Problema com resolução do instalador do Manjaro 17.0.5  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Re: Problema com resolução do instalador Manjaro XFCE 17.0.5

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 25 Set 2017, 13:48  •  MS 11

Ronaldo Silva escreveu:
Jean Michel Kowalski escreveu:Você usa adaptador DVI -> VGA?
Confira se está ok, dava isso no meu desktop e era mal contato / sujeira.
Eu uso VGA, mas a mensagem indica que o computador está tentando usar um frequência que é maior que o suportado pelo monitor. Não tem problema no cabo.

Exatamente. Não to falando que tem problema no teu cabo, mas verifique, as vezes é algo simples. O linux tem uma pegada que eu não sei te explicar tecnicamente (porque não tenho conhecimento para tal), mas é ligada ao reconhecimento do monitor, que dependendo do cabo, ou adaptador, pode não mandar as informações sobre o monitor, ai o sistema pode tentar bootar em uma frequência de monitor a qual não é suportada, usando umas especificações genéricas. Isso acontecia na minha máquina quando tentava usar a opção non-free do Manjaro, pois tenho placa NVidia. Quando meu cabo + adaptador estavam com esse problema, se eu pegasse uma distro já instalada, como Kubuntu, que estava com driver proprietário instalado, não reconhecia a resolução nativa ficando 800x600, e nas configurações do monitor aparecia "monitor desconhecido".
Pode não ser o teu caso, mas pode ser também. Diferentes distribuições linux trabalham de maneira diferente, nessa época eu tinha o fedora instalado e funcionava normal. Quando ia tentar bootar o Manjaro acontecia essa mesma mensagem que pra você. Ubuntu, Kubuntu, Mint, funcionavam com driver VideoVesa, mas com proprietário não.
Editado pela última vez por Jean Michel Kowalski em 25 Set 2017, 13:50, em um total de 1 vez.
Razão: edição extremamente necessária.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Jean Michel Kowalski
Moderador

Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Re: Problema com resolução do instalador Manjaro XFCE 17.0.5

Mensagempor Ronaldo Silva » 25 Set 2017, 13:52  •  MS 12

Jean Michel Kowalski escreveu:
Ronaldo Silva escreveu:
Jean Michel Kowalski escreveu:Você usa adaptador DVI -> VGA?
Confira se está ok, dava isso no meu desktop e era mal contato / sujeira.
Eu uso VGA, mas a mensagem indica que o computador está tentando usar um frequência que é maior que o suportado pelo monitor. Não tem problema no cabo.

Exatamente. Não to falando que tem problema no teu cabo, mas verifique, as vezes é algo simples. O linux tem uma pegada que eu não sei te explicar tecnicamente (porque não tenho conhecimento para tal), mas é ligada ao reconhecimento do monitor, que dependendo do cabo, ou adaptador, pode não mandar as informações sobre o monitor, ai o sistema pode tentar bootar em uma frequência de monitor a qual não é suportada, usando umas especificações genéricas. Isso acontecia na minha máquina quando tentava usar a opção non-free do Manjaro, pois tenho placa NVidia. Quando meu cabo + adaptador estavam com esse problema, se eu pegasse uma distro já instalada, como Kubuntu, que estava com driver proprietário instalado, não reconhecia a resolução nativa ficando 800x600, e nas configurações do monitor aparecia "monitor desconhecido".
Pode não ser o teu caso, mas pode ser também. Diferentes distribuições linux trabalham de maneira diferente, nessa época eu tinha o fedora instalado e funcionava normal. Quando ia tentar bootar o Manjaro acontecia essa mesma mensagem que pra você. Ubuntu, Kubuntu, Mint, funcionavam com driver VideoVesa, mas com proprietário não.
Ok, quando chegar em casa eu tento mexer no cabo, posto os resultados...

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Ronaldo Silva
Novato

Registro: 23 Set 2017, 21:38
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Linux Mint 18.2
Versão: 18.2
Ambiente: Cinnamon
Habilidade: Intermediate

Problema com resolução do instalador Manjaro XFCE 17.0.5

Mensagempor Ueliton » 25 Set 2017, 15:24  •  MS 13

Ronaldo Silva escreveu:Boa noite galera!

Estava testando o manjado no vbox funcionou de boa, Resolvi instalar na minha máquina física... Fiz o pen drive bootavel Só que não aparece nada no boot Fica assim

http://imageshack.com/a/img922/2526/hjVrl2.jpg

Pelo pouco que entendo parece que a resolução do boot é maior do que o meu monitor aceita... tem como reduzir antes de dar boot para que eu possa instalar o manjaro?

Já testei o pen drive, já refiz a gravação de várias maneiras, já conferi o hash, tudo ok!

Acontece o mesmo com meu Monitor AOC... Isso só occrre no liveusb/cd pois alguém teve a brilhante idéia de por a resolução full HD no grub da imagem rsrsrs.

SOLUÇÃO: Quando iniciar o liveUSB e surgi esta tela tecle a seta para baixo no teclado 2 vezes, em seguida tecle enter e aguarde iniciar.

