Oá a todos,
Sou desenvolvedor e adotei o Linux como ambiente de trabalho há uns 7 anos, na época o Ubuntu foi a distro que tornou essa mudança viável.
Era uma establidade que nunca tinha experimentado com windows, apesar já ser entusiasta (usuário eventual) e ter experiência com servidores.
Depois que a Canonical começou a dar foco quase exclusivo ao SO para smartphones a queda na estabilidade do Ubuntu começou a me incomodar.
A partir daí foram dois anos tentando encontrar uma distro que me tivesse aquela estabilidade de outrora, explico, é que minha placa de vídeo (GTX 550Ti) tem um problema sério de congelamentos com o Nouveau, então sou obrigado a usar o driver da NVidia.
Depois de passar por várias distros, somente Mint e Ubuntu não me trouxeram problemas nas atualizações de kernel, que faziam o driver da NVidia parar de funcionar, nisso, nem o OpenSuse funcionou.
Mas o problema de resinstalar a cada nova LTS continuava, além de ficar preso em versões mais antigas, o que para meu caso não é mandatório.
Esse fim de semana testei o Manjaro XFCE em minha máquina reserva e fiquei impressionado com tudo, levesa, estabilidade, respositórios. Fiquei animado para testar a versão KDE na máquina de trabalho, ocorreu apenas um problema no driver open source da placa de rede, mas resolvi sem maiores complicações.
Noite passada veio o teste derradeiro, uma atualização tripla de kernel, XOrg e driver da NVidia, e tudo correu perfeitamente bem.
Junta-se a isso um dos melhores repositórios que já usei, um cuidado impecável na configuração tanto do XFCE quanto do KDE, uma qualidade geral bem acima da média,
Após dois anos e testes com várias distros posso dizer que o Manjaro foi, de longe, a que melhor atendeu.
Ja me estendi muito, poderia dizer ainda mais coisas positivas, mas vou parar por aqui.
[]'s
Luciano Machado