Rede no serv no Debian 8

Assuntos relacionados a configuração de redes e conexões em geral.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor mutano_1 » 15 Nov 2017, 16:33  •  MS 1

Boa tarde galera, la na rede, tem um serv de firewall que demora pacas p iniciar, o problema é que em quanto ele n inicia 100% o serv de DADOS fica buscando conexão direto e n funciona na rede, a tal da bolinha verde rodando direto e nada, o serv de dados só conecta se o serv de internet estiver 100% on, isso n erra para ocorrer, pois se a empresa ligar o rack e n tiver internet, tamb n vão ter acesso aos dados internos,

já fiz os testes físicos, como reiniciar com e sem o cabo, conectar o cabo de rede depois q ele inicia antes do de internet iniciar 100%, e nada, continua acontecendo a mesma coisa.

fiz um teste interessante, tenho um not com o mesmo sistema e configurações de servidor para eu fazer varios testes, em casa tenho um roteador wifi com a faixa de ip de 10.0.0.0 diferente da do modem adsl do velox 192.168.1.1, coloquei eles da seguinte forma, modem indo para o SWITCH, serv e meu p.c. com win ligados no SWITCH, quando desligo a internet, o serv some da rede, DAI peguei o serv e p.c. e coloquei na roteador wifi, ai o serv apareceu na rede, lembrando tanto meu serv quanto p.c. estam com ip fixo, na faixa do 192.168.1.1 do modem adsl? ao que me parece, eles se enxergam por estarem na mesma faixa de ip, independente da roteador ter uma faixa diferente, ESTRANHO PACAS!

o serv de firewall demora de mais para iniciar, e em quanto ele nao inicia ou quando a internet cai, o de dados aparece na rede, mas nao deixa entrar

Erra p o serv de DADOS funcionar de forma independente de ter ou n internet!
Editado pela última vez por mutano_1 em 16 Nov 2017, 20:49, em um total de 2 vezes.
Razão: esclarecendo
Avatar do usuário
mutano_1
Novato

 
Mensagens: 9
Registro: 03 Nov 2017, 11:38
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: debian
Versão: 8
Ambiente: xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor overlock » 16 Nov 2017, 09:55  •  MS 2

Hum,me explique como vc procedeu?e quais os servidores vc tem?ou é tudo no mesmo pc?servidor de "firewall,DADOS,internet ?"ip fixo nos servers e pc ? e como está ligado isso tudo,o que está conectado em que?Me desculpe mas não entendi nada.

Pelo que entendi o servidor de firewall está configurado por ultimo e não está liberando acesso ao server de dados é isso?vc liberou o acesso a rede interna no firewall? dependendo da configuração do seu firewall ele irá bloquear tudo até a rede interna.

O servidor de DADOS se ele não passar pelo servidor de firewall,era em termos para ele dar acesso aos pcs da rede,mas se vc liberou acesso a ele.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 16 Nov 2017, 14:41  •  MS 3

Não entendi muito bem como a rede em produção está estruturada... Vamos lá.
Você tem um Firewall, um switch, um servidor de dados e as máquinas dos usuários, certo?
A interligação dessa galera está como? Switch -> todas máquinas e servers? Ou por exemplo, o server de dados passa pelo firewall? O switch é gerenciável? Tens como fazer um diagrama da rede para entendermos melhor?
Porque pelo que eu entendi o servidor firewall gerencia a rede, dessa forma enquanto ele não subir nada sobe.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor mutano_1 » 16 Nov 2017, 20:40  •  MS 4

Jean Michel Kowalski escreveu:Não entendi muito bem como a rede em produção está estruturada... Vamos lá.
Você tem um Firewall, um switch, um servidor de dados e as máquinas dos usuários, certo?
A interligação dessa galera está como? Switch -> todas máquinas e servers? Ou por exemplo, o server de dados passa pelo firewall? O switch é gerenciável? Tens como fazer um diagrama da rede para entendermos melhor?
Porque pelo que eu entendi o servidor firewall gerencia a rede, dessa forma enquanto ele não subir nada sobe.

----------------------
internet de ip fixo linck full ligada no serv firewall, dele vai para o switch gerando o gate 192.168.0.1
o de dados esta instalado debian 8 samba 4, direto no switch
todos as estações de trab estão ligadas no switch

o serv de firewall demora de mais para iniciar, e em quanto ele nao inicia ou quando a internet cai, o de dados aparece na rede, mas nao deixa entrar.
-----interfaces------
# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface
# allow-hotplug eth2
# iface eth2 inet dhcp

# Static IP address
auto eth2
iface eth0 inet static
address 192.168.0.111
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
broadcast 192.168.1.255
gateway 192.168.0.1

----resolv.conf-----
domain localdomain
search localdomain
nameserver 192.168.0.1

== Editado em 16 Nov 2017, 20:46 ==

Jean Michel Kowalski escreveu:Não entendi muito bem como a rede em produção está estruturada... Vamos lá.
01-Você tem um Firewall, um switch, um servidor de dados e as máquinas dos usuários, certo?
02-A interligação dessa galera está como? Switch -> todas máquinas e servers? Ou por exemplo, o server de dados passa pelo firewall?
03-O switch é gerenciável? Tens como fazer um diagrama da rede para entendermos melhor?
04-Porque pelo que eu entendi o servidor firewall gerencia a rede, dessa forma enquanto ele não subir nada sobe.

-----------------------------------------
01-sim
02-nao
03-ele nao é gerenciavel
04-sim

internet de ip fixo linck full ligada no serv firewall, dele vai para o switch gerando o gate 192.168.0.1
o de dados esta instalado debian 8 samba 4, direto no switch
todos as estações de trab estão ligadas no switch
Editado pela última vez por mutano_1 em 16 Nov 2017, 20:46, em um total de 1 vez.
Razão: intender melhor02
Avatar do usuário
mutano_1
Novato

 
Mensagens: 9
Registro: 03 Nov 2017, 11:38
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: debian
Versão: 8
Ambiente: xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor overlock » 17 Nov 2017, 08:32  •  MS 5

O switch é burro,se vc espetar um firewall ou roteador nele quem mandará é o firewall ou roteador,o certo era vc passar esse server DADOS pelo router ai vc teria mais controle,e é normal a demora na inicialização do do firewall,pois ele faz a leitura de tudo e depois libera os acessos,para ter acesso a esse server DADOS vc tem que liberar acesso nele também e no firewall.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Rede no serv no Debian 8

Mensagempor Jean Michel Kowalski » 17 Nov 2017, 09:11  •  MS 6

Quem gerencia IP é o server firewall? Está com DHCP na rede? Com o Firewall desligado, ou desconectado, se você mandar um ping pro server de dados ele responde?
Que caso o DHCP venha do firewall, esse é o problema.
"I see you on the dark side of the moon..." :roll:

Linux Counter #606350

Imagem
Avatar do usuário
Jean Michel Kowalski
Moderador

 
Mensagens: 717
Registro: 19 Mai 2016, 08:57
Agradeceu: 18 vez(es)
Agradecido: 117 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice


Voltar para Redes e Conectividade



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo