Dual boot ausente

Assuntos relacionados com o processo de instalação e atualização em desktops ou portáteis (notebook, netbook, etc.).
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Dual boot ausente

Mensagempor ricardo silveira » 31 Mai 2018, 00:03  •  MS 1

Oi gente, boa noite(dia/tarde/matina)...

Bom, eu sou usuário bem novo (e extremamente leigo) no Linux mas consegui ter sucesso na instalação no meu notebook. Entretanto no desktop está sendo um bom teste de paciência e talvez por aqui eu consiga resolver o problema mais rapidamente.

No desktop já tenho o Windows 10 instalado num HD de 60GB (um pouco menos) e pretendo instalar o Manjaro em outro HD de 600GB (na verdade já instalei tantas vezes, mas nunca dá boot). A placa-mãe é F1A55-V da Asus. Vou falar o que já tentei:


Dei boot pra instalar o Manjaro sempre por pendrive (e diferentes deles, mas vi que isso não teria diferença, ao menos parece já que a instalação é feita até o fim). Uso o Rufus, mas já usei também o Universal Installer. No Rufus, só funciona se selecionar imagem DD, a ISO parece que não inicia e o boot parte pro Windows. Bom, o meu Windows está instalado como partição MBR, vou postar imagem abaixo. Mas tentei instalar o Manjaro tanto em MBR quanto GPT.
partições.PNG



Bom, tentei usar a opção limpeza de disco, mas não funcionou (da última vez, apesar de escolher MBR no Rufus, ele instalou como GPT no Manjaro, achei estranho, mas enfim). A BIOS parece que não reconhece(ou não acha) o arquivo de boot do Manjaro ou Grub, só o Windows, só aparece o """"bendito"""" Windows boot manager.

Pesquisando em diversos sites, percebi que o mais apropriado pra instalar em dual boot era escolher o tamanho da Root (escolhia 150GB), Swap (~3GB, tenho 8GB de RAM) e home (o resto). Depois como partição EFI escolhi uma partição no HD em que o Windows está instalado, numa de 100MB, porém não deu certo também. Também instalar essa partição EFI direto na partição do Windows e daí ferrou tudo, achei que tivesse que formatar mas consegui recuperar com GParted desmarcando essa partição como ESP e Boot/EFI. Nesses casos, aconteceram alguns erros como
err.PNG


Eu pretendo continuar tentando, mas parece que a solução seja simples e talvez eu possa conseguir isso aqui.

Aqui a imagem da BIOS da minha placa-mãe. Não consegui achar Legacy Mode ou desligar modo UEFI ou algo assim, mesmo pondo senha não achei
boot.PNG


Gente, agradeço antecipadamente todo apoio e se há algo semelhante postado no fórum, peço desculpas. Procurei e não achei.

Valeu!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por ricardo silveira em 31 Mai 2018, 00:07, em um total de 1 vez.
Razão: Esqueci de escolher notificação pra mim
Avatar do usuário
ricardo silveira
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 27 Mai 2018, 12:17
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.8
Ambiente: XFCE
Repositório: Testing
Habilidade: Novice

Dual boot ausente

Mensagempor Mountaineer_br » 31 Mai 2018, 16:05  •  MS 2

Oi cara...

Parece que o seu problema é fácil de resolver sim! Comentei em um outro tópico recentemente sobre um caso de um Inspiron da Dell... ( -t5386.html )

No seu caso específico... Como você vai instalar o Manjaro em um HD separado, acredito que não tenha problema ser em MBR ou GTP... Porém, a sua BIOS vai ter que estar configurada corretamente por causa do Secure Boot da M$... *Mas eu recomendaria instalar em MBR para evitar problemas de compatibilidade com qualquer coisa depois!*

Primeiramente eu queria dar os parabéns para você que deixa alguns MBytes no começo e no final da sua unidade de HD..

Achei um manual de instruções da sua BIOS...

Me diz aí, o que você tem marcado em Boot Override? Não aparece tudo no seu print..

Em qual HD você está tentando instalar o Manjaro?

Tem o Pioneer?, e o Corsair SSD?, e o Sandisk é o um pendrive?

PS: Você está com a BIOS atualizada? No começo do ano tivemos os bugs do Meltdown e Spectres, e não estaria surpreso se sua BIOS estivesse sem atualizar e a causando errors...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 31 Mai 2018, 16:10, em um total de 2 vezes.
Razão: Adicionei texto **, PS

Mountaineer_br
 

Dual boot ausente

Mensagempor ricardo silveira » 01 Jun 2018, 12:26  •  MS 3

Oi Mountaineer_br...

Cara, muito obrigado por ajudar!

Segue o resto do boot override (a imagem está ruim, foi a melhor que consegui :-/ )
boot2.PNG


Eu quero instalar no HD WDC WD6402AAEX-00Y9A. No SSD está instalado o Windows, por enquanto.

Pelo seu comentário no post indicado, você fez menção ao UEFI e Legacy mode, só que, na minha placa-mãe, no menu da BIOS, eu não encontro essa opção em lugar algum (toda vez que entro na BIOS dou uma vasculhada na esperança de encontrar, desespero). Eu vi um vídeo no youtube de um cara que tinha o mesmo menu da Asus, em uma MB diferente, mas que tinha essa opção, affe!!!

Tá, daí eu resolvi atualizar a BIOS, vi que já estava atualizada, mas vai que, né, se sobrepor a mesma versão muda alguma coisa, por causa desses vírus... Ela resetou todas as configurações, nem iniciou o Windows, fui ver e ao que parecia foi o modo AHCI que havia sido desativado. Eu também tentei recuperar o boot MBR (uma das duas coisas, ou as duas consertaram).

Bom, depois disso eu tentei novamente instalar o Manjaro pelo Universal Installer e o desktop acusou erro no grub pelo pendrive. Fiz então pelo Rufus escolhendo imagem DD e partição MBR e tudo certo. Mas quando vou instalar no maldito HD (acho que o culpado disso tudo é o Windows, mas vai lá), ele mostra que vai instalar em GPT. Tá, são HDs separados, tudo bem, mas em todos os outros ele diz que instalaria em MBR, vai entender... De novo, fazendo toda instalação, seja uma instalação limpa ou apagando o disco, o Manjaro não inicia. Eu baixei essa nova versão nessa semana e acontece a mesma coisa que a 17.9.8 (acho que era essa, enfim). Quando seleciono manualmente pra começar pelo HD em que o Manjaro está instalado fica uma tela preta com aquele traço branco pra digitar como se estivesse processando algo, mas nunca inicia algo, ao menos visível (já deixei uma madrugada inteira).


De qualquer forma, obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
ricardo silveira
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 27 Mai 2018, 12:17
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.8
Ambiente: XFCE
Repositório: Testing
Habilidade: Novice

Dual boot ausente

Mensagempor Mountaineer_br » 01 Jun 2018, 13:37  •  MS 4

ricardo silveira escreveu:Oi Mountaineer_br...

Cara, muito obrigado por ajudar!

Segue o resto do boot override (a imagem está ruim, foi a melhor que consegui :-/ )
boot2.PNG


Eu quero instalar no HD WDC WD6402AAEX-00Y9A. No SSD está instalado o Windows, por enquanto.

De qualquer forma, obrigado



Tá certo ricardo, foi mal da minha parte... *Não* atualize a BIOS... Se está funcionando , deixe quieto... Eu estava pensando e acabei escrevendo antes de pensar bem nisso.. Isso é um tipo de coisa que a gente *não* recomenda nem pro melhor amigo... Como é que está aí..? :oops: :oops:

Como você diz que conseguiu instalar o Manjaro diversas vezes, não precisa mudar qual utilidade você está usando para gravar as imagens no Pendrive... Eu recomendaria o Etcher (cuidado, não siga meus conselhos! rs)... Como você iniciou o Instalador do pendrive, e não apareceu nenhuma mensagem de erro pedindo para você criar uma partição UEFI no Calamares (o instalador gráfico) , do contrário o sistema não faz boot mesmo, é uma questão de controlar esse Boot Override.

Será que você só vê a opção de instação em GPT por que seu HD ainda tem uma Tabela de Partições GPT nela ainda da outra instalação? Caso sim, use o Gparted e crie uma nova Tabela de partições em MBR ou GPT, sinta-se livre.

Eu não entendi esse San-Disk aí, mas se for pendrive, tire ele do USB do computador! Tem muitos boots...

A opção de Force BIOS é na realidade o modo de compatibilidade ou o equivalente ao Legacy Mode... Deixe isso ativado!

Na realidade, todos esses seus HDS que tem sistemas operacionais, você deve listá-los em 'Boot Option Priorities', que é a listagem da ordem *normal* de prioridade de boot. Mas faço isso com calma, depois. Primeiro vamos fazer o seguinte:

Desmarque todas as opções no 'Boot Override' menos do HDC WD64... que você instalou o bootloader do Manjaro... Eu acho que assim vai dar boot no seu sistema... Se não der certo, tente desativar 'Force BIOS' mas continue só um HD por vez marcado no 'Boot Override'... Tem que acertar nessas combinação e tentar boot no bootloader correto!

Mas talvez verifique se o bootloader GRUB não foi reconhecido em alguma das outras opções, uma por vez...

Não sei o que é esse 'Hard Drive BBS Priorities', mas eu acho que não deve afetar no boot do Manjaro...

Manual da placa: < https://www.manualslib.com/manual/40997 ... =65#manual >
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 01 Jun 2018, 13:44, em um total de 2 vezes.
Razão: add hipertexto; editei texto

Mountaineer_br
 

Dual boot ausente

Mensagempor ricardo silveira » 01 Jun 2018, 22:49  •  MS 5

Oi Mountaineer_br! Valeu mais uma vez!

Tranquilo quanto a atualização da BIOS, ao menos aprendi como se faz e consertei o problema (e aprendi isso também :-D )

Então, o Calamares só acusou erro na criação da montagem boot/EFI quando eu tentava misturar essa partição a uma do Windows. E dessa vez eu formatei o WD640 e instalei tudo em MBR, seja escolhendo a opção apagar disco ou com a montagem boot/EFI no SSD. Escolhi a partição de 100MB do SSD e 300MB (essa estava livre), as duas deram erro (o mesmo da foto). O que não dá erro é quanto a opção apagar disco, entretanto, essa não dá boot (não que o particionamento manual dê)!

Ah esqueci de dizer, o Sandisk é o pendrive hehe, que dava boot pra instalar o Manjaro.

Escolhi todas as combinações possíveis de boot no boot override, tanto em Force BIOS quanto Keep current. Nenhuma funcionou e todas (exceto o SSD) acusava de falta do arquivo de boot (não lembro a mensagem, mas acusava que era pra iniciar em outro dispositivo e mensagem era a mesma tanto para Force Bios ou Keep current.
Estou criando pendrive bootável pelo Etcher, talvez seja essa a última esperança.

E mais uma vez, obrigado :-)
Avatar do usuário
ricardo silveira
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 27 Mai 2018, 12:17
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.8
Ambiente: XFCE
Repositório: Testing
Habilidade: Novice

Dual boot ausente

Mensagempor Mountaineer_br » 02 Jun 2018, 00:24  •  MS 6

Eu acho que o Etcher não vai resolver esse seu problema aí não...

Olhando suas imagens originais (fotos), parece que quando você faz boot no SanDisk (com o instalador do Manjaro), ele faz boot com o UEFI, porque no Boot Override fica 'UEFI: SanDisk' (imagem número 3)...

Eu estava lendo agora há pouco que, geralmente, a UEFI funciona melhor com GPT, e a BIOS funciona melhor com MBR... Na sua segunda imagem, aparece que o HD Wd64... está com GTP (imagem número 1); e quando você vai tentar fazer o boot, a mensagem de erro (imagem número 2), ele relata que está encontrando problemas com o bootloader no UEFI...

Durante a instalação em UEFI e com GTP, eu encontrei essa mensagem:

Imagem


Você configurou certinho a partição de 300MB com ponto de montagem /boot/efi e também adicionou marcador flag 'esp'?

Bom, conferido isso tudo... Se eu entendi bem, você reformatou o WD64 para MBR... Mas não vai funcionar se o seu pendrive estiver fazendo boot em UEFI, como verificamos acima...

Ou seja, você estava no caminho correto... Vamos voltar a estratégia de instalação anterior que você estava usando... Agora que eu estava vendo a minha instalação do Manjaro, ela também está instalada em UEFI (eu já tinha até esquecido disso, faz muitos meses que instalei)... :roll: :roll:

Quando você tiver tempo e paciência, faça o seguinte: desabilite 'Force BIOS' e deixe em 'Keep Current' (são só essas duas opões né?!) para usar a UEFI; No menu de 'Boot Override', deixe selecionado somente UEFI:SanDisk e faça o boot por ele para começar a instalação;

Vamos então, criar uma tabela de partição GTP e nela, quando for criar uma nova partição, a primeira pode ser com 300 MB mesmo, como vc tinha feito, arrume ela conforme a imagem a seguir pois vai servir como a partição do UEFI; verifique sistema de arquivos fat32, ponto de montagem /boot/efi e marcadores esp;

Imagem


Faça também uma partição para o / ; faça outras se quiser para o /home por exemplo; se não, faça só mais essa do / ;

Depois de concluir a instalação, deixe como 'Keep current' no Option ROM Messages; e no Boot Override deixe marcado somente o WD64... Aqui é importante você fazer boot no UEFI mesmo e fazer boot no WD64, ou se aparecer uma opção com o bootloader do GRUB em UEFI, tente ele também!

O problema com certeza são nessas opções de boot, ou na instalação do bootloader GRUB...

Achei um ótimo tutorial, também, tente ler ele :

https://manjarobrasil.wordpress.com/201 ... jaro-uefi/


Como última opção, você também poderá tentar usar o Manjaro Archtect para instalalá-lo, ao invés do Calamares..
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 02 Jun 2018, 01:04, em um total de 4 vezes.
Razão: adicionei texto, atualizei uma imagem
Mountaineer_br
 

Dual boot ausente

Mensagempor ricardo silveira » 04 Jun 2018, 21:16  •  MS 7

Fera, mais uma vez sou grato pelo apoio. Eu me dediquei somente aos estudos neste find e como as aulas recomeçaram devido ao fim da greve, vou adiar esse problema para o próximo find ou talvez para o começo de julho, quando começam as férias.

Eu me lembro que sempre que escolhi particionamento manual, eu flaguei a partição boot/efi com esp e boot/efi (ou algo assim). Da primeira vez eu não fiz e o Calamares me avisou que poderia não funcionar, então sempre voltava quando esquecia e colocava isso. Mas o resultado era o mesmo, talvez se eu não flagar como boot/efi e sim como boot dá certo.

Uma das minhas instalações foi baseada neste site que mencionaste, mas esse tutorial específico eu nunca segui. Tentarei da próxima vez.

Saudações,
Ricardo Silveira
Avatar do usuário
ricardo silveira
Novato

 
Mensagens: 5
Registro: 27 Mai 2018, 12:17
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.8
Ambiente: XFCE
Repositório: Testing
Habilidade: Novice

Dual boot ausente

Mensagempor Mountaineer_br » 05 Jun 2018, 18:32  •  MS 8

Cara beleza... Desculpe-me pelas bolas fora, eu sou iniciante no Manjaro tb... Mas estamos aí tentando ajudar, beleza... Bons estudos e até a próxima! :mrgreen: :mrgreen: :geek:
Mountaineer_br
 

Dual boot ausente

Mensagempor Mountaineer_br » 09 Ago 2018, 17:25  •  MS 9

No Boot Option Priority, você deveria ter deixado, em primeiro lugar, a opção UEFI:[nome da partição de boot]. Se você clicar no quadradrinho das opções, vai poder adicionar um arquivo X.efi que fica na pasta /boot/efi , no seu caso, você criou uma partição só para isso... Enfim cara, queria ter podido ajudar mais na época, mas acontece que eu tive que reinstalar os sistemas no meu compuatdor e descobri que era isso... Abraço,
Mountaineer_br
 


Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Fazer funcionar o wireless no boot

por Philipe » 18 Jun 2020, 12:13

Respostas: 3

Exibições: 311

19 Jun 2020, 00:07

por overlock Ver última mensagem

Boot device not found [RESOLVIDO]

por lujz-br » 14 Jan 2021, 10:25

Respostas: 0

Exibições: 103

14 Jan 2021, 10:25

por lujz-br Ver última mensagem

Voltar para Instalação/Atualização em PCs



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

^ Voltar ao Topo