Problemas com Dual Boot  [Resolvido]

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Problemas com Dual Boot

Mensagempor nathanmaia23 » 25 Mai 2018, 22:06  •  MS 1

Bem, ontem resolvi tirar o ubuntu da minha partição linux e voltar para o manjaro no xfce. Eis que na instalação do sistema o instalador me oferece a opção de substituir uma partição pelo manjaro e eu decido selecionar este caminho para minimizar a fadiga mental do processo. Verifiquei os passos que o instalador tomaria para realizar o procedimento e tudo que eu queria manter parecia estar seguro. A instalação termina e o sistema reinicia e já me deparo com algo esperado num dual boot com manjaro: tela preta sem menu do grub. Como já tinha passado por isso antes resolvendo o problema sem muita dor de cabeça, fiquei tranquilo. Dei um jeito de entrar no Manjaro e daí, no meio do processo de restaurar o menu do grub, noto que o update-grub nao está enxergando nada do windows, apenas a partição de recuperação. Quando entro no gerenciador de arquivos, la esta meu disco com o sistema windows, mas quando tento visualizar o que tem dentro, tanto pelo terminal como pelo filemanager, aparentemente 90% dos meus dados foram para o ralo. Como isso? Era para tudo que não fosse /dev/sda6 permanecer intocado, mas de algum modo o instalador achou interessante criar uma ou duas partições extras e zoar minha partição windows, além de instalar o manjaro na partição que eu selecionei.

Duvida: eu realmente perdi meus dados na partição do windows ou é só o manjaro que não esta conseguindo exergar a partição direito? Devo tentar restaurar o grub com a entrada windows ou já está tudo perdido e a solucao é formatar tudo? Na tela de recuperação do windows, eu joguei o comando bootrec /scanos e não foi detectada nenhuma partição com o sistema windows tambem. Se for realmente o caso, vou ficar tremendamente frustrado com o manjaro.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 25 Mai 2018, 22:23, em um total de 2 vezes.
Razão: Correção de acentuação após resolver a configuração do teclado.
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Problemas com Dual Boot

Mensagempor overlock » 25 Mai 2018, 22:29  •  MS 2

Recomendo vc verificar a integridade dos dados em modo live,se tudo estiver bem vc verá.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Problemas com Dual Boot

Mensagempor nathanmaia23 » 26 Mai 2018, 00:31  •  MS 3

Tem algum software como Disk Drill no linux? Sera que eu seria capaz de recuperar os dados que sumiram? Consigo ver apenas algumas pastas do sistema, como pasta windows, user, Program Files e Program Files (x86). A particao parece intacta se for julgar apenas pelo espaco alocado para ela.
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Problemas com Dual Boot

Mensagempor overlock » 26 Mai 2018, 14:55  •  MS 4

hum,ótimo então é só instalar o grub2 corretamente na mbr.
Editado pela última vez por overlock em 26 Mai 2018, 14:56, em um total de 1 vez.
Razão: correção
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Problemas com Dual Boot

Mensagempor nathanmaia23 » 27 Mai 2018, 19:22  •  MS 5

Eu tive que formatar a partição do windows mesmo. Eu ainda reinstalei o manjaro pra ver se eu tinha lido direito as opções de instalação e realmente nada dava a entender que as partições que não foram selecionadas seriam afetadas pelo processo. Moral da história: se você quer algo bem feito, faça você mesmo. :P Automatizar só se for formatação completa do hd. Apesar do transtorno consegui recuperar alguns arquivos com o testdisk & photorec.
Editado pela última vez por nathanmaia23 em 27 Mai 2018, 19:23, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
Avatar do usuário
nathanmaia23
Membro

 
Mensagens: 184
Registro: 01 Abr 2016, 16:47
Agradeceu: 32 vez(es)
Agradecido: 44 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Gellivara
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Problemas com Dual Boot  [Resolvido]

Mensagempor overlock » 27 Mai 2018, 20:54  •  MS 6

Hum,quando se seleciona para instalar automaticamente sem indicar as partições,por default o sistema utiliza todo o hd,nos casos de ter partições como bkp é recomendado selecionar as partições para formatação e instalação,e se atentar para não formatar a partição de bkp.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !

Esta mensagem de overlock recebeu agradecimentos de
nathanmaia23 (28 Mai 2018, 13:19)
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Problemas com Dual Boot

Mensagempor Mountaineer_br » 04 Jun 2018, 21:29  •  MS 7

nathanmaia23 escreveu:Eu tive que formatar a partição do windows mesmo. Eu ainda reinstalei o manjaro pra ver se eu tinha lido direito as opções de instalação e realmente nada dava a entender que as partições que não foram selecionadas seriam afetadas pelo processo. Moral da história: se você quer algo bem feito, faça você mesmo. :P Automatizar só se for formatação completa do hd. Apesar do transtorno consegui recuperar alguns arquivos com o testdisk & photorec.



Pode ser meio frustrante mesmo tentar fazer um hack para o Linux rodar num PC, cara... Para fazer o sistema ficar show de bola demora tipos umas semanas... Vai anotando o que for precisando fazer, por que quando da próxima vez você for reinstalar algum derivativo do Arch nessa máquina, já vai saber os procedimentos a adotar.. Cada máquina é diferente, um hack diferente... E dá-lhe hack pra ter dual boot com Windows, e hack aqui e hack lá...

E sinto dizer que a falha é sempre da pecinha na frente do computador rs..

:mrgreen: :mrgreen:
Mountaineer_br
 


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Boot device not found [RESOLVIDO]

por lujz-br » 14 Jan 2021, 10:25

Respostas: 0

Exibições: 103

14 Jan 2021, 10:25

por lujz-br Ver última mensagem

Fazer funcionar o wireless no boot

por Philipe » 18 Jun 2020, 12:13

Respostas: 3

Exibições: 311

19 Jun 2020, 00:07

por overlock Ver última mensagem

2 problemas após última atualização

por Danipru3 » 02 Mar 2021, 13:17

Respostas: 1

Exibições: 104

08 Mar 2021, 00:33

por Danipru3 Ver última mensagem

Problemas na hora de compilar usando o Codeblocks

por Kauan » 31 Ago 2020, 11:44

Respostas: 5

Exibições: 312

01 Set 2020, 10:47

por tioguda Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Voltar para Instalação/Atualização em PCs



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo