Olá pessoal,
Este tópico pode ajudar também alguém com um problema parecido. Começo dizendo que o meu problema está parcialmente resolvido.
O que acontecia era o seguinte... As redes Wireless próximas apareciam mas ao tentar conectar ficava pedindo a senha sem parar e as vezes a rede até sumia e depois reaparecia. Estava impossível usar a Wifi com o Manjaro através do NetworkManager. Apesar disso, eu utilizei o próprio NetworkManager no Arch com o mesmo PC antes de migrar para o Manjaro e usava a mesma Wifi sem problemas. Chequei tudo... Kernel, Firmware, se o serviço estava habilitado, se o módulo estava ok, etc...
Tentei todos os recursos da Arch Wiki até que resolvi provisoriamente o problema ao desligar a randomização do mac adress diretamente no arquivo de configuração do NetworkManager. Se mais alguém tiver um problema parecido, pode tentar o mesmo. Mas se não funcionar, desfaça.
O que me deixou intrigado foi que ao usar o NetworkManager no Arch Linux eu não tive esse problema. Na verdade essa randomização de MAC Adress é habilitada por padrão e é vantajosa, pois serve para aumentar a privacidade do usuário. E eu sei que desligá-la funcionou, mas gostaria de saber se há algum outro modo de corrigir esse bug, pois eu gostaria de poder reabilitar a customização de MAC Adress no NetwokManager.
Alguém com mais conhecimento do que eu pode me ajudar a reabilitar esse recurso e ainda assim conseguir conectar a minha Wifi?
Ps.:
Para aqueles que estiverem com esse mesmo problema e quiserem tentar o que eu fiz:
Link para essa operação na Arch Wiki:
https://wiki.archlinux.org/index.html/Ne ... domization
É só abrir um terminal e mandar esse comando:
$ sudo nano /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf
Ele vai abri e arquivo, daí é adicionar umas duas linhas vazias e o texto abaixo:
[device]
wifi.scan-rand-mac-address=no
Após copiar esse texto, é só pressionar "Ctrl + O" e depois "Enter" para salvar e "Ctrl + X" para sair do nano.
Quem quiser usar o "vi" substitua no comando "nano" por "vi" e depois de editar o arquivo basta dar ":wq" (w de write - escrever/salvar e q de quit - sair ).
Depois reiniciar o PC e torcer para dar certo... kkkkkkk
Como o Manjaro é uma distribuição que atrai muitos iniciantes, como eu. Vou explicar o comando para aqueles que sabem muito pouco sobre linux e querem fazer o que eu fiz... É importante saber o que um comando faz para não fazer besteira no seu sistema.
sudo é para executar algo como super usuário (esse todo mundo deve saber)
"nano" é um programa de editar texto que roda no terminal, pode ser usado outro (vi, vim, entre outros)
"/etc/NetworkManager/NetworkManager.conf" é o caminho do arquivo de configuração do NetworkManager (importante usar as maiúsculas e minúsculas certol, pois o Linux reconhece e difere elas)
De todo modo recomendo fortemente a todos que pesquisem nas Wikis e nos Fóruns, pois as vezes a solução é mais simples do que parece. E nem sempre há necessidade de mexer num arquivo de configuração.