Wesley Rosa escreveu:Eu obtive essa linha de comando "vblank_mode=0 PRIMUS_SYNC=0 primusrun steam" melhorou um pouco o desempenho, mas o que ele faz? O que é Primusrun?
Ao executar um aplicativo pelo terminal usando 'primusrun' antes do comando do aplicativo, você avisa o sistema que quer utilizar a gpu dedicada ao invés da integrada a cpu. Você estará dizendo que quer usar seu chip nvidia para ajudar o processador a lidar com a renderização.
Nesta linha que você disse que usou, acredito que você desabilitou o vsync na sua gpu, que é um método de sincronização com a taxa de atualização da imagem do seu monitor. Então, se o seu monitor tem uma taxa de atualização de, digamos, 60Hz então o driver da sua placa de vídeo vai sincronizar exibição de frames com a taxa de atualização do monitor, resultando em um valor máximo de 60 frames por segundo. Isso não é necessariamente algo ruim, Essa sincronia torna a animação mais fluida, sem cortes ou outras distorções na imagem exibida causada pela diferença entre a taxa de atualização do monitor e a renderização de quadros por segundo. Tecnicamente 60 quadros por segundo é mais do que o suficiente para a nosso cérebro considerar fluída as animações no monitor/televisão. Então não existe muita razão em buscar mais que isso, visualmente falando, a não ser que você esteja fazendo benchmark para testar uma nova configuração de overclock, por exemplo. Mas acho que este não é o seu caso.
Em outras palavras, "vblank_mode" é se o vsync está ativado ou não. Como está definido com valor zero, provavelmente a opção está desativada. Primus_sync deve ser a mesma coisa só que para o primusrun.
OBS: além do primusrun, você tem o comando optirun que faz quase a mesma coisa, mas oferece mais compatibilidade, aparentemente, com aplicações 32-bit mais antigas(posso estar errado quanto a isso. Faz tempo que li algo assim na internet). O primusrun é uma melhoria do optirun... uma versão revisada mais recente, parece, que reduz o overhead do driver da nvidia no linux. Diminui a complexidade interna na parte do software que lida com a renderização das imagens e, consequentemente, acaba tendo um melhor desempenho e compatibilidade com aplicativos executados através do wine ou sem ele.
Uma breve explicação em ingles com comparação de desempenho