Apresentação

A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, vamos dar boas-vindas aos recém-chegados.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar. A apresentação é obrigatória aos UsuáriosOn, então, apresentem-se a comunidade!

Apresentação

Mensagempor Jarberok » 11 Jul 2018, 19:53  •  MS 1

Oi pessoal.

Meu nome é Andre, eu conheci o Linux há mais de 10 anos quando um amigo me deu um mini live CD com o Kurumin. De lá pra cá já usei Ubuntu, Kubuntu, Mint, Debian, KDE Neon, e agora decidi sair um pouco dos derivados do Debian e experimentar o Manjaro.

Estou me adaptando às diferenças, pelo que estou sentindo até agora as ferramentas próprias do Manjaro (Octopi, Gerenciador de Configurações, etc.) são muito eficientes, e o KDE é mais bem acabado e estável que nas outras distribuições que eu usei. Por outro lado, os repositórios oficiais são relativamente pequenos e tenho que apelar com frequência ao AUR, e tem sido comum não conseguir instalar alguns pacotes de lá (dá erro durante a instalação). Apesar disso, tenho encontrado substitutos para os programas que não consigo instalar, então decidi manter o Manjaro como meu sistema principal.

Não trabalho com TI, sou apenas um usuário entusiasta do software livre.
Avatar do usuário
Jarberok
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 11 Jul 2018, 18:40
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux KDE
Versão: 17.1.11
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Apresentação

Mensagempor overlock » 11 Jul 2018, 20:52  •  MS 2

Olá seja bem vindo ao mundo manjaro,é diferente mas no fundo mais simples do que imagina,seguro,estável,logo se adaptará,e qualquer dúvida ou problema estamos por aqui para ajuda-lo.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Apresentação

Mensagempor Richether » 12 Jul 2018, 07:57  •  MS 3

Bem vindo
Avatar do usuário
Richether
Membro

 
Mensagens: 106
Registro: 24 Set 2017, 12:19
Localização: Brasil
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 26 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.2
Ambiente: MATE
Repositório: Testing
Habilidade: Intermediate

Apresentação

Mensagempor Mountaineer_br » 12 Jul 2018, 10:47  •  MS 4

Legal, espero que o Manjaro faça sua cabeça.

Queria perguntar, quais programas você tentou instalar pelo AUR que não deram certo?

Você sabe usar o yaourt e o aurman?
Mountaineer_br
 

Apresentação

Mensagempor Jarberok » 12 Jul 2018, 22:40  •  MS 5

Obrigado pela recepção pessoal.

Mountaineer_br escreveu:Legal, espero que o Manjaro faça sua cabeça.

Queria perguntar, quais programas você tentou instalar pelo AUR que não deram certo?

Você sabe usar o yaourt e o aurman?


Eu uso o yaourt clicando na cara de alien no Octopi. Mas ainda não tinha ouvido falar no aurman e não sei do que se trata.

Eu tentei instalar o Firefox KDE por curiosidade. Mas o script dá uma mensagem erro acusando falta de espaço, o que não faz sentido porque eu tenho mais de 30GB livres na partição raiz e mais de 800GB livres na partição home. E a instalação demora bastante. Mas isso não chega a ser um problema sério.

O problema maior foi eu não conseguir instalar o LinuxDC++. O pacote tá no AUR, mas dava erro na instalação. Eu quase desisti do Manjaro por causa disso, mas resolvi procurar uma solução antes, o que deu trabalho porque tem muito pouca informação em português na internet sobre DC++ no Linux. Então eu comecei a procurar em inglês mesmo, e descobri o AirDC++ e o EiskaltDC++. Os dois estão no AUR, mas o primeiro eu achei estranho por ser um formato diferente da interface gráfica padrão. Nem tentei instalar. Já o EiskaltDC++ eu consegui instalar, mas só a versão pra Qt4 (a versão pra Qt5 também está no AUR, mas é outro pacote que dá erro ao tentar instalar). Ele é bem parecido com o LinuxDC++ e tá funcionando bem.

Outra coisa em que eu apanhei foi fazer o gufw funcionar. Ele está nos repositórios oficiais e a instalação correu normalmente, mas o programa não rodava nem pelo terminal. Então descobri que ele roda pelo terminal usando sudo gufw-pkexec $c_user. Editei o atalho, inserindo esse comando no menu do KDE, mas pelo menu ele continuou não rodando! Até que eu cliquei no atalho com o botão direito do mouse, fui na opção "Editar aplicativo" e marquei a caixa "Executar pelo terminal". Agora o atalho funciona e o gufw abre, mas uma janela do terminal abre junto...
Avatar do usuário
Jarberok
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 11 Jul 2018, 18:40
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux KDE
Versão: 17.1.11
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Apresentação

Mensagempor overlock » 13 Jul 2018, 00:39  •  MS 6

Quando for assim Jarberok,abra um tópico se não haver(com seu problema)e coloque os detalhes dos erros,quia nos te ajudamos a resolver.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Apresentação

Mensagempor Mountaineer_br » 13 Jul 2018, 08:25  •  MS 7

Caro Jarberok,

Obrigado pela resposta; já estou querendo ajudar por aqui mesmo como boas-vindas...

Eu tentei instalar o linuxdcpp pelo yaourt e tive o mesmo erro que você por falta de espaço;

Fui investigar o meu sistema, e não era que minha pasta de /home e minha pasta de usuário estavam com as as configurações de permissões e posse erradas! Por sorte, eu vinha operando recentemente somente nas pastas de Downloads e Desktop, que estavam com as permissões corretas e por isso esse problema passou despercebido para mim...


Antes de poder passar uns comandos para poder arrumar isso ( chown e chmod), temos que confirmar se é o mesmo problema, pode me dizer?: quando você está no Explorador de Arquivos do KDE (não sei qual é), e está na pasta /home, quanto de espaço livre paarece para você? E quando você entra em /home/[nomesuario] ?

Na realidade, quero ver se em uma pasta ocorre de você ter espaço disponível e em outras não...
Mountaineer_br
 

Apresentação

Mensagempor Jarberok » 13 Jul 2018, 11:48  •  MS 8

overlock escreveu:Quando for assim Jarberok,abra um tópico se não haver(com seu problema)e coloque os detalhes dos erros,quia nos te ajudamos a resolver.


Tá ok. É que como o papo com o Mountaineer_br começou aqui, eu fui respondendo. Dá próxima coloco no lugar certo.



Mountaineer_br escreveu:Caro Jarberok,

Obrigado pela resposta; já estou querendo ajudar por aqui mesmo como boas-vindas...

Eu tentei instalar o linuxdcpp pelo yaourt e tive o mesmo erro que você por falta de espaço;

Fui investigar o meu sistema, e não era que minha pasta de /home e minha pasta de usuário estavam com as as configurações de permissões e posse erradas! Por sorte, eu vinha operando recentemente somente nas pastas de Downloads e Desktop, que estavam com as permissões corretas e por isso esse problema passou despercebido para mim...


Antes de poder passar uns comandos para poder arrumar isso ( chown e chmod), temos que confirmar se é o mesmo problema, pode me dizer?: quando você está no Explorador de Arquivos do KDE (não sei qual é), e está na pasta /home, quanto de espaço livre paarece para você? E quando você entra em /home/[nomesuario] ?

Na realidade, quero ver se em uma pasta ocorre de você ter espaço disponível e em outras não...



Muito obrigado!
Tanto minha pasta /home quanto a pasta de usuário mostram 800GB livres. Mas a pasta /home tem como proprietário o usuário root e as permissões são que só o proprietário pode modificar o conteúdo. De fato, quando eu tento copiar um arquivo para a pasta /home, dá acesso negado. A pasta /home deveria ter permissão de modificação para o usuário comum?

Já a pasta de usuário tem como proprietário o usuário comum, e consigo salvar informações nela normalmente.
Avatar do usuário
Jarberok
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 11 Jul 2018, 18:40
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux KDE
Versão: 17.1.11
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Apresentação

Mensagempor overlock » 13 Jul 2018, 12:36  •  MS 9

A pasta Home é padrão e por segurança ser do root,mas a do usuário tem que ter permissões para o usuário e grupo do usuário,na compilação é usada a pasta tmp,e ele deve estar reclamando de espaço na pasta tmp(já tive problema com isso,por isso que deixo a pasta tmp com no mínimo 70G saparado,e não tive mais problema)e não consegui descobrir o motivo disso ocorrer.

Obs:Já estamos fugindo do assunto apropriado para sala,vou trancar o tópico e peço para o Jarberok abrir um tópico na sala apropriada para melhor ajudá-lo.
Editado pela última vez por overlock em 13 Jul 2018, 12:40, em um total de 1 vez.
Razão: Notificação
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Apresentação

Mensagempor caffilhobr » 23 Jul 2018, 11:21  •  MS 10

Seja bem vindo Andre.
Avatar do usuário
caffilhobr
Veterano

 
Mensagens: 651
Registro: 09 Ago 2014, 23:25
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.12
Ambiente: XFCE
Repositório: stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Apresentação e Boas-vindas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante

^ Voltar ao Topo