Yaourt descontinuado  [Resolvido]

Assuntos relacionados a utilização do Arch Community Repository.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Yaourt descontinuado

Mensagempor r_costa » 24 Jul 2019, 13:37  •  MS 11

overlock escreveu:
No mais, só tenho uma dúvida com relação a atualização: O comando pacman -Syu tb atuaizará os pacotes do AUR? Mais uma vez, obrigado pela ajuda!


Não,para atualizar tem que fazer da mesma forma só muda o source,ou via {pamac,octopi} ou pelo terminal com o yay


Então, no meu caso que não tenho o octopi e o pamac, de qualquer forma o yay se faz necessário, certo? Seria seguro utilizá-lo para baixar e instalar os pacotes do AUR? E sendo assim, eu sempre que for atualizar o sistema, eu o faria duas vezes: com o pacman, para os oficiais e o yay para aur, está correto?
De antemão, deixo aqui mais uma vez meus agradecimentos e peço que perdoe minha ignorância no assunto e tb por ter me alongado tanto na postagem.
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor overlock » 24 Jul 2019, 19:48  •  MS 12

O yay parece seguro,e não precisa usar os 2,você pode atualizar o sistema com um yay -Syua(não precisa de modo root ou sudo),eu não o utilizo então não posso afirmar se é realmente seguro,eu utilizo o método que te indiquei que pra mim é o melhor.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor r_costa » 24 Jul 2019, 22:00  •  MS 13

overlock escreveu:O yay parece seguro,e não precisa usar os 2,você pode atualizar o sistema com um yay -Syua(não precisa de modo root ou sudo),eu não o utilizo então não posso afirmar se é realmente seguro,eu utilizo o método que te indiquei que pra mim é o melhor.


Entendo... sendo assim, prefiro seguir seu método, baixar os pacotes e instalar conforme vc descreveu, Mas com relação à atualização do sistema, como é que fica? Me refiro ao fato de tb atualizar esses pacotes baixados do aur. Neste caso, seria somente com uso do pamac ou octopi, já que eu não uso o yay, está correto?
Editado pela última vez por r_costa em 24 Jul 2019, 22:14, em um total de 1 vez.
Razão: Esqueci uma informação adicional
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor overlock » 25 Jul 2019, 11:50  •  MS 14

Se você for seguir o método tradicional no qual exige uma atenção aos pacotes instalados fora do repositório,será de sua responsabilidade os manter atualizado,mas não é difícil,só ficar de olho no aur para ver quando sai novas versões,a vantagem de usar esse método tradicional é que você não precisa esperar atualizações só pegar o fonte do programa e ajustar o PKGBUILD muito fácil,e simples.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !

Esta mensagem de overlock recebeu agradecimentos de
r_costa (25 Jul 2019, 13:17)
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor r_costa » 25 Jul 2019, 13:21  •  MS 15

overlock escreveu:Se você for seguir o método tradicional no qual exige uma atenção aos pacotes instalados fora do repositório,será de sua responsabilidade os manter atualizado,mas não é difícil,só ficar de olho no aur para ver quando sai novas versões,a vantagem de usar esse método tradicional é que você não precisa esperar atualizações só pegar o fonte do programa e ajustar o PKGBUILD muito fácil,e simples.


Certo. Pretendo usar o método tradicional, mas infelizmente, não encontrei na wiki algo sobre como devem ser feitos esses passos que vc indicou. Lá apenas diz que precisa ser feito, mas não como. Sou realmente leigo no assunto. Vc teria algum site com tutorial para indicar?
Obrigado pela ajuda!
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor overlock » 25 Jul 2019, 14:05  •  MS 16

É porque é simples assim como te indiquei não tem segredo,é só baixar a pasta com o PKGBUILD entrar na pasta e dar os comandos,só apresentará problemas com dependências e com sources desatualizados,mas muito simples de resolver,mas se tiver algum problema estamos por aqui para ajuda-lo.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !

Esta mensagem de overlock recebeu agradecimentos de
r_costa (25 Jul 2019, 14:51)
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor r_costa » 25 Jul 2019, 14:52  •  MS 17

overlock escreveu:É porque é simples assim como te indiquei não tem segredo,é só baixar a pasta com o PKGBUILD entrar na pasta e dar os comandos,só apresentará problemas com dependências e com sources desatualizados,mas muito simples de resolver,mas se tiver algum problema estamos por aqui para ajuda-lo.


Ah sim, me desculpe, creio que não me expressei corretamente. Me refiro à atualização do pacote. É feita do mesmo jeito? Baixar o PKDBUILD e fazer como se fosse instalar tudo de novo?
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor overlock » 25 Jul 2019, 18:32  •  MS 18

Hum,sim,nova instalação sobreporem a versão antiga do programa,na verdade nos só estamos preparando o programa criando o pacote para o pacman gerenciar,é ele quem instala e desinstala por isso do comando sudo pacman -U programa.pkg.tar.xz
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !

Esta mensagem de overlock recebeu agradecimentos de
r_costa (25 Jul 2019, 18:43)
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor r_costa » 25 Jul 2019, 18:52  •  MS 19

overlock escreveu:Hum,sim,nova instalação sobreporem a versão antiga do programa,na verdade nos só estamos preparando o programa criando o pacote para o pacman gerenciar,é ele quem instala e desinstala por isso do comando sudo pacman -U programa.pkg.tar.xz


Realmente muito simples... apenas ficar do olho no aur, e caso haja atualização, baixar e fazer o procedimento de instalação...
E eu achando que teria que desinstalar e só depois instalar a atualização. Sendo assim, não terei necessidade de usar YAY ou algo do tipo, até porque, são poucos pacotes do aur que precisarei instalar.
Meu caro, mais uma vez, muitíssimo obrigado por sua ajuda. Me ajudou muito!
Grande abraço!
Avatar do usuário
r_costa
Aprendiz

 
Mensagens: 40
Registro: 18 Jan 2017, 10:08
Agradeceu: 23 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: .20.0
Ambiente: LXQt
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Yaourt descontinuado

Mensagempor overlock » 25 Jul 2019, 19:40  •  MS 20

Que bom que pude ajudar,qualquer dúvida ou problema estamos por aqui para ajuda-lo,não tenha medo de se aventurar no sistema,se der chabú nos ajudamos.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !

Esta mensagem de overlock recebeu agradecimentos de
r_costa (29 Jul 2019, 20:53)
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

AnteriorPróximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Yaourt?

por Renan Rischiotto » 09 Jan 2021, 17:53

Respostas: 3

Exibições: 184

10 Jan 2021, 14:12

por tioguda Ver última mensagem

Voltar para AUR



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo