por Mountaineer_br » 15 Mar 2018, 13:24 • MS 1
Boa tarde a todos.
Vocês utilizam o ramo de testes do Manjaro?
É muito interessante. Quando mudei para o Manjaro, derivativo do Arch e portanto Rolling Release, gostei de ver que muitos pacotes estavam um pouco mais atualizados que no Ubuntu. Um exemplo, é o o pacote de biblioteca do Qt que no Manjaro agora está em 5.10 e no Ubuntu estava até há uns dias em 5.6; porém navegadores como o Chrome e Firefox estavam na mesma versão entre os sistemas que eu verifiquei.
Com os e-mails do Linus sempre anunciando um novo kernel, mesmo mainline, ele sempre fala "Go out and test!". De forma que eu peguei este gancho e fui totalmente para o ramo de testes do Manjaro... Não vou me arriscar no Unstable, é claro, mas a ideia de estar ainda mais bleeding edge é de aventura. Faz sentido também, já que se vai se jogar no ramo de testes, também usar o kernel que está em fases de testes, no caso de agora, o kernel 4.16.r20180315..., para funcionar com os outros pacotes de testing do sistema. Faz sentido?!
Eu não sou formado na área de TI nem nada do tipo, então me desculpem se minha ideia não for tecnicamente correta, mas penso que o invés dos desenvolvedores ficarem arrumando bugs depois que um pacote foi lançado, de forma retroativa, eles implementam a solução na nova versão que vai ser lançada, gastando menos tempo com pacthes (é claro que tem outros times downstream que vão fazendo os patches de versões LTS) e podendo gastar seu tempo em desenvolver uma versão nova com bug fixes e novas features. Eu acho que um código fresquinho, tipo linux kernel 4.15.9-1 pode ainda ser um pouco instável, mas qualquer correção de erros _graves_ vão sair no kernel 4.15.10-1 ao invés de ficar consertando bugs da versão anterior, criando uma colcha de retalhos com o código original... Eu espero que esteja dando para entender o que quero dizer! Tenho trocado de kernel sempre subindo como por ex (v4.15.6-1 > 4.15.7-1 > 4.15.8-1 > 4.15.9-1) no ramo de testes do Manjaro.
Um parênteses aqui, para quem não sabe, o número de versões significam o seguinte: EX: o pacote "linux414-4.14.26-1"
a. linux414 = especificação genérica da versão, nome do pacote;
b. 4. é o número da versão do pacote;
c. 14. indica um lançamento da versão 4 com modificações importantes;
d. 26 indica um lançamento com modificações menores e
e. -1 número de correções de erros(bug fixes).
O que gostaria de falar ao criar este thread é que tenho tido que fazer várias intervenções manuais nos updates do testing... Seria legal se pudéssemos centralizar um lugar para falar dessas atualizações, visto que podem aparecer erros estranhos e de uma atualização para outra, esses erros cessam de existir. Fico com o pe um pouco atrás, já que fico pensando, seŕa que este erro não apareceu depois que eu mexi em tal e tal lugar? rs
Editado pela última vez por
Holmes em 20 Mar 2018, 00:07, em um total de 4 vezes.
Razão: Adicionei um pouco de texto