Reconhecimento do touchpad  [Resolvido]

Assuntos relacionados a utilização do OpenRC (uma alternativa ao systemd).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Reconhecimento do touchpad  [Resolvido]

Mensagempor José da Silva Sauro » 29 Abr 2017, 11:36  •  MS 1

Galera, agora estou com o Manjaro como distro única no note. :D

Obs: uso aqui um notebook da Samsung com tudo onboard da Intel, o processador é um i3 e 4 gb de ram.

Sempre quis entender as críticas ao pulse-audio e ao systemd (embora esteja longe de ter o conhecimento para isso). Por isso, resolvi instalar o Manjaro OpenRC 17.0, afinal, nada melhor que usar no dia-a-dia para tentar entender as diferenças.

Enfim, vamos lá. Ao instalar a versão OpenRC tive dois problemas: a primeira tentativa de instalação deu errado. Mudei a bios para legacy e tudo ok. O segundo problema, não consegui resolver. O sistema não reconhece totalmente meu touchpad. Só consigo mover e usar os dois botões. A função de clicar, direto pelo touchpad, não funciona.

Para tentar resolver a questão, pesquisei e tentei com dois pacotes, o synaptics e o input-libinput. Ainda assim, não obtive êxito. Tentei, então, ir nas configurações e mexer no reconhecimento do mouse e do touchpad. O terceiro problema apareceu ai, depois que fechei a janela das configurações, tanto o mouse como o touchpad simplesmente pararam de funcionar! E eu não alterei nada nas configurações! Reiniciei o note e, para minha surpresa, tanto o mouse quando o touch simplesmente não voltaram a funcionar.

Ainda não mudei o sistema, pois um mouse usb tá quebrando o galho aqui. Por fim, caso não consiga resolver essa questão, terei de migrar de distro. Afinal, qual a função de um notebook sem o touchpad? O resto do meu hardware foi reconhecido sem problemas.

Valeu!

== Editado em 29 Abr 2017, 12:26 ==

Acabei de achar uma dica na Wiki. Vou tentar aqui e mais tarde retorno se funcionou.

https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... _scrolling

== Editado em 01 Mai 2017, 12:34 ==

Resolvi chegar a integridade da .iso só por precaução. Nada de errado. Como não havia conseguido resolver o problema. Tentei a dica da Wiki do Manjaro e, também, reinstalar o sistema e ver no que dava.

Reinstalado o sistema e feita a dica da Wiki, tudo certo.

Agora, não me perguntem o que rolou! Porque, na primeira instalação, não tinha ocorrido nada de errado, além desse erro bizarro, de travar o mouse e o touchpad ao entrar nas configurações (em modo gráfico) de ambos. :?

Em síntese, gostei muito dessa versão. Embora seja noob no sistema, achei a velocidade do boot normal, nada muito pior que som o systemd. Percebi um bom ganho de volume, em relação as distros que havia usado anteriormente (a única desvantagem é a troca de periféricos, que com o Pulse é mais rápido. Tirando isso, só vi vantagens no Alsa "puro"). Enfim, vamos ver no que dá. Se não me adaptar vou para o Manjaro "tradicional". Admito, depois que conheci o Pacman, não consigo largar mais. :D

Como migrei para a distro, vou ver se apareço aqui, de vez em quando, pra tentar ajudar na medida do possível.
Editado pela última vez por José da Silva Sauro em 01 Mai 2017, 12:35, em um total de 3 vezes.
Razão: texto
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

Voltar para OpenRC



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo