Ronaldo Silva escreveu:Eu uso VGA, mas a mensagem indica que o computador está tentando usar um frequência que é maior que o suportado pelo monitor. Não tem problema no cabo.Jean Michel Kowalski escreveu:Você usa adaptador DVI -> VGA?
Confira se está ok, dava isso no meu desktop e era mal contato / sujeira.
Exatamente. Não to falando que tem problema no teu cabo, mas verifique, as vezes é algo simples. O linux tem uma pegada que eu não sei te explicar tecnicamente (porque não tenho conhecimento para tal), mas é ligada ao reconhecimento do monitor, que dependendo do cabo, ou adaptador, pode não mandar as informações sobre o monitor, ai o sistema pode tentar bootar em uma frequência de monitor a qual não é suportada, usando umas especificações genéricas. Isso acontecia na minha máquina quando tentava usar a opção non-free do Manjaro, pois tenho placa NVidia. Quando meu cabo + adaptador estavam com esse problema, se eu pegasse uma distro já instalada, como Kubuntu, que estava com driver proprietário instalado, não reconhecia a resolução nativa ficando 800x600, e nas configurações do monitor aparecia "monitor desconhecido".
Pode não ser o teu caso, mas pode ser também. Diferentes distribuições linux trabalham de maneira diferente, nessa época eu tinha o fedora instalado e funcionava normal. Quando ia tentar bootar o Manjaro acontecia essa mesma mensagem que pra você. Ubuntu, Kubuntu, Mint, funcionavam com driver VideoVesa, mas com proprietário não.