Olá
Sou de fora da área de TI, e me considero leigo no assunto, embora use computador para o trabalho (texto, fotos, mapas etc.) há 30 anos, desde o velho Apple II+ (8-bit). Comecei a tentar o Linux há uns 15 anos, sem muito sucesso, no início. Ano passado, consegui eliminar o velho Windows XP pack 2 e continuar trabalhando normalmente. Para não perder o acervo de trabalhos dos últimos 25 anos, uso Wine para rodar um velho MS Word 2000, com as macros para converter a codificação desde o antigo Word for DOS / Ventura Publisher, Corel para atualizar e exportar velhos mapas etc.
Nos últimos 10 anos fiquei restrito à "família" Debian (e KDE), começando pelo Kurumin, Kubuntu, Linux Mint, várias tentativas com o Debian propriamente, e KDE Neon desde o ano passado. -- Sempre em dualboot (multiboot). -- Kubuntu LTS e Linux Mint KDE são os que consegui dominar melhor até hoje, por isso são a base para trabalhar. No Debian testing e no KDE Neon, ainda não consigo realizar algumas tarefas.
O Manjaro 16.10.3 KDE foi instalado anteontem, em sessão Live USB bastante tranquila. -- Decidi desmarcar a instalação do Grub do Manjaro, pois costumava deixar o Grub do Linux Mint no controle do boot. Porém, o Grub do Mint (após atualizar) não funcionou para carregar o Manjaro.
A causa da falha parece ser esta linha do Grub do Mint:
initrd /boot/intel-ucode.img
Diferente do Grub do Manjaro, onde essa linha contém informação indispensável:
initrd /boot/intel-ucode.img /boot/initramfs-4.4-x86_64.img
Ainda sem conhecimentos do sistema (e sem conseguir carregá-lo), a solução adotada foi reinstalar o Manjaro, no mesmo dia, -- agora, incluindo o Grub, -- e gravar no MBR de outro HDD. Depois, configurar o boot para iniciar pelo novo HDD, passando a usar sempre o Grub gerado pelo Manjaro.
Desde então, trabalhei no Manjaro desde a metade do dia 1º, e ontem o dia inteiro, com (quase todas) as configurações adotadas nos outros sistemas. Bastante "estável" e tranquilo, embora o uso de Memória RAM pareça um pouco maior do que no Kubuntu LTS e no Mint KDE (todos, sem usar PIM / Baloo / Akonadi).
Entre os requisitos mais necessários, assinalo que o Chromium não consegue enfrentar bem a sobrecarga de CPU imposta pelo Facebook ao usuário que entra e tenta permanecer em qualquer "Página" (mas não em Grupos, em Perfis pessoais, nem no "Feed de notícias"). Essa dificuldade também ocorre no Debian testing.
O Konqueror não exibe o Painel lateral (F9). Essa falha (?) também ocorre no KDE Neon, desde quando passou do KDE 5.8.4 para o KDE 5.8.5, e removeu vários pacotes relacionados ao Konqueror anterior, em 19 Dez. 2016.
Menos urgente, embora necessário a médio prazo: - O Wine funcionou bem para rodar o Corel, mas ainda não o Dreamweaver (dificuldade também encontrada no Debian testing e no KDE Neon). O MS Word 2000 também não funcionou (ainda).