Caso dê tela branca basta deligar o Monitor aguardar 3 segundos, ou mais e religar o Monitor.
Editado pela última vez por Ueliton em 25 Set 2017, 15:30, em um total de 1 vez.
Razão: correção ortográfica
╔═╦═╦══╦══╗╔╦══╦═╦══╗Intel(R) Celeron(R) CPU 847 @ 1.10GHz
║║║║║╔╗║╔╗║║║╔╗║╔╣╔╗║2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
║║║║║╔╗║║║╠╝║╔╗║║║╚╝║64 bits MBR(/GPT) driver=i915 4GB
╚╩═╩╩╝╚╩╝╚╩═╩╝╚╩╝╚══╝7 Series/C216 Chipset Family High Definition Audio Controller

Esta mensagem de Ueliton recebeu agradecimentos de
Ronaldo Silva (25 Set 2017, 23:38)
Ueliton
Aprendiz

Registro: 18 Ago 2017, 12:25
Agradeceu: 5 vez(es)
Versão: 17
Ambiente: XFCE+Compiz+CairoDoc

Problema com resolução do instalador Manjaro XFCE 17.0.5  [Resolvido]

Mensagempor Ronaldo Silva » 25 Set 2017, 22:34  •  MS 14

overlock escreveu:Se vc conseguir poste a saida desses comandos ;

Código: Selecionar todos
 mhwd -l

mhwd -li

inxi -G

xdpyinfo  | grep 'dimensions:'

Segue o resultado:

[22:31 rsilva ~]$ mhwd -l
bash: mhwd: comando não encontrado

[22:32 rsilva ~]$ mhwd -li
bash: mhwd: comando não encontrado

[22:31 rsilva ~]$ inxi -G
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 v2/3rd Gen Core processor Graphics Controller
Display Server: x11 (X.org 119.3 ) drivers: intel (unloaded: modesetting,fbdev,vesa)
Resolution: [email protected]
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Ivybridge Desktop version: 3.3 Mesa 17.0.5

[22:33 rsilva ~]$ xdpyinfo | grep 'dimensions:'
dimensions: 1366x768 pixels (361x203 millimeters)

== Editado em 25 Set 2017, 23:43 ==

Ueliton escreveu:
Ronaldo Silva escreveu:Boa noite galera!

Estava testando o manjado no vbox funcionou de boa, Resolvi instalar na minha máquina física... Fiz o pen drive bootavel Só que não aparece nada no boot Fica assim

http://imageshack.com/a/img922/2526/hjVrl2.jpg

Pelo pouco que entendo parece que a resolução do boot é maior do que o meu monitor aceita... tem como reduzir antes de dar boot para que eu possa instalar o manjaro?

Já testei o pen drive, já refiz a gravação de várias maneiras, já conferi o hash, tudo ok!

Acontece o mesmo com meu Monitor AOC... Isso só occrre no liveusb/cd pois alguém teve a brilhante idéia de por a resolução full HD no grub da imagem rsrsrs.

SOLUÇÃO: Quando iniciar o liveUSB e surgi esta tela tecle a seta para baixo no teclado 2 vezes, em seguida tecle enter e aguarde iniciar.

Caso dê tela branca basta deligar o Monitor aguardar 3 segundos, ou mais e religar o Monitor.

Deu certo gente, consegui iniciar o manjaro e efetuar a instalação, o problema realmente é resolução! Alguém deveria comunicar aos desenvolvedores que nem todos possuem monitores de alta resolução, assim eles poderiam evitar esse tipo de problema!
Editado pela última vez por Ronaldo Silva em 25 Set 2017, 23:43, em um total de 1 vez.
Razão: Resolvido
Ronaldo Silva
Novato

Problema com resolução do instal Manjaro 17.0.5-RESOLVIDO

Mensagempor Ueliton » 26 Set 2017, 10:03  •  MS 15

Só para complementar...
Extraindo, ou montando a imagem iso e verificando os arquivos em /MJRO1705/boot/grub nota-se a resolução em grub.cfg:
echo  "  video=VGA-1:1920x1080e    DVI-0:800x600"

A qual não é suportada por alguns monitores antigos, como é o caso do meu AOC LM522:
1024x 768
H: 48kHz V: 60Hz
Entrada analógica
║║║║║╔╗║╔╗║║║╔╗║╔╣╔╗║2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
╚╩═╩╩╝╚╩╝╚╩═╩╝╚╩╝╚══╝7 Series/C216 Chipset Family High Definition Audio Controller
Ueliton
Aprendiz

Re: Problema com resolução do instal Manjaro 17.0.5-RESOLVID

Mensagempor Ronaldo Silva » 26 Set 2017, 10:11  •  MS 16

Ueliton escreveu:Só para complementar...
Extraindo, ou montando a imagem iso e verificando os arquivos em /MJRO1705/boot/grub nota-se a resolução em grub.cfg:
echo  "  video=VGA-1:1920x1080e    DVI-0:800x600"

A qual não é suportada por alguns monitores antigos, como é o caso do meu AOC LM522:
1024x 768
H: 48kHz V: 60Hz
Entrada analógica
Então, acho que tá invertido a configuração... Eu posso alterar essa configuração no pendrive?

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Ronaldo Silva
Novato

Problema com resolução do instal Manjaro 17.0.5-RESOLVIDO

Mensagempor Ueliton » 26 Set 2017, 14:39  •  MS 17

Teria que alterar na imagem iso, já tentei, os arquivos são somente leitura, não consegui salvar. Não sei mexer com isos.
Ueliton
Aprendiz

Anterior