Central de programas para Manjaro?

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Mezaki » 09 Abr 2017, 01:20  •  MS 1

Ola! Pessoal, estava vendo uns vídeos do Diolinux e ele estava falando a respeito do Manjaro e ele disse que o que faz mais falta do Manjaro é que falta uma central de programas do Manjaro. Sinceramente eu concordo, o octopi e o pamac não são as maneiras mais interativas de instalar programas. To aprendendo Python (sou iniciante ainda) e não sei o que vocês acham de desenvolver uma central de programas para o Manjaro. Estou aprendendo e seria uma boa para treinar e praticar, poderia fazer até um fork e modificar com os programas do Manjaro e inteirar com o AUR. Quem tiver uma ideia de como faríamos isso tamos ai, o acho que seria uma boa e ajudaria a distro a ser mais fácil?
att.

Mezaki Massaru Hagio

:D "O caráter e a virtude, são as melhores formas de apresentação de uma pessoa. (Paulo Roberto C. Horta)" :D

Imagem

Esta mensagem de Mezaki foi agradecido - 3
Holmes (09 Abr 2017, 17:10) • Momotaros (01 Ago 2017, 13:07) • tioguda (10 Abr 2017, 12:45)
Mezaki
Aprendiz

Registro: 24 Mai 2016, 09:18
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.10.3 Fringilla
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 09 Abr 2017, 22:34  •  MS 2

Sem dúvida ajudaria bastante. Porém, eu considero um projeto ambicioso. Tem que manter o programa atualizado, rodar em todas DE's.
Como seria a listagem dos programas disponíveis? Ee leria os repositórios? Teria que incluir manual? Como seria a descrição dos itens, de onde buscaria?
Eu acho formidável, com certeza atrairia mais iniciantes para distro, pois ela já tem suas facilidades e isso facilitaria ainda mais. Tens meu apoio, só é preciso um projeto consistente e eficiente, com certeza se chegares com essa ideia no fórum internacional com um projeto bom a galera vai curtir e encaixar nas ISOs, da mesma forma que foi o Manjaro Hello.
Abraço.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Versão: 17.1

Mensagempor slblxs » 10 Abr 2017, 10:41  •  MS 3

Desculpem discordo dessa ideia, mas chamo a atenção que é opinião pessoal. Sou um pouco contra porque acho que cada distribuição tem que ter algo que as distinga, por exemplo o Opensuse tem o famoso Yast, o Ubuntu a central de programas, Manjaro Pamac e o jeito Arch "á unha". Não interpretem como uma critica, mas como mencionei cada distribuição tem que mostrar algo em que seja diferente e acho que são essas diferenças que fazem uma distribuição.
slblxs
Membro

Registro: 27 Jan 2014, 14:32
Agradeceu: 3 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro OpenRC
Versão: Unstable
Ambiente: Xfce/Mate
Repositório: Unstable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor tioguda » 10 Abr 2017, 12:45  •  MS 4

Eu acho que o Pamac já está meio que indo para esse lado, com a última grande mudança, os usuários não podem falar que é complicado instalar programas através dele, pois agora ele faz as instalações da AUR nativamente.
Você poderia ajudar a adicionar algumas melhorias nele.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 10 Abr 2017, 15:26  •  MS 5

slblxs escreveu:Desculpem discordo dessa ideia, mas chamo a atenção que é opinião pessoal. Sou um pouco contra porque acho que cada distribuição tem que ter algo que as distinga, por exemplo o Opensuse tem o famoso Yast, o Ubuntu a central de programas, Manjaro Pamac e o jeito Arch "á unha". Não interpretem como uma critica, mas como mencionei cada distribuição tem que mostrar algo em que seja diferente e acho que são essas diferenças que fazem uma distribuição.

Em partes eu concordo com você, da identidade de cada distro. Mas uma ferramenta facilitadora não removerá a possibilidade de fazer tudo na unha. Tenho ubuntu em uma das minhas máquinas e faço tudo nele pelo terminal. Respeito sua opinião, porém, na minha opinião o destaque do Manjaro é a estabilidade, se contando que é um "filho do arch", e algumas ferramentas facilitadoras, como o MSM e o MHWD. Creio que uma central de programas casaria bem com essas ferramentas. Mas claro, é minha opinião também.
Abraço

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 10 Abr 2017, 15:27  •  MS 6

tioguda escreveu:Eu acho que o Pamac já está meio que indo para esse lado, com a última grande mudança, os usuários não podem falar que é complicado instalar programas através dele, pois agora ele faz as instalações da AUR nativamente.

Realmente, o pamac está ótimo, porém, para quem for extremamente leigo, sente falta de uma central que mostre só o pacote principal, com descrição, foto, comentários, como era a antiga central do ubuntu por exemplo. Minha opinião, enfim.
Abraço

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Mensagempor tioguda » 10 Abr 2017, 17:42  •  MS 7

Jean Michel Kowalski escreveu:
tioguda escreveu:Eu acho que o Pamac já está meio que indo para esse lado, com a última grande mudança, os usuários não podem falar que é complicado instalar programas através dele, pois agora ele faz as instalações da AUR nativamente.

Realmente, o pamac está ótimo, porém, para quem for extremamente leigo, sente falta de uma central que mostre só o pacote principal, com descrição, foto, comentários, como era a antiga central do ubuntu por exemplo. Minha opinião, enfim.
Abraço

Entendo seu ponto de vista.
Mas usuário leigo não perde tempo lendo comentários (eles não gostam de ler), eles sempre preferem pedir ajuda em vez de ler algo (mesmo que no google a resposta esteja no primeiro link da busca).
E o Pamac só falta ter foto e os comentários (e o bendito botão "Instalar"), por isso falei que o nosso amigo poderia ajudar a adicionar algumas melhorias nele.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 11 Abr 2017, 08:29  •  MS 8

tioguda escreveu:Entendo seu ponto de vista.
Mas usuário leigo não perde tempo lendo comentários (eles não gostam de ler), eles sempre preferem pedir ajuda em vez de ler algo (mesmo que no google a resposta esteja no primeiro link da busca).
E o Pamac só falta ter foto e os comentários (e o bendito botão "Instalar"), por isso falei que o nosso amigo poderia ajudar a adicionar algumas melhorias nele.

Entendi. Realmente, seria uma melhoria boa.
Sobre os iniciantes até concordo, mas não é regra, tem gente que só quer facilidade pra se virar com as próprias pernas mas morre de medo do terminal kkk.
Mas na minha opinião o que mais confunde no pamac é que você pesquisa um "programa" ele mostra os pacotes dele, por mais que se você selecionar o principal ele já puxar as dependências, pode confundir quem não conhece muito.

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Mensagempor tioguda » 11 Abr 2017, 15:33  •  MS 9

Jean Michel Kowalski escreveu:
tioguda escreveu:Entendo seu ponto de vista.

Entendi. Realmente, seria uma melhoria boa.
Sobre os iniciantes até concordo, mas não é regra, tem gente que só quer facilidade pra se virar com as próprias pernas mas morre de medo do terminal kkk.

Claramente eu não quis falar que são todos, e o Pamac só mostra a compilação e não precisa mais da interação do usuário, se o usuário se assustar com isso, nem sei porque está usando Linux
Jean Michel Kowalski escreveu:Mas na minha opinião o que mais confunde no pamac é que você pesquisa um "programa" ele mostra os pacotes dele, por mais que se você selecionar o principal ele já puxar as dependências, pode confundir quem não conhece muito.

Eu penso que também não pode "dificultar" para os intermadiários só pra facilitar para os novatos, um pouco de leitura só fortalece o conhecimento.
tioguda
Avançado

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 11 Abr 2017, 17:43  •  MS 10

Entendo perfeitamente seu ponto de vista.
Infelizmente tem gente que usa linux e quer tudo na mão. Mas faz parte, vejamos como a história se desenrola, abraço :D

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador