa está aberta/instalada inutilmente com potencial para causar algum tipo de transtorno que, mesmo que seja mínimo, pode interferir negativamente em alguma outra atividade ou todas elas.

Meu notebook, entretanto, dá conta tranquilamente dos DEs mais cheios de firulas, mas eu simplesmente acho que o CxB não compensa. Acho o JWM enxuto, bonito(só na versão do Manjaro, hehe) e bastante simples de configurar se você não for dependente demais de automatizações, interação com o pc predominantemente feita com o mouse e uma GUI com botões e menus para todos os lados (não que ele não suporte aplicações que sejam assim).

E, finalmente, porque inicia mais rápido que o Manjaro KDE e eu também gosto de deixar a partição com linux como opção de rápido acesso em caso de necessidade. Detalhe: apesar do notebook ser competente, ele não tem um SSD.

Provavelmente eu poderia atingir os mesmos resultados no KDE ou no XFCE (que eu não testei por já ter usado muito em derivados do ubuntu. Queria algo diferente), mas aí teria que ver o que é essencial e o que não é e, provavelmente,todas as vantagens dessas versões do Manjaro se perderiam, restando apenas a beleza sem a funcionalidade. Talvez eu esteja errado, mas eu estou bastante satisfeito com o JWM, então por enquanto ficarei com ele. Até porque já gastei um tempinho deixando ele do jeito que eu queria, hehehe.


Hm interessante, poderia postar alguns prints de como está a sua DE?

Eu não me importo de gastar um tempo customizando a DE, desde que funcione.
Conhecimento é poder, e compartilhá-lo é usar seu poder para o bem! :ugeek:
Avatar do usuário
CrowleyFox
Novato

 
Mensagens: 8
Registro: 21 Nov 2016, 15:45
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Deepin
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 19 Dez 2016, 07:21  •  MS 8

Sobre o menu de pesquisa do Mate basta utilizar o Mate Menu, ele vem nativo no Manjaro Mate, precisa apenas adicioná-lo ao painel.
O meu favorito é o XFCE, porque é leve e extremamente customizável.
Ambos suportam abrir o menu com tecla super / Windows.
Como o @nathanmaia23 mencionou, JWM pode ser uma boa alternativa se você quer algo diferente, eu não me dei muito bem com ele, ainda tenho a velha mania de clicar para personalizar o sistema haha
abraço!
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor nathanmaia23 » 19 Dez 2016, 18:15  •  MS 9

Imagem

Esse link é um tópico de discussão sobre customização de DE do manjaro.

== Editado em 20 Dez 2016, 00:36 ==

Caramba, eu testei outras versões do manjaro no virtualbox e fiquei impressionado com a versão MATE. Acho que é a mais balanceada em questão de beleza, leveza e facilidade de uso. Na minha opinião, parece ser melhor até que o XFCE logo apos a instalação. Você já conferiu essa versão, Jean Michel Kowalski? To até considerando fazer uma imagem da partição aqui do JWM e usar a versão MATE para ver como ela se sai em questão de estabilidade e compatibilidade com pacotes em geral. A budgie parece boa também. Vou conferir depois.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 20 Dez 2016, 00:46, em um total de 3 vezes.
Razão: Complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Desktops Enviroment ajudem-me a escolher

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 20 Dez 2016, 07:40  •  MS 10

@nathanmaia23,
Atualmente tenho o Manjaro Mate instalado, porém não utilizei muito até o momento. Ele é um pouco mais pesado que o XFCE, mas tem uma ótima responsividade, eu acho ele um pouco mais bonito. Os menus dele são legais, o caja é um ótimo gerenciador de arquivos. Só talvez ele não seja tão polido quanto o XFCE. Uma coisa que senti falta, é meio bobo mas enfim, e não consegui ajeitar ainda é colocar o icone do rhythmbox na bandeja do sistema kk.
Mas de resto é ótimo.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo