No Manjaro, para configurar o compartilhamento devemos adicionar o serviço do samba para iniciar junto com o sistema e configurar o smb.conf, que fica na pasta /etc/samba
Além disso devemos ativar o grupo "sambashare" e o ativar para podermos usar o compartilhamento via Thunar. No grupo sambashare, deve adicionar o usuário que vai trabalhar com compartilhamento.
Para isto devemos configurar da seguinte maneira:
Configurando "sambashare" e adicionando o usuário ao grupo:
- Código: Selecionar todos
sudo mkdir -p /var/lib/samba/usershare
sudo groupadd -r sambashare
sudo chown root:sambashare /var/lib/samba/usershare
sudo chmod 1770 /var/lib/samba/usershare
sudo gpasswd sambashare -a $USER
Adicionando serviços para a inicialização:
Serviço nmbd:
sudo systemctl enable nmbd.service
sudo systemctl start nmbd.service
systemctl status nmbd.service
Serviço smbd:
sudo systemctl enable smbd.service
sudo systemctl start smbd.service
systemctl status smbd.service
Adicionando o usuário ao grupo:
sudo gpasswd sambashare -a $USER
No arquivo /etc/samba/smb.conf, deve adicionar, junto com outras configurações em [ GLOBAL ] os parâmetros:
usershare path = /var/lib/samba/usershare
usershare max shares = 100
usershare allow guests = yes
usershare owner only = false
Eu peguei o arquivo "smb.conf" que eu usava no Ubuntu e customizei para que funcione no Manjaro já com as opções necessárias adicionadas e postei em meu pastebin.
Quem quiser usar, basta abrir o arquivo "/etc/samba/smb.conf" com seu editor de textos favorito, como super usuário, copiar a configuração do pastebin e colar no arquivo. Se já tiver algum conteúdo lá, apague tudo para colar a configuração do pastebin:
http://pastebin.com/raw/CzyAJ6YU
Também devemos adicionar um usuário ao SAMBA, para que possamos nos logar no compartilhamento. para isto, basta usar o comando:
sudo smbpasswd -a $USER
Se quiser remover o usuário, basta trocar o parâmetro "-a" por "-x"
E finalmente o suporte ao compartilhamento no XFCE, deve instalar o pacote "thunar-shares-plugin-manjaro":
sudo pacman -S thunar-shares-plugin-manjaro
Após toda a configuração, deve reiniciar o sistema
Após reiniciar o sistema, já pode escolher qualquer pasta para compartilhar, clicar com o botão direito, propriedades. Aba "Compartilhar":
Veja, que após configurar, fui em "Navegar na rede", cliquei em Workgroup, o nome de meu computador e selecionei a pasta compartilhada:
Após o Login, a pasta surge:
Também podemos usar o protocolo a nosso favor, como um acesso via endereçamento, "smb://hostname" ou "smb://IP":
Bem, é isso pessoal...
Até a próxima.