KDE não inicia: platform wdat_wdt: failed to claim resource

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Rômmulo Pëixoto » 25 Mai 2017, 12:31  •  MS 1

Olá amigos!

Após anos na base Ubuntu, instalei anteontem o Manjaro 17.0.1 Gellivara KDE no meu notebook LG A560 T-BG77P1 (core i7-3630QM, Intel Corporation HM77 Express Chipset LPC Controller (rev 04), 8GB RAM, SSD 120GB V300 series, placa NVidia GeForce GT640M.

Usando o driver de vídeo nouveau, apenas a placa interna do i7 estava ativa, e o Cairo-Dock que instalei acusava que o OpenGL estava indisponível (ou não instalado, não me recordo).

Então abri o gerenciador de drivers, instalei o driver proprietário nVidia v340 e desativei (ou desinstalei?) o nouveau.

Reiniciei o sistema, mas o gerenciador nVidia acusou driver ausente (ou mal instalado - não me recordo)

Também surgiu esse erro:
"O bloqueio de tela está com problemas e não é possível desbloquear.
Para permitir o desbloqueio, mude para um terminal virtual (por ex. Ctrl+Alt+F2),
faça a autenticação e execute o comando:
loginctl unlock-sessions
Depois disso, retorne para a sessão em execução (Ctrl+Alt+F1)"

Fiz isso e deu certo.

Ontem procedi à atualização total do sistema (448 arquivos) e encerrei o dia desligando o note.

Ao ligar meu note hoje, tomei um baque! Nada inicia de interface gráfica. A tela pára nesse erro, que pesquisei aqui no Forum, mas nada encontrei a respeito:

[ 0.977251] platform wdat_wdt: failded to claim resource 4
[ 0.977257] ACPI: watchdog: Failed do create platform device
starting version 232

No Google vi alguma referência ao kernel 4.9, mas não mexi nada no meu kernel. Simplesmente instalei o Manjaro KDE 17.0.1 e fiz os procedimentos acima.

Toda ajuda será muito bem-vinda, pois é meu primeiro contato com a base Arch, e a atualização consumiu mais de 1 GB de minha suada franquia 3G... (moro em zona rural, onde inexiste banda larga fixa).

Obs.: ,mantenho intacto o pendrive que usei para instalar esse sistema no meu note. Foi com ele que dei boot para acessar este Forum e reportar o problema.

Abraços.
Editado pela última vez por Rômmulo Pëixoto em 25 Mai 2017, 12:34, em um total de 1 vez.
Razão: erro de digitação de uma mensagem de erro.
Rômmulo Pëixoto
Novato

Registro: 25 Mai 2017, 10:07
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Gellivara
Versão: 17.0.1
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Rolling Release
Habilidade: Novice

Mensagempor Dante » 25 Mai 2017, 22:21  •  MS 2

Tenta instalar o kernel 4.4 então, era o recomendado antes desse.

== Editado em 25 Mai 2017, 22:27 ==

Acho que se você chegar nessa tela de erro e apertar Ctrl+Alt+F1(ou F2), você consegue logar no sistema e instalar o kernel novo assim:
Código: Selecionar todos
sudo mhwd-kernel -i linux44
Editado pela última vez por Dante em 25 Mai 2017, 22:27, em um total de 1 vez.
Razão: Novas informações
Dante
Aprendiz

Registro: 12 Dez 2014, 22:27
Agradeceu: 12 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.10
Ambiente: KDE
Repositório: Stable

Mensagempor edsonneto » 26 Mai 2017, 18:18  •  MS 3

Eu instalei o Manjaro aqui na VirtualBox pra ver como o sistema funcionava. Fiquei muito feliz no primeiro momento, aí atualizei pra ver como ele seria "na realidade". Encontrei exatamente esses mesmos erros. Na hora do problema com a tela de bloqueio, eu simplesmente desliguei a máquina virtual por pura preguiça de consertar um erro naquele momento. Quando liguei a Máquina Virtual de novo, voalá! Tela preta. Realizei o procedimento que o sistema recomendou, e que eu havia ignorado, mas não deu em nada.

Aí... bem... acho que desisti do sistema mesmo. Eu realmente não quero um sistema que quebra na primeira atualização que faço :/

Rômmulo Pëixoto escreveu:Olá amigos!

Após anos na base Ubuntu, instalei anteontem o Manjaro 17.0.1 Gellivara KDE no meu notebook LG A560 T-BG77P1 (core i7-3630QM, Intel Corporation HM77 Express Chipset LPC Controller (rev 04), 8GB RAM, SSD 120GB V300 series, placa NVidia GeForce GT640M.

Usando o driver de vídeo nouveau, apenas a placa interna do i7 estava ativa, e o Cairo-Dock que instalei acusava que o OpenGL estava indisponível (ou não instalado, não me recordo).

Então abri o gerenciador de drivers, instalei o driver proprietário nVidia v340 e desativei (ou desinstalei?) o nouveau.

Reiniciei o sistema, mas o gerenciador nVidia acusou driver ausente (ou mal instalado - não me recordo)

Também surgiu esse erro:
"O bloqueio de tela está com problemas e não é possível desbloquear.
Para permitir o desbloqueio, mude para um terminal virtual (por ex. Ctrl+Alt+F2),
faça a autenticação e execute o comando:
loginctl unlock-sessions
Depois disso, retorne para a sessão em execução (Ctrl+Alt+F1)"

Fiz isso e deu certo.

Ontem procedi à atualização total do sistema (448 arquivos) e encerrei o dia desligando o note.

Ao ligar meu note hoje, tomei um baque! Nada inicia de interface gráfica. A tela pára nesse erro, que pesquisei aqui no Forum, mas nada encontrei a respeito:

[ 0.977251] platform wdat_wdt: failded to claim resource 4
[ 0.977257] ACPI: watchdog: Failed do create platform device
starting version 232

No Google vi alguma referência ao kernel 4.9, mas não mexi nada no meu kernel. Simplesmente instalei o Manjaro KDE 17.0.1 e fiz os procedimentos acima.

Toda ajuda será muito bem-vinda, pois é meu primeiro contato com a base Arch, e a atualização consumiu mais de 1 GB de minha suada franquia 3G... (moro em zona rural, onde inexiste banda larga fixa).

Obs.: ,mantenho intacto o pendrive que usei para instalar esse sistema no meu note. Foi com ele que dei boot para acessar este Forum e reportar o problema.

Abraços.
edsonneto
Novato

Registro: 26 Mai 2017, 07:36
Agradeceu: 2 vez(es)
Distro utilizada: ElementaryOS/Manjaro
Versão: 0.4/17.0.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagempor Rômmulo Pëixoto » 03 Jul 2017, 18:04  •  MS 4

Dante escreveu:Tenta instalar o kernel 4.4 então, era o recomendado antes desse.

== Editado em 25 Mai 2017, 22:27 ==

Acho que se você chegar nessa tela de erro e apertar Ctrl+Alt+F1(ou F2), você consegue logar no sistema e instalar o kernel novo assim:
Código: Selecionar todos
sudo mhwd-kernel -i linux44

Prezado Dante,

Fiz o procedimento bootando meu HD num outro note, por causa da tela de meu note estar quebrada, mas por distração deixei o sistema reiniciar por completo e aí quebrou de vez (e esse outro note é totalmente diferente do meu). Como eu precisava trabalhar, e lendo o relato do Edson Neto, pus volta o Mint 18 MATE, ao qual estou habituado.

Gosto muito do KDE Plasma e da filosofia do AUR, mas no momento existe apenas internet móvel em minha localidade, um sério problema para se usar distros rolling release por causa da franquia limitada. Então abrirei mão do AUR por uns tempos, mas vou persistir em adotar o KDE Plasma via Maui, Netrunner ou mesmo o Mint KDE.

Grato a todos!
Rômmulo Pëixoto
Novato

Registro: 25 Mai 2017, 10:07
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Gellivara
Versão: 17.0.1
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Rolling Release