Rodando Manjaro no ramo 'testing'  [Resolvido]

Reporte e discute sobre os bugs.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem.

Rodando Manjaro no ramo 'testing'

Mensagempor Mountaineer_br » 15 Mar 2018, 13:24  •  MS 1

Boa tarde a todos.

Vocês utilizam o ramo de testes do Manjaro?
É muito interessante. Quando mudei para o Manjaro, derivativo do Arch e portanto Rolling Release, gostei de ver que muitos pacotes estavam um pouco mais atualizados que no Ubuntu. Um exemplo, é o o pacote de biblioteca do Qt que no Manjaro agora está em 5.10 e no Ubuntu estava até há uns dias em 5.6; porém navegadores como o Chrome e Firefox estavam na mesma versão entre os sistemas que eu verifiquei.
Com os e-mails do Linus sempre anunciando um novo kernel, mesmo mainline, ele sempre fala "Go out and test!". De forma que eu peguei este gancho e fui totalmente para o ramo de testes do Manjaro... Não vou me arriscar no Unstable, é claro, mas a ideia de estar ainda mais bleeding edge é de aventura. Faz sentido também, já que se vai se jogar no ramo de testes, também usar o kernel que está em fases de testes, no caso de agora, o kernel 4.16.r20180315..., para funcionar com os outros pacotes de testing do sistema. Faz sentido?!

Eu não sou formado na área de TI nem nada do tipo, então me desculpem se minha ideia não for tecnicamente correta, mas penso que o invés dos desenvolvedores ficarem arrumando bugs depois que um pacote foi lançado, de forma retroativa, eles implementam a solução na nova versão que vai ser lançada, gastando menos tempo com pacthes (é claro que tem outros times downstream que vão fazendo os patches de versões LTS) e podendo gastar seu tempo em desenvolver uma versão nova com bug fixes e novas features. Eu acho que um código fresquinho, tipo linux kernel 4.15.9-1 pode ainda ser um pouco instável, mas qualquer correção de erros _graves_ vão sair no kernel 4.15.10-1 ao invés de ficar consertando bugs da versão anterior, criando uma colcha de retalhos com o código original... Eu espero que esteja dando para entender o que quero dizer! Tenho trocado de kernel sempre subindo como por ex (v4.15.6-1 > 4.15.7-1 > 4.15.8-1 > 4.15.9-1) no ramo de testes do Manjaro.

Um parênteses aqui, para quem não sabe, o número de versões significam o seguinte: EX: o pacote "linux414-4.14.26-1"
a. linux414 = especificação genérica da versão, nome do pacote;
b. 4. é o número da versão do pacote;
c. 14. indica um lançamento da versão 4 com modificações importantes;
d. 26 indica um lançamento com modificações menores e
e. -1 número de correções de erros(bug fixes).

O que gostaria de falar ao criar este thread é que tenho tido que fazer várias intervenções manuais nos updates do testing... Seria legal se pudéssemos centralizar um lugar para falar dessas atualizações, visto que podem aparecer erros estranhos e de uma atualização para outra, esses erros cessam de existir. Fico com o pe um pouco atrás, já que fico pensando, seŕa que este erro não apareceu depois que eu mexi em tal e tal lugar? rs
Editado pela última vez por Holmes em 20 Mar 2018, 00:07, em um total de 4 vezes.
Razão: Adicionei um pouco de texto

Mountaineer_br
 

Ridando Manjaro no ramo 'testing'

Mensagempor Luiz1965 » 15 Mar 2018, 15:42  •  MS 2

Eu acho uma boa ideia!
Como sou iniciante, sempre leio no fórum principal as publicações nos anúncios... Me ajuda bastante.
Avatar do usuário
Luiz1965
Aprendiz

 
Mensagens: 73
Registro: 20 Jul 2017, 18:15
Localização: Minas Gerais
Agradeceu: 10 vez(es)
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Hakoila
Ambiente: Xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

Rodando Manjaro no ramo 'testing'  [Resolvido]

Mensagempor Cyber Mutante » 16 Mar 2018, 23:55  •  MS 3

Estou usando a versão de testing tbm , ja fazem alguns meses e nunca tive `graves problemas`....rs

Editei,pra acrescentar informações !

Ja tive um ou dois problemas usando o Manjaro KDE testing, mais como uso a versão testing e também o kernel rc . Nao deu pra saber se os bugs eram do Manjaro ou do kernel.Alias as correções vieram em seguida, coisa de horas ja estava resolvido.
Por essas e outras que eu adoro o Manjaro, de longe a melhor distribuição para usuários :D
Editado pela última vez por Cyber Mutante em 17 Mar 2018, 03:40, em um total de 1 vez.
Razão: corrigir erros do meu portugues...rs
Imagem
Avatar do usuário
Cyber Mutante
Aprendiz

 
Mensagens: 77
Registro: 06 Mai 2017, 07:48
Localização: Japan
Agradeceu: 58 vez(es)
Agradecido: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Manjaro 18.0.0
Ambiente: KDE
Repositório: Testing
Habilidade: intermediario


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Voltar para Bug Tracker



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo