Olá ilustres,
Estamos a uns 15 anos usando GNU/Linux, porém nunca saímos no nível "iniciante"
Começamos pelos finado Kurumin, Red Hat, Conectiva, Mandrake, SuSE e Slack (as duas últimas as preferidas).
A gente vai ficando velho e a paciência vai diminuindo, então comecei a testar testar outras distros daquelas facinhas de instalar e que já vem tudo quanto é programa pronto pra usar.
Nos últimos tempos testei Manjaro, Elementary, Gubuntu, Fedora, Deepin, Solus, Antegos, porém a minha melhor experiência com essas distros "plug and play" foi o Linux Mint com XFce.
Mesmo assim, tenho um certo preconceito com os sistemas debian-ubuntu based não sei direito pq, mas talvez, seja pq quando comecei a usar linux não consegui instalar o Debian no meu PC e acabei formatando todo meu HD perdendo tudo
Semana passada usei o Manjaro com KDE e fiquei surpreso com a fluidez e desempenho do sistema! O gerenciador de pacotes DNF e a versão gráfica Pamac são show de bola!
Eu gosto muito de sistemas estáveis e simples que eu use por pelo menos dez anos sem quebrar (viva o slack), mas devido ter me surpreendido com o Manjaro, vou experimentar uma distro rolling release. Espero que me agrade.