Boa noite!
Por duas vezes meu PC apresentou a seguinte situação...
Na hora do boot, na hora que carrega a parte gráfica, a tela de abertura do Manjaro fica toda embaralhada e depois de alguns minutos a imagem da área de trabalho aparece, mas sem os ícones e sem a barra de tarefas. A área de trabalho fica por alguns minutos e em seguida a tela fica preta só com o mouse funcionando.
Li alguma coisa na internet dizendo que isso é sintoma do Plasma travando. Nas duas vezes que isso aconteceu consegui resolver usando o manjaro no USB e restaurando o sistema com o Timeshift.
Li aqui no fórum que o Manjaro cria uma cópia com as configurações padrão de preferência do plasma no diretório "/etc/skel/.config". Alguém pode confirmar se isso é verdade? Se eu fizer um backup dessa pasta e colar o seu conteúdo em uma instalação nova do Manjaro, depois de reiniciar o sistema... todas as configurações do Plasma irão aparecer e funcionar sem eu ter que fazer novamente?
Outras perguntas...
- Alguém sabe porque esse erro acontece? Porque do nada o Plasma trava?
- Tem como reinstalar o Plasma no sistema? É possível, caso o plasma trave novamente, reinstala-lo por completo? Como fazer?
- Como saber se estou usando a ultima versão do Plasma?
Eu uso:
Kernel: x86_64 Linux 4.14.34-1-MANJARO
Uptime: 3h 14m
Packages: 1143
Shell: bash
Resolution: 1360x768
DE: KDE 5.44.0 / Plasma 5.12.4
WM: KWin
WM Theme: Breath
GTK Theme: Breath [GTK2/3]
Icon Theme: maia
Font: Noto Sans Regular