Esse procedimento é meio complexo e se vc errar am alguma parte o sistema não iniciará,e no final vc terá que entrar em modo live dvd para configurar o modo discart no ext4,vc tem certeza que quer fazer esse procedimento ?
1º instale o pacote util-linux ;
- Código: Selecionar todos
sudo pacman -S util-linux
Esse pacote fornece arquivos de unidade fstrim.timer fstrim.service e fstrim.timer . A ativação do temporizador ativará o serviço semanalmente. O serviço executa o fstrim (8) em todos os sistemas de arquivos montados em dispositivos que suportam a operação de descarte .
O temporizador depende do timestamp de /var/lib/systemd/timers/stamp-fstrim.timer (que ele criará após a primeira invocação) para saber se uma semana se estendeu desde a última execução. Portanto, não há necessidade de se preocupar com invocações muito frequentes, de uma forma semelhante a um anacron .
Para consultar a atividade e o status das unidades, veja journalctl . Para alterar a periodicidade do temporizador ou a execução do comando, edite os arquivos da unidade fornecidos.
2º Usar a opção de discard para uma montagem em /etc/fstab permite TRIM contínuo nas operações do dispositivo:
- Código: Selecionar todos
sudo nano /etc/fstab
- Código: Selecionar todos
/dev/sda1 / ext4 defaults,discard 0 1
Aqui vc só mudará a função discard.
O principal benefício do TRIM contínuo é a velocidade; um SSD pode realizar uma coleta de lixo mais eficiente. No entanto, os resultados variam e, particularmente, as gerações SSD anteriores também podem mostrar apenas o efeito oposto. Também por esse motivo, algumas distribuições decidiram não usá-lo (por exemplo, Ubuntu
LVM
Altere o valor da opção issue_discards de 0 para 1 em /etc/lvm/lvm.conf .
Nota: A ativação desta opção "emitirá devoluções para o volume físico subjacente dos volumes lógicos quando o volume lógico não estiver mais usando o espaço dos volumes físicos (por exemplo, lvremove , lvreduce , etc.)" (veja lvm.conf (5) e / ou comentários em linha em /etc/lvm/lvm.conf ). Como tal, não parece ser necessário para solicitações TRIM "regulares" (exclusão de arquivos dentro de um sistema de arquivos) para serem funcionais.
dm-crypt
Aviso: a opção de descarte permite que as solicitações de descarte sejam passadas através do dispositivo de bloco criptografado. Isso melhora o desempenho no armazenamento SSD, mas tem implicações de segurança. Consulte o suporte a Dm-crypt / TRIM para SSD para obter mais informações.
Para sistemas de arquivos não-raiz, configure /etc/crypttab para incluir discard na lista de opções para dispositivos de blocos criptografados localizados em um SSD (veja Configuração do sistema / crypttab da configuração do sistema Dm-crypt / System ).
Para o sistema de arquivos raiz, siga as instruções do suporte Dm-crypt / TRIM para SSD para adicionar o parâmetro direito do kernel à configuração do gerenciador de inicialização.
Maximizando o desempenho
Siga as dicas em Melhorar desempenho # Dispositivos de armazenamento para maximizar o desempenho de suas unidades.
Segurança
Hdparm mostra estado "congelado"
Alguns BIOS da placa-mãe emitem um comando de "congelamento de segurança" para dispositivos de armazenamento anexados na inicialização. Da mesma forma, alguns BIOS SSD (e HDD) estão configurados para "congelamento de segurança" na fábrica. Ambos resultam nas configurações de segurança de senha do dispositivo para serem congeladas , conforme mostrado abaixo:
- Código: Selecionar todos
sudo hdparm -I / dev / sda
Security:
Master password revision code = 65534
supported
not enabled
not locked
frozen
not expired: security count
supported: enhanced erase
4min for SECURITY ERASE UNIT. 2min for ENHANCED SECURITY ERASE UNIT.
As operações como a formatação do dispositivo ou a instalação de sistemas operacionais não são afetadas pelo "congelamento de segurança".
A saída acima mostra que o dispositivo não está bloqueado por uma senha de disco rígido no arranque e o estado congelado protege o dispositivo contra malwares que pode tentar bloqueá-lo definindo uma senha no tempo de execução.
Se você pretende configurar uma senha para um dispositivo "congelado" você mesmo, é necessário um BIOS da placa-mãe com suporte para isso. Muitos notebooks possuem suporte, porque é necessário para criptografia de hardware , mas o suporte pode não ser trivial para uma placa de desktop / servidor. Para a placa-mãe Intel DH67CL / BL, por exemplo, a placa-mãe deve ser configurada para "modo de manutenção" por um jumper físico para acessar as configurações (consulte [5] , [6] ).
Aviso: Não tente alterar as configurações de segurança de bloqueio acima com hdparm menos que você saiba exatamente o que está fazendo.
Aqui vai o link com o tutorial em portugues em caso de dúvida >>>
https://translate.google.com.br/transla ... edit-text=