Duvidas sobre o Manjaro

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor Leandro87 » 17 Dez 2016, 09:45  •  MS 1

Olá. Peço desculpas se postei no lugar errado. Uso o Manjaro ja a algum tempo mas diversas vezes tive duvidas se continuaria a utiliza-lo então resolvi abrir este topico para que se possivel vocês me ajudem a sanar minhas duvidas.

1- Se o Manjaro quebrar como posso conserta-lo ???.

2- Quais as chances do Manjaro quebar seja por atualizações de segurança ou por pacotes e atualizações instalados do AUR ???.

3- Vejo muitas pessoas experientes no linux dizerem que distros Rolling Release podem quebrar a qualquer momento e por isso elas não são recomendadas. Isso está correto ???.

Obrigado a quem puder responder minhas duvidas.
Editado pela última vez por Holmes em 17 Dez 2016, 11:37, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Imagem
Avatar do usuário
Leandro87
Aprendiz

 
Mensagens: 94
Registro: 01 Mar 2015, 07:19
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor chmercesmoreira » 17 Dez 2016, 12:09  •  MS 2

Leandro87 escreveu:Olá. Peço desculpas se postei no lugar errado. Uso o Manjaro ja a algum tempo mas diversas vezes tive duvidas se continuaria a utiliza-lo então resolvi abrir este topico para que se possivel vocês me ajudem a sanar minhas duvidas.

1- Se o Manjaro quebrar como posso conserta-lo ???.

2- Quais as chances do Manjaro quebar seja por atualizações de segurança ou por pacotes e atualizações instalados do AUR ???.

3- Vejo muitas pessoas experientes no linux dizerem que distros Rolling Release podem quebrar a qualquer momento e por isso elas não são recomendadas. Isso está correto ???.

Obrigado a quem puder responder minhas duvidas.


1 - Quando uma nova atualização surge para o Manjaro um tópico referente a ela é criado no fórum do Manjaro internacional, por exemplo, o tópico referente a última atualização do Manjaro estável: https://forum.manjaro.org/t/stable-upda ... lash/14175
Nesse tópico você pode reportar problemas e ver soluções para problemas de outros usuários que ocorreram depois de atualizar o sistema.
Esse é normalmente o procedimento padrão que o usuário comum deve fazer sempre que ocorrerem problemas devido a atualização do sistema.

2 - As chances são pequenas, mas pode acontecer.
Manjaro é uma distribuição rolling release e está suscetível a mais problemas durante as atualizações do que comparado a distribuições que não são rolling release. Mas essa desvantagem tem também uma vantagem, você vai estar sempre usando o software mais atualizado.

3 - Aqui vai minha opinião, eu acredito que uma distribuição rolling release exige que o usuário já tenha uma certa experiência com as tarefas básicas de administração de um sistema Linux, como por exemplo: Como configurar o sistema, usar o gerenciador de pacotes, atualizar o sistema, conhecer o sistema de arquivos, etc. O Manjaro é baseado no Arch Linux, que também é rolling release, a diferença é que o Manjaro é muito mais user friendly, pois já vem pronto para uso, diferentemente do Arch Linux onde você precisa configurar tudo do zero.
Não recomendo as distribuições rolling release para usuários novos, mas essa é minha opinião pessoal, pode não estar correta.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor Leandro87 » 17 Dez 2016, 12:18  •  MS 3

Obrigado por responder @Chmercesmoreira. Como eu tenho um certo conhecimento ja com o linux vou ficar mesmo com o manjaro já que agora eu não vivo mais sem ele... rsrsrsrs... E tambem não consigo voltar a usar o (Linux mint) distro que usei por mais de 2 anos até conhecer o manjaro. E como eu disse não quero mais sair dele só se um dia ele acabar. Tomara que isso nunca aconteça. Obrigado mais uma vez amigo por ter sanado minhas duvidas.
Imagem
Avatar do usuário
Leandro87
Aprendiz

 
Mensagens: 94
Registro: 01 Mar 2015, 07:19
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor nathanmaia23 » 17 Dez 2016, 19:05  •  MS 4

Minha opinião:

É possível quebrar o sistema, mas acho realmente difícil de se conseguir isso no manjaro por alguns motivos. Um destes motivos é o gerenciador de pacotes.

O Pacman e Yaourt são ótimos gerenciadores de pacotes. Pacman oferece a interface com pacotes testados pelo pessoal do manjaro e o yaourt (acredito que também seja um gerenciador por si só) oferece uma interface com o banco de pacotes AUR, que é usado também pelo archlinux e outros derivados. Ambos ficam transparentes para o usuário através de ferramentas como o PACLI, PACMAC ou OCTOPI.

O que isso significa? Significa que o usuário vai ter ao alcance dele uma quantidade ENORME de aplicativos sem a necessidade de quase nenhuma configuração, navegação em menus, foruns, adicionar ou remover ppas, problemas com sourcelist ou qualquer coisa do tipo.

Resumindo, boa parte do processo de instalação de pacotes não-oficiais da distribuição que normalmente você teria de lidar em outras distribuições não baseadas no arch é transparente ao usuário no manjaro (não posso afirmar nada nas outras distribuições baseadas no arch. Imagino que seja igual ou mais difícil). E até hoje eu não vi meu sistema quebrar por instalar coisas oferecidas tanto no pacman quanto no yaourt.

Segundo motivo é que eu uso a versão JWM do manjaro, mantida pelo Holmes aqui do forum brasileiro (acho que são duas pessoas trabalhando nesta versão do manjaro) e não tive nenhum problema. Já estou com a "mesma instalação" já vai fazer quase um ano e mais que isso se for contar meu tempo com o KDE, eu acho. E eu fucei um bucado. Agora imagina na versão "flagship" do manjaro, o XFCE, com um batalhão de pessoas trabalhando em cima. Muito estável. Qualquer problema que acontecer pode ser oriundo do hardware/kernel, eu acho. Ou uma cagada mestre do usuário, hehe. Acho realmente difícil acontecer uma cagada muito grande por conta dos desenvolvedores da distribuição.

Terceiro motivo é que você tem controle se deseja ou não atualizar o sistema. Ele não faz sem o seu consentimento.

Quarto motivo é que o sistema é muito bem pensado com relação a instalação de drivers essenciais e básicos, possuindo um gerenciador de dispositivos semelhante ao do windows, além de ter um gerenciador específico só para tratar de instalação,desinstalação e alteração de kernel.

Agora tem um detalhe importante aqui também. Eu sou um usuário desktop usando manjaro na minha máquina pessoal. Dependendo da finalidade a que se destina o uso do sistema, talvez não seja uma boa uma distribuição rolling release. Mesmo assim, você ainda tem a opção de manter uma versão estável para você indefinidamente. Está no seu controle.

== Editado em 17 Dez 2016, 19:17 ==

Outra coisa.

O manjaro tem tudo pra permanecer muito tempo vivo. Um jeito de garantir a sobrevivencia dele é espalhando a palavra de campos "mais verdes" para nossos amigos usuários de ubuntu e derivados hehehe. Acho que a fama do Ubuntu acaba ofuscando grandes distribuições como o manjaro para usuários novos ou não tão interessados em experimentar coisas diferentes do que é mais popular e conhecido. Admiro a canonical e o projeto deles de popularizar o mundo linux, mas acho que o manjaro soube fazer melhor em muitos aspectos e só tende a melhorar se receber mais carinho da comunidade linux em geral como acontece com o ubuntu. Não que o sistema esteja abandonado, mas quanto mais mãos para trabalhar em um projeto destes, melhor.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 17 Dez 2016, 19:17, em um total de 1 vez.
Razão: complemento
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor Leandro87 » 18 Dez 2016, 07:04  •  MS 5

Obrigado Nathanmaia23. Agora que eu não saio mesmo do manjaro. Quero agradecer mais uma vez a vocês amigos do forum. O meu obrigado. E Viva o Manjaro.
Imagem
Avatar do usuário
Leandro87
Aprendiz

 
Mensagens: 94
Registro: 01 Mar 2015, 07:19
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor BSilva » 02 Jan 2017, 13:03  •  MS 6

Leandro87 escreveu:Obrigado por responder @Chmercesmoreira. Como eu tenho um certo conhecimento ja com o linux vou ficar mesmo com o manjaro já que agora eu não vivo mais sem ele... rsrsrsrs... E tambem não consigo voltar a usar o (Linux mint) distro que usei por mais de 2 anos até conhecer o manjaro. E como eu disse não quero mais sair dele só se um dia ele acabar. Tomara que isso nunca aconteça. Obrigado mais uma vez amigo por ter sanado minhas duvidas.


Sem querer ressuscitar esse Post, queria saber por que deixou de lado Linux Mint? Sou um usuário novato e me indicaram o Linux Mint para alguém que veio do windows 7 afim de adquirir conhecimento básico de Linux e pretendo testar Arch Linux e Manjaro para desenvolver Front End e Back End.

Então queria saber sua opinião sobre por que deixar o Mint e focar no Manjaro.

Obrigado.
Avatar do usuário
BSilva
Novato

 
Mensagens: 4
Registro: 02 Jan 2017, 12:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Linux Mint
Versão: 18
Ambiente: Mate
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor chmercesmoreira » 02 Jan 2017, 13:15  •  MS 7

Não sei os reais motivos para o Leandro ter deixado de lado o Linux Mint, mas o motivo para eu ter deixado de lado essa distribuição foi o simples fato de no Manjaro eu sentir que tenho o controle total do sistema nas minhas mãos.

Já usei o Linux Mint e é inegável como a distribuição é bem trabalhada (não é atoa que está em primeiro lugar no ranking do distrowatch), procuro recomendá-la sempre para novos usuários no mundo Linux.

Acredito que o Manjaro e as distribuições baseadas no Arch Linux devam ser utilizadas por usuários mais "rodados" no mundo Linux, pois estas distros exigem certa independência do usuário, com relação a saber realizar as tarefas básicas de administração e manutenção do sistema.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor Leandro87 » 03 Jan 2017, 11:36  •  MS 8

BSilva escreveu:
Leandro87 escreveu:Obrigado por responder @Chmercesmoreira. Como eu tenho um certo conhecimento ja com o linux vou ficar mesmo com o manjaro já que agora eu não vivo mais sem ele... rsrsrsrs... E tambem não consigo voltar a usar o (Linux mint) distro que usei por mais de 2 anos até conhecer o manjaro. E como eu disse não quero mais sair dele só se um dia ele acabar. Tomara que isso nunca aconteça. Obrigado mais uma vez amigo por ter sanado minhas duvidas.


Sem querer ressuscitar esse Post, queria saber por que deixou de lado Linux Mint? Sou um usuário novato e me indicaram o Linux Mint para alguém que veio do windows 7 afim de adquirir conhecimento básico de Linux e pretendo testar Arch Linux e Manjaro para desenvolver Front End e Back End.

Então queria saber sua opinião sobre por que deixar o Mint e focar no Manjaro.

Obrigado.


Respondendo ao amigo: Não sai completamente do linux mint estou escrevendo dele neste exato momento. Gosto tanto do mint quanto do manjaro mas as vezes me batem duvidas sobre qual usar em minhas duas maquinas. Tenho um carinho especial pelo mint por ter sido a distro que eu mais usei antes de conhecer o manjaro.
Imagem
Avatar do usuário
Leandro87
Aprendiz

 
Mensagens: 94
Registro: 01 Mar 2015, 07:19
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor r_costa » 19 Jan 2017, 10:01  •  MS 9

Prezados, me desculpem por retomar a discussão, mas é que, como sou novato, li algo aqui que me "assustou". Sou novo no Manjaro, e com pouco tempo de Linux, apenas alguns meses no Mint. Uso meu note o dia todo mas, para tarefas corriqueiras, tipo emails, muito download de vídeo, planilhas, textos, etc... Mas como fala-se tanto na segurança e estabilidade da distro, resolvi testar, e confesso que tudo me agrada. É rápido, tem fluidez. Não trava nada. Sem contar o visual que é muitíssimo agradável. Mas como um colega disse aqui, que na opinião dele, seria recomendado um certo conhecimento maior para utilizar e manter o sistema. Sendo eu um usuário comum, apesar de usar para trabalho também, meu uso é doméstico. Então, gostaria muito de saber a recomendação de vocês, que são experientes: Eu deveria ter ficado no Mint? Seria muito importante pra mim saber a opinião dos colegas com relação ao meu perfil de uso, e meu conhecimento zero do Manjaro.
Mais uma vez, peço desculpas pela retomada de um assunto encerrado e de antemão, agradeço muito qualquer ajuda.
Um ótimo dias a todos!
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Duvidas sobre o Manjaro

Mensagempor chmercesmoreira » 19 Jan 2017, 10:15  •  MS 10

r_costa escreveu:Prezados, me desculpem por retomar a discussão, mas é que, como sou novato, li algo aqui que me "assustou". Sou novo no Manjaro, e com pouco tempo de Linux, apenas alguns meses no Mint. Uso meu note o dia todo mas, para tarefas corriqueiras, tipo emails, muito download de vídeo, planilhas, textos, etc... Mas como fala-se tanto na segurança e estabilidade da distro, resolvi testar, e confesso que tudo me agrada. É rápido, tem fluidez. Não trava nada. Sem contar o visual que é muitíssimo agradável. Mas como um colega disse aqui, que na opinião dele, seria recomendado um certo conhecimento maior para utilizar e manter o sistema. Sendo eu um usuário comum, apesar de usar para trabalho também, meu uso é doméstico. Então, gostaria muito de saber a recomendação de vocês, que são experientes: Eu deveria ter ficado no Mint? Seria muito importante pra mim saber a opinião dos colegas com relação ao meu perfil de uso, e meu conhecimento zero do Manjaro.
Mais uma vez, peço desculpas pela retomada de um assunto encerrado e de antemão, agradeço muito qualquer ajuda.
Um ótimo dias a todos!


Olá colega, você confirmou que já teve alguns meses de experiência com o Mint antes de começar a usar o Manjaro, provavelmente você instalou ambos os sistemas por conta própria, e também instalou programas usando tanto o pacman como o apt-get, acredito que isso seja mais que suficiente para usar o Manjaro. Quando eu disse sobre ter um certo conhecimento, era exatamente disso que estava falando, o conhecimento de um usuário que coloca a mão na massa para resolver as coisas.

@edit
Vou te dar um exemplo, tentei converter meu irmão aqui em casa que sempre usou Windows, resultado: Toda vez que ele precisava instalar algum programa e/ou configurar alguma coisa no sistema ele me chamava, não tentava nada por conta própria, eu não podia ajudar ele o tempo todo, e no fim ele decidiu voltar ao Windows.
São esses casos a que me refiro quando digo que a pessoa já precisa ter um certo conhecimento prévio, adquirido por vontade de aprender. Só de você ter se cadastrado no fórum do Manjaro e estar buscando conhecimento já vejo que seu perfil é de um usuário que vai tirar muito proveito dos sistemas GNU/Linux.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 19 Jan 2017, 12:49, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira foi agradecido - 2
r_costa (19 Jan 2017, 10:55) • Ticokis (19 Jan 2017, 17:02)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Próximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dúvidas instalação dualboot UEFI (Windows/Manjaro)

por SrEmanuel » 18 Ago 2020, 18:05

Respostas: 2

Exibições: 308

17 Jan 2021, 15:36

por chagaslima Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo