Como clonar um repositorio Git que está no Windows?

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Como clonar um repositorio Git que está no Windows?

Mensagempor keven1406 » 18 Set 2017, 00:35  •  MS 1

Acho que o título já diz tudo, mas deixa eu colocar mais alguns detalhes. Estou fazendo um curso de Git básico (pelo youtube mesmo) e chegou em um vídeo que o cara mostra como fazer um clone de um repositório git que está em um Server Windows (7) por um cliente Windows. Só que uso o Manjaro como cliente. Ele falou que para dar clone, depois que a pasta já está compartilhada no Windows, basta digitar:

git clone file:////nome_do_server/nome_da_pasta_compartilhada/

fiz isso mas não funciona. Acredito que seja por causa que ele estava fazendo com dois windows. Sou iniciante. O que posso fazer? Vi que aqui tem um tópico que mostra como compartilhar uma pasta de um server Win para o manjaro. v ... f=17&t=891 Mas devo afirmar que pelo meu nivel não entendi nada que o cara falou. Claro, poderia repetir e conseguir de boa, mas toda vez que fosse compartilhar uma pasta teria que vir aqui nesse link e ir no ctrl+c e ctrl+v.
Existe alguma forma de clonar um repositório git que está no server windows de forma menos complicada? como o cara fez no Windows?
Uma pergunta adicional é que encontrei por ai uma resposta em que a pasta é compartilhada por meio do diretorio /mnt. Isso está correto? Comigo funcionou, mas li por ai que esse diretório serve para montagens de drive óptico (como CD-ROM e etc).

Desde já agradeço!
Avatar do usuário
keven1406
Aprendiz

 
Mensagens: 11
Registro: 08 Set 2017, 21:59
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.4
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Como clonar um repositorio Git que está no Windows?

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 18 Set 2017, 08:34  •  MS 2

Bom, para funcionar você tem que ter acesso a pasta compartilhada do Windows no seu Manjaro.
Para isso creio que você utilizaria o samba, uma vez que você consiga acessar a pasta compartilhada, basta você dar o clone no caminho dela. Seja o IP, por exemplo 192.168.1.12\pasta, ou, você pode montar esse diretório, que é o IP, na pasta /mnt/. Se você já está acessando pelo /mnt, e deu certo creio que tenhas feito dessa última forma. Não está errado, entenda essa pasta que você montou no /mnt/ como se fosse um "Mapeamento de rede" do Windows.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Como clonar um repositorio Git que está no Windows?

Mensagempor overlock » 18 Set 2017, 09:59  •  MS 3

Uma pergunta adicional é que encontrei por ai uma resposta em que a pasta é compartilhada por meio do diretorio /mnt. Isso está correto? Comigo funcionou, mas li por ai que esse diretório serve para montagens de drive óptico (como CD-ROM e etc).


O diretório /mnt ;
Código: Selecionar todos
/mnt/ - Pontos de montagem temporários
O /mnt/ é o diretório onde podemos encontrar pontos de montagem temporários, ou seja, é aqui que são criados os ficheiros especiais associados aos dispositivos do sistema temporários. Estes dispositivos podem diversos dispositivos como CD/DVD, USB, etc. Apesar de este ser o diretório padrão para a montagem de dispositivos temporários, é possível montá-los em outras localizações do sistema de ficheiros.
Poderá deslocar-se para este diretório digitando cd /mnt .


Código: Selecionar todos
/run/ - Arquivos de aplicações
O /run/ é um diretório considerado recente, uma vez que não existe desde sempre como outros referidos. Neste diretório ficam ficheiros com informações necessárias para que um determinado programa ou processo possa ser executado. Digamos que é uma área de trabalho que os programas do sistema podem usar.


Se não souber configurar o samba >> https://wiki.archlinux.org/index.html/Samba

É como o Jean mencionou, 1° vc tem que utilizar o samba para ter acesso ao windows,2°acessar via samba,3ºclonar.
Editado pela última vez por overlock em 18 Set 2017, 10:01, em um total de 1 vez.
Razão: correção
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Como listar pacotes instalados de um repositório específico?

por Ricardo Almeida » 05 Abr 2020, 23:42

Respostas: 2

Exibições: 361

07 Abr 2020, 07:48

por Ricardo Almeida Ver última mensagem

como adicionar meu repositório github no pacman?

por overlock » 16 Mai 2020, 19:54

Respostas: 2

Exibições: 353

17 Mai 2020, 10:39

por overlock Ver última mensagem

Microfone do Headset não está sendo reconhecido

por TBussola » 23 Mai 2020, 18:48

Respostas: 0

Exibições: 177

23 Mai 2020, 18:48

por TBussola Ver última mensagem

A instalação não reconhece as partições do windows

por chagaslima » 17 Jul 2020, 12:15

Respostas: 1

Exibições: 285

17 Jan 2021, 15:33

por chagaslima Ver última mensagem

Dúvidas instalação dualboot UEFI (Windows/Manjaro)

por SrEmanuel » 18 Ago 2020, 18:05

Respostas: 2

Exibições: 308

17 Jan 2021, 15:36

por chagaslima Ver última mensagem

Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

^ Voltar ao Topo