Por baixo do capô  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Por baixo do capô

Mensagempor Filipe Abdias » 21 Set 2017, 21:49  •  MS 1

Boa noite galera,

Na busca de entender um pouco mais sobre o funcionamento do Manjaro/Arch acabei por me deparar com diversos relatos de usuários sobre estabilidade, agilidade e outras mil qualidades do Arch em relação do Debian e seus derivados.

Mas incrivelmente tem muito pouca informação sobre o que realmente torna os dois tipos de sistemas tão diferentes. Sim, temos o Pacman de um lado e o Apt-Get do outro. Temos também o systemd vs Upstart (se formos considerar o ubuntu), mas tirando isso, os sistemas são completamente iguais?

Será que essa agilidade do arch se dá apenas por conta dos pacotes atualizados e quantidade reduzida de módulos carregados ou tem algo mais por aí?
Avatar do usuário
Filipe Abdias
Aprendiz

 
Mensagens: 12
Registro: 16 Set 2017, 16:08
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: atual
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Por baixo do capô

Mensagempor abrandao » 21 Set 2017, 22:56  •  MS 2

Eu particularmente acho o Debian tão ágil quanto o Arch. Tenho um Debian instalado em uma máquina razoavelmente antiga e ele é tremendamente fluido. Mas sim, o arch vem muito mais pelado que o Debian e a filosofia KISS e simplicidade ajudam muito. Mas acho que também se trata de uma questão de perfil do usuário. Sendo os usuários arch os que mais tendem ao minimalismo dentro da comunidade. Para configurar um monitor, por exemplo, o pessoal do arch tende a editar arquivos de configuração, enquanto no debian, os usuários logo procuram instalar algum app gráfico que o faça.

Acho que é isso.
Anderson Brandão
Imagem
Avatar do usuário
abrandao
Aprendiz

 
Mensagens: 12
Registro: 21 Set 2017, 18:19
Agradeceu: 3 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0.5
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Por baixo do capô  [Resolvido]

Mensagempor overlock » 22 Set 2017, 10:58  •  MS 3

Hum,para realmente satisfazer essa dúvida só experimentando e sentindo a diferença,agora para uma questão mais técnica ;

Arch Linx >> https://wiki.archlinux.org/index.html/Ar ... ugu%C3%AAs)

Debian >> https://wiki.debian.org/pt/DebianIntroduction

Manjaro linux >> https://wiki.manjaro.org/index.html?titl ... _Principal
Editado pela última vez por Holmes em 22 Set 2017, 22:14, em um total de 2 vezes.
Razão: correções
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Por baixo do capô

Mensagempor Filipe Abdias » 22 Set 2017, 23:03  •  MS 4

overlock escreveu:Hum,para realmente satisfazer essa dúvida só experimentando e sentindo a diferença


Justamente... Estou instalado o virtual box agora mesmo.

Mas na verdade a minha maior dúvida é sobre o funcionamento e o que muda de um sistema para o outro na prática
Avatar do usuário
Filipe Abdias
Aprendiz

 
Mensagens: 12
Registro: 16 Set 2017, 16:08
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: atual
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

^ Voltar ao Topo