Cinnamon travando  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Cinnamon travando

Mensagempor manoel_el_rassi » 29 Jan 2017, 00:34  •  MS 1

Boa noite...

Havia instalado o Manjaro com XFCE, porém, devido a problemas de configuração de som, e por não ser muito chegado ao XFCE, reinstalei o sistema, agora com o Cinnamon como interface gráfica. Tem me acontecido um problema que já havia ocorrido com o XFCE, então acredito que não seja um problema únicamente do Cinnamon, e também não é um problema no meu notebook pq qndo utilizava o Ubuntu ou qualquer derivado do Debian, não ocorria. Qndo fecho a tampa do notebook e abro novamente, após sair da tela de bloqueio, aparece alguns erros gráficos, como por exemplo, os textos desaparecem, as janelas ficam escuras e o sistema só volta ao normal após encerrar a sessão e inicar outra novamente. Algumas vezes aparece uma mensagem que o cinnamon travou e precisa ser reiniciado, porém, mesmo aceitando o reinicio, o problema persiste. O que posso fazer? Tem algum plugin que deixei de instalar? quando rodo o comando de atualizar sistema, não me consta nenhuma atualização faltante. Outro problema é que no Firefox, não consigo rodar vídeos de sites, principalmente qndo se trata de transmissões ao vivo, só consigo roda-las no Chrome. Qndo usava o Ubuntu, utilizava o restricted-extras para instalação de codecs de audio e video. Qual é o comando similar para o Manjaro? Acredito ser algum codec não instalado o responsável pela não exibição de vídeos pelo Firefox. Grato pela atenção.
Avatar do usuário
manoel_el_rassi
Novato

 
Mensagens: 6
Registro: 25 Jan 2017, 06:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Cinnamon travando

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Jan 2017, 12:03  •  MS 2

Qual sua placa de vídeo?
Em qualquer que seja o caso, suspeito que você não esteja usando os drivers proprietários da sua placa de vídeo, abre o programa mhwd e verifique quais são os drivers instalados atualmente, no meu caso está assim:
Imagem
Para abrir a ferramenta gráfica do mhwd no Manjaro KDE eu executei no terminal o comando:
Código: Selecionar todos
kcmshell5 msm_mhwd

Mas é possível abrir essa ferramenta buscando por mhwd no menu de aplicativos.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinnamon travando

Mensagempor manoel_el_rassi » 29 Jan 2017, 12:52  •  MS 3

Boa tarde,

Como faço pra saber qual é minha placa de vídeo? Com o comando lspci | grep VGA, aparece que é uma Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller. No gestor de drivers consta o seguinte:

Captura de tela de 2017-01-29 13-46-45.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
manoel_el_rassi
Novato

 
Mensagens: 6
Registro: 25 Jan 2017, 06:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Cinnamon travando

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Jan 2017, 13:05  •  MS 4

Aparentemente você possui uma placa onboard da Intel e já está usando o driver proprietário dela.
Um detalhe estranho é que sua placa é uma geração mais nova que a minha da Intel, a sua é da quarta geração, a minha da terceira, e eu não tenho nenhum dos problemas pelos quais você está passando.
Não sei o que pode estar causando seu problema, ele acontecia no Manjaro Xfce também?

Com relação aos vídeos sendo executados no Firefox, veja se você já possui o pacote flashplugin instalado, execute o comando:
Código: Selecionar todos
$ pacman -Ss flashplugin | grep -i instalado
extra/flashplugin 24.0.0.194-1 [instalado]

E veja se vai retornar algo parecido com isso.
O navegador Chrome instalado pelo AUR já possui o plugin flash embutido instalado por padrão.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 29 Jan 2017, 13:06, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinnamon travando

Mensagempor manoel_el_rassi » 29 Jan 2017, 13:33  •  MS 5

Nunca tive boas experiencias com o XFCE, desde qndo utilizava Ubuntu... E com o Manjaro não foi diferente... Qndo instalei o Manjaro XFCE, além dos problema gráfico relatado, estava com um problema com relação ao som, quando conectado à TV via HDMI. Cheguei a instalar outras interfaces graficas ao lado, mas virou uma lambança total. Resolvi fazer a instalação limpa do Manjaro com Cinnamon, porem o problema gráfico continua. É só fechar a tampa do notebook e ao ligar o mesmo novamente, as fontes desaparecem, os menus ficam transparentes. E só encerrando a sessão e iniciando novamente para ficar tudo ao normal.
Avatar do usuário
manoel_el_rassi
Novato

 
Mensagens: 6
Registro: 25 Jan 2017, 06:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Cinnamon travando  [Resolvido]

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Jan 2017, 13:58  •  MS 6

Você pode tentar as soluções para problemas comuns do driver da intel: https://wiki.archlinux.org/index.html/in ... leshooting

Eu tentaria isso: https://wiki.archlinux.org/index.html/in ... SNA_issues
e se não funcionasse, isso: https://wiki.archlinux.org/index.html/in ... Fresume.29

Para o primeiro caso, faça as alterações no arquivo: /etc/X11/xorg.conf.d/90-mhwd.conf, no trecho contendo essas informações:
Código: Selecionar todos
Section "Device"
        Identifier  "Device0"
        Driver      "intel"
        BusID       "PCI:0:2:0"
        Option      "AccelMethod" "sna"
        Option      "DRI3"    "1"
        Option      "DRI"     "3"
EndSection


O arquivo vai ficar assim:
Código: Selecionar todos
Section "Device"
        Identifier  "Device0"
        Driver      "intel"
        BusID       "PCI:0:2:0"
        Option      "AccelMethod" "uxa"
        Option      "DRI3"    "1"
        Option      "DRI"     "3"
EndSection


No segundo caso, edite o arquivo /etc/environment e adicione na última linha desse arquivo o código a seguir:
Código: Selecionar todos
COGL_ATLAS_DEFAULT_BLIT_MODE=framebuffer


No primeiro caso você está alterando o método de aceleração do driver da Intel, de sna para uxa, no segundo caso você vai tentar resolver problemas gráficos nas fontes e na tela.

Não sei se esses métodos vão resolver seu problema, mas eu tentaria esses procedimentos.

Não se esqueça de fazer o backup dos seus arquivos antes de começar esses procedimentos, pois você pode perder o boot do Manjaro após aplicar essas alterações.

@edit
Depois de aplicar cada uma das alterações, reinicie o sistema.
É possível verificar o método de aceleração em atividade executando o comando:
Código: Selecionar todos
$ cat /var/log/Xorg.* | grep -i AccelMethod

No meu caso retornou:
Código: Selecionar todos
[     5.064] (**) intel(0): Option "AccelMethod" "sna"
[     5.219] (**) intel(0): Option "AccelMethod" "sna"
[  5921.863] (**) intel(0): Option "AccelMethod" "sna"
[ 13223.370] (**) intel(0): Option "AccelMethod" "sna"
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 29 Jan 2017, 14:04, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
manoel_el_rassi (29 Jan 2017, 14:39)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cinnamon travando

Mensagempor manoel_el_rassi » 29 Jan 2017, 14:38  •  MS 7

Fiz o primeiro procedimento e por enquanto, apresentou resultado positivo. Testei 3 vezes e não apresentou problema algum no retorno da suspensão da sessão. Obrigado. Caso o problema ocorra novamente, volto a escrever.
Avatar do usuário
manoel_el_rassi
Novato

 
Mensagens: 6
Registro: 25 Jan 2017, 06:08
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin
Versão: 16.10
Ambiente: Cinnamon
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Cinnamon travando

Mensagempor chmercesmoreira » 29 Jan 2017, 14:50  •  MS 8

manoel_el_rassi escreveu:Fiz o primeiro procedimento e por enquanto, apresentou resultado positivo. Testei 3 vezes e não apresentou problema algum no retorno da suspensão da sessão. Obrigado. Caso o problema ocorra novamente, volto a escrever.


Legal cara, qualquer coisa reporta ai. :D
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Manjaro lento e travando ao copiar arquivos grandes.

por brunoalvesgb » 06 Abr 2020, 12:42

Respostas: 1

Exibições: 343

07 Abr 2020, 18:49

por overlock Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

^ Voltar ao Topo