Resolução de Vídeo

Assuntos relacionados com áudio e vídeo.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Resolução de Vídeo

Mensagempor Harmless » 22 Abr 2017, 19:41  •  MS 1

Olá pessoal, instalei o Manjaro recentemente e estou tendo problemas conforme citado pelo título, a seguir irei explicar:
Ao instalar o driver proprietário da NVIDIA a resolução máxima disponível é 640x480, com o driver open source é 1024x768, e a minha resolução ideal/máxima do monitor é 1600x900.
Realizei os passos do link a seguir com ambos drivers: https://casadopinduvoz.wordpress.com/20 ... -no-linux/
Com o driver opensource eu tive êxito, porém como uso o Linux para jogos, em especial o CS:GO o driver opensource não me é útil já que ocorre queda de FPS.

Com o driver proprietário da NVIDIA eu tenho o seguinte erro no passo 3 que é o 'xrandr --addmode':
Código: Selecionar todos
X Error of failed request:  BadMatch (invalid parameter attributes)
  Major opcode of failed request:  140 (RANDR)
  Minor opcode of failed request:  18 (RRAddOutputMode)
  Serial number of failed request:  37
  Current serial number in output stream:  38


Eu havia tentado retornar ao driver opensource após já ter instalado o proprietário, porém fui obrigado a formatar pois assim que desinstalei o driver proprietário o sistema passou a não iniciar. Atualmente estou utilizando o driver opensource com a minha resolução ideal (1600x900) porém eu necessito ter essa resolução disponível no driver proprietário para ter um melhor desempenho nos jogos.

Vi que um outro usuário teve um problema idêntico ao meu no seguinte tópico -t4704.html. Com base nisso, a seguir darei algumas especificações da máquina e informações que foram solicitadas pelo @chmercesmoreira a esse usuário para facilitar o suporte:


OBSERVAÇÃO: Os comandos a seguir foram digitados na versão LiveUSB do Manjaro 17.0.1 Gellivara com drivers nonfree já que como dito acima, atualmente uso o driver opensource no meu Manjaro instalado e consegui forçar a minha resolução ideal e optei por ainda não instalar o driver proprietário pois não tenho uma solução para forçar a resolução no driver proprietário já que o método que utilizei não funcionou.

xrandr
Código: Selecionar todos
Screen 0: minimum 8 x 8, current 640 x 480, maximum 16384 x 16384
DVI-I-0 connected primary 640x480+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x 0mm
   640x480       59.94*+
   320x240       60.05 
DVI-I-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI-0 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
DVI-D-0 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)


mhwd -l
Código: Selecionar todos
> 0000:01:00.0 (0300:10de:1381) Display controller nVidia Corporation:
--------------------------------------------------------------------------------
                  NAME               VERSION          FREEDRIVER           TYPE
--------------------------------------------------------------------------------
          video-nvidia            2017.03.12               false            PCI
    video-nvidia-340xx            2017.03.12               false            PCI
         video-nouveau            2017.03.12                true            PCI
            video-vesa            2017.03.12                true            PCI


mhwd -li
Código: Selecionar todos
> Installed PCI configs:
--------------------------------------------------------------------------------
                  NAME               VERSION          FREEDRIVER           TYPE
--------------------------------------------------------------------------------
          video-nvidia            2017.03.12               false            PCI
 
 
Warning: No installed USB configs!


inxi -G
Código: Selecionar todos
Graphics:  Card: NVIDIA GM107 [GeForce GTX 750]
           Display Server: X.Org 1.19.3 driver: nvidia
           Resolution: [email protected]
           GLX Renderer: GeForce GTX 750/PCIe/SSE2
           GLX Version: 4.5.0 NVIDIA 375.39


Estarei apto a repassar quaisquer outras informações, agradeço desde já.
Avatar do usuário
Harmless
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 22 Abr 2017, 17:47
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.1 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Resolução de Vídeo

Mensagempor tioguda » 22 Abr 2017, 22:38  •  MS 2

Acredito que conseguirá resolver seu problema da resolução com esse tutorial.
https://manjariando.wordpress.com/2017/ ... eu-monitor
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
Avatar do usuário
tioguda
Avançado

 
Mensagens: 311
Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Localização: Paraná
Agradeceu: 20 vez(es)
Agradecido: 82 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Resolução de Vídeo

Mensagempor Harmless » 23 Abr 2017, 00:48  •  MS 3

tioguda escreveu:Acredito que conseguirá resolver seu problema da resolução com esse tutorial.
https://manjariando.wordpress.com/2017/ ... eu-monitor

