Este tópico é uma dica/tutorial sobre instalações de sistemas Android ao lado do Manjaro com seu lugar alocado no Grub sem erro.
Eu fiquei muito tempo pesquisando pra instalar o Android ao lado do meu manjaro, só achava para ubuntu e windows. Até que um dia achei um método funcional, fácil e sem quebra de cuca.
Instalação do S.O;
primeiramente você tem que ter em mente que o processo padrão se trata de instalar o Android compartilhando o partição / do linux com o mesmo. Porém é possível mudar o caminho de instalação do sistema para uma partição de sua autoria, veremos isso no decorrer deste artigo.
1- Baixe (iso/zip) do sistema Android de sua escolha.
ex: RemixOS, PhoenixOS, (pode funcionar no Android x86 também, nunca testei, mas como o código parece ser o mesmo acho que n tem problema) etc..
2- Crie uma pasta com o nome do S.O que escolheu, abreviado.(como o exemplo acima) Extraia os arquivos contido no Iso/zip para essa pasta.
3- Delete todos os arquivos, exceto estes: initrd.img, kernel, ramdisk.img, system.sfs (pode aparecer system.img, n apague).
4- Abra o terminal e digite: sudo mv *nome da pasta* /*nome da pasta* (desta forma ele vai mover tudo para a partição / e montar tudo lá)
obs; Caso você queira instalar o sistema em outra partição mova a pasta que se encontra no / para ela. Não se esqueça de formatar esta em ext4 antes!
5- vá para a pasta do sistema que acabou de mover e dê um ls para verificar se todos os arquivos do passo 3 estão presentes. Se sim vamos continuar!
6- dê um: sudo nano /etc/grub.d/40_custom ---- você verá isto:
!/bin/sh
exec tail -n +3 $0a
# This file provides an easy way to add custom menu entries. Simply type the
# menu entries you want to add after this comment. Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
confira se está tudo ok, se não, iguale-o nesse código de cima.
agora adicione as seguintes linhas se não já houver, se houver pule essa parte.
menuentry 'digite o nome do seus sistema aqui, é desse jeito que aparece-rá no grub' --class android-x86 {
insmod part_gpt
search --file --no-floppy --set=root /phoenix/system.sfs
linux /phoenix/kernel root=/dev/ram0 androidboot.hardware=phoenix_x86_6$
initrd /phoenix/initrd.img
}
Salve e saia.
7- ainda no terminal digite: sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg (setando a configuração anterior)
8- dê um reboot e veja se está tudo ok! Aproveite e já desfrute de seu sistema Android fresquinho ao lado de seu lindo nenem
Créditos a: Gon Apps