Olá amigos!
Após anos na base Ubuntu, instalei anteontem o Manjaro 17.0.1 Gellivara KDE no meu notebook LG A560 T-BG77P1 (core i7-3630QM, Intel Corporation HM77 Express Chipset LPC Controller (rev 04), 8GB RAM, SSD 120GB V300 series, placa NVidia GeForce GT640M.
Usando o driver de vídeo nouveau, apenas a placa interna do i7 estava ativa, e o Cairo-Dock que instalei acusava que o OpenGL estava indisponível (ou não instalado, não me recordo).
Então abri o gerenciador de drivers, instalei o driver proprietário nVidia v340 e desativei (ou desinstalei?) o nouveau.
Reiniciei o sistema, mas o gerenciador nVidia acusou driver ausente (ou mal instalado - não me recordo)
Também surgiu esse erro:
"O bloqueio de tela está com problemas e não é possível desbloquear.
Para permitir o desbloqueio, mude para um terminal virtual (por ex. Ctrl+Alt+F2),
faça a autenticação e execute o comando:
loginctl unlock-sessions
Depois disso, retorne para a sessão em execução (Ctrl+Alt+F1)"
Fiz isso e deu certo.
Ontem procedi à atualização total do sistema (448 arquivos) e encerrei o dia desligando o note.
Ao ligar meu note hoje, tomei um baque! Nada inicia de interface gráfica. A tela pára nesse erro, que pesquisei aqui no Forum, mas nada encontrei a respeito:
[ 0.977251] platform wdat_wdt: failded to claim resource 4
[ 0.977257] ACPI: watchdog: Failed do create platform device
starting version 232
No Google vi alguma referência ao kernel 4.9, mas não mexi nada no meu kernel. Simplesmente instalei o Manjaro KDE 17.0.1 e fiz os procedimentos acima.
Toda ajuda será muito bem-vinda, pois é meu primeiro contato com a base Arch, e a atualização consumiu mais de 1 GB de minha suada franquia 3G... (moro em zona rural, onde inexiste banda larga fixa).
Obs.: ,mantenho intacto o pendrive que usei para instalar esse sistema no meu note. Foi com ele que dei boot para acessar este Forum e reportar o problema.
Abraços.