Foi exatamente isso que eu fiz, só que eu segui o tutorial do link a seguir que é um tanto quanto mais completo e auto-explicativo: https://casadopinduvoz.wordpress.com/20 ... -no-linux/
Avatar do usuário
Harmless
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 22 Abr 2017, 17:47
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.1 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Re: Resolução de Vídeo

Mensagempor tioguda » 23 Abr 2017, 00:57  •  MS 4

Verdade, é praticamente igual.
Aqui não funciona o final desse modo, se adicionar os 3 comandos em profile não adianta.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
Avatar do usuário
tioguda
Avançado

 
Mensagens: 311
Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Localização: Paraná
Agradeceu: 20 vez(es)
Agradecido: 82 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Re: Resolução de Vídeo

Mensagempor Harmless » 23 Abr 2017, 03:32  •  MS 5

tioguda escreveu:Verdade, é praticamente igual.
Aqui não funciona o final desse modo, se adicionar os 3 comandos em profile não adianta.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Aqui também não funcionou, porém eu tinha colocado no arquivo .profile, no link que você mandou diz pra por no .xprofile, eu ainda não testei, mas de qualquer forma sempre que entro digito no console xrandr -s 1600x900 e vai de boa. Eu acredito que a ideia de por no profile talvez seja pra salvar a resolução e não ter que refazer o processo (não tenho certeza). De qualquer jeito eu só tive êxito no driver opensource que por sinal da muitos problemas nos jogos, como queda de fps, travadas, crashes, entre outros :/
Avatar do usuário
Harmless
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 22 Abr 2017, 17:47
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.1 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Re: Resolução de Vídeo

Mensagempor tioguda » 23 Abr 2017, 13:36  •  MS 6

Harmless escreveu:
tioguda escreveu:Verdade, é praticamente igual.
Aqui não funciona o final desse modo, se adicionar os 3 comandos em profile não adianta.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Aqui também não funcionou, porém eu tinha colocado no arquivo .profile, no link que você mandou diz pra por no .xprofile, eu ainda não testei, mas de qualquer forma sempre que entro digito no console xrandr -s 1600x900 e vai de boa. Eu acredito que a ideia de por no profile talvez seja pra salvar a resolução e não ter que refazer o processo (não tenho certeza). De qualquer jeito eu só tive êxito no driver opensource que por sinal da muitos problemas nos jogos, como queda de fps, travadas, crashes, entre outros :/

Exato, você colocar os comandos em xprofile é para salvar e manter a resolução escolhida após uma reinicialização, aqui comigo não funcionou colocando em profile.

Para salvar a resolução no Manjaro Deepin é diferente um pouco, em algumas versões anteriores tinha que salvar as resoluções em outro local (tem um tutorial lá no blog), ainda não testei as versões mais recentes para ver se foi corrigido isso.
Editado pela última vez por tioguda em 23 Abr 2017, 13:41, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar informações
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
Avatar do usuário
tioguda
Avançado

 
Mensagens: 311
Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Localização: Paraná
Agradeceu: 20 vez(es)
Agradecido: 82 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Resolução de Vídeo

Mensagempor chmercesmoreira » 23 Abr 2017, 18:12  •  MS 7

Essa pessoa passou por um problema parecidíssimo com o seu: https://ubuntuforums.org/archive/index. ... 38745.html

Como seu monitor está conectado? Via cabo VGA, DVI ou HDMI? O pessoal falou ali que a conexão via VGA não consegue reconhecer a resolução correta.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Resolução de Vídeo

Mensagempor Harmless » 24 Abr 2017, 04:26  •  MS 8

chmercesmoreira escreveu:Essa pessoa passou por um problema parecidíssimo com o seu: https://ubuntuforums.org/archive/index. ... 38745.html

Como seu monitor está conectado? Via cabo VGA, DVI ou HDMI? O pessoal falou ali que a conexão via VGA não consegue reconhecer a resolução correta.

Meu monitor está conectado por DVI. O que eu não compreendo é que o driver open source eu consigo alterar a resolução forçando, já com o proprietário não. No xrandr com o driver open source consta como 'Connected Primary DVI-I-1', porém com o driver proprietário aparece 'Connected Primary DVI-I-0', não sei se essa informação tem alguma utilidade.
Avatar do usuário
Harmless
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 22 Abr 2017, 17:47
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.1 Gellivara
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Voltar para Áudio e Vídeo



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo