Arquivos temporários  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Arquivos temporários

Mensagempor lovelace » 13 Ago 2018, 13:28  •  MS 1

Primeiramente, bom dia, boa tarde, ou boa noite!

Gostaria de saber como remover os arquivos temporários que causam morosidade no sistemas.
Sei que tem a pasta /tmp/ que é responsável por armazenar algum desses arquivos, mas acredito que devem ter outras, alguém poderia me ajudar?
Por exemplo, no Ruindowns(Brincadeirinha :lol: ) temos:
Temp <- Do usuário;
TEMP <- Do Sistema Operacional;
e Prefetch <- Não sei ao certo, mas sei que são arquivos temporários.
Editado pela última vez por Holmes em 13 Ago 2018, 14:44, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
lovelace
Novato

Registro: 11 Jun 2018, 15:58
Agradeceu: 5 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Hakoila
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Arquivos Temporários

Mensagempor overlock » 13 Ago 2018, 14:34  •  MS 2

No linux vc não tem no que se preocupar com "morosidade".
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps

Arquivos temporários

Mensagempor edjen » 13 Ago 2018, 15:14  •  MS 3

Para excluir esses arquivos quando eu quero, costumo usar o BleachBit está nos repositórios

Use com cuidado, não tive problema algum.

É muito bom para limpar o Firefox - cuidado com as senhas

Limpa o cache e tem outras funções

Boa sorte !
Imagem
Liberdade é poder escolher !

Esta mensagem de edjen recebeu agradecimentos de
lovelace (14 Ago 2018, 14:03)
edjen
Aprendiz

Registro: 20 Jan 2015, 20:09
Agradeceu: 6 vez(es)
Versão: 20.2 Nibia
Ambiente: XFCE
Habilidade: Intermediate

Arquivos temporários  [Resolvido]

Mensagempor Mountaineer_br » 13 Ago 2018, 16:47  •  MS 4

É bem verdade que o sistema de arquivos do ext4 não fragmenta os arquivos praticamente... Mas sempre tem uns 0,2 - 0,6 %, dá para ver sempre na hora do boot, quando você desliga a opção de "quiet" nos parâmetros do kernel...

O BleachIt dá uma ideia de onde você deve procurar os arquivos que dá para deletar. ... Cara eu tenho umas máquinas com RWindow$ e o Windows 10 consome muito,muito espaço de HD... Daí você vai nos fóruns da comunidade do Windows e eles dizem que "Tudo tem um sentido de estar no RWindow$, então não delete nenhum arquivo do sistema porque blá blá blá se está lá é porque você vai precisar"... No mundo GNU, se você achar um arquivo, é só procurar no google para quê ele serve, e se não for servir para você, nem como dependência de outro aplicativoe e nem para o núcleo do sistema, poderá deletá-lo sem maiores problemas...

Umas pastas queme recordo de cabeça que você deve investigar são:

Código: Selecionar todos
/tmp
-- claro, porém, mais especificamente:

/tmp/yaourt-tmp-$USER

Observe que o Pamac (que usa o pacman), guarda o cache das três últimas versões dos pacotes atualizados no seu sistema. Então, pode ocorrer que você esteja acumulando vários pacotes de versões antigas dos seus aplicativos, e pode até ser de aplicativos que você já desinstalou. Se você deletar todas as versões anteriores dos pacotes e fizer uma atualização mal-sucedida, vai ter que recuperar os pacotes de versões anteriores nos Arquivos do Manjaro Linux (http://manjaro.github.io/archive/) de forma manual e fazer o downgrade... Você também poderá configurar no Pamac quantas versões anteriores dos pacotes você deseja manter...

/var/cache/pacman/pkg

E se você usa o aurman também,

/home/*$USER/.cache/.aurman

(se não me engano, faz tempo que não uso ele e estou sem o cache dele agora para verificar)

Na pasta
/home/$USER/.cache/
tem outras coisas de outros aplicativos que você poderá dar uma olhada...

Tem uma outra coisa, se você usa várias partições, vários sistemas, deleta as coisas de contas diferentes logado como root ou como outros usuários e tal, vale a pena você dar uma olhada nas pastas :

/home/$USER/.local/share/Trash

Se deletou algo como root:

/root/.local/share/Trash

E dê uma procuradas por pastas .Trash tipo em /home , encontrei algumas vezes porque estava usando maquinas virtuais e elas acessavam a minha /home, mas eu não sei, só sei que encontrei coisas absurdar em pastas .Tash no meu sistema que *não* estavam na lixeira e nem excluídas...

Mountaineer_br

Arquivos temporários

Mensagempor lovelace » 14 Ago 2018, 14:07  •  MS 5

Mountaineer_br escreveu:É bem verdade que o sistema de arquivos do ext4 não fragmenta os arquivos praticamente... Mas sempre tem uns 0,2 - 0,6 %, dá para ver sempre na hora do boot, quando você desliga a opção de "quiet" nos parâmetros do kernel...

O BleachIt dá uma ideia de onde você deve procurar os arquivos que dá para deletar. ... Cara eu tenho umas máquinas com RWindow$ e o Windows 10 consome muito,muito espaço de HD... Daí você vai nos fóruns da comunidade do Windows e eles dizem que "Tudo tem um sentido de estar no RWindow$, então não delete nenhum arquivo do sistema porque blá blá blá se está lá é porque você vai precisar"... No mundo GNU, se você achar um arquivo, é só procurar no google para quê ele serve, e se não for servir para você, nem como dependência de outro aplicativoe e nem para o núcleo do sistema, poderá deletá-lo sem maiores problemas...

Umas pastas queme recordo de cabeça que você deve investigar são:

/tmp
-- claro, porém, mais especificamente:

/tmp/yaourt-tmp-$USER

Observe que o Pamac (que usa o pacman), guarda o cache das três últimas versões dos pacotes atualizados no seu sistema. Então, pode ocorrer que você esteja acumulando vários pacotes de versões antigas dos seus aplicativos, e pode até ser de aplicativos que você já desinstalou. Se você deletar todas as versões anteriores dos pacotes e fizer uma atualização mal-sucedida, vai ter que recuperar os pacotes de versões anteriores nos Arquivos do Manjaro Linux (http://manjaro.github.io/archive/) de forma manual e fazer o downgrade... Você também poderá configurar no Pamac quantas versões anteriores dos pacotes você deseja manter...

/var/cache/pacman/pkg

E se você usa o aurman também,

/home/*$USER/.cache/.aurman

(se não me engano, faz tempo que não uso ele e estou sem o cache dele agora para verificar)

Na pasta
/home/$USER/.cache/
tem outras coisas de outros aplicativos que você poderá dar uma olhada...

Tem uma outra coisa, se você usa várias partições, vários sistemas, deleta as coisas de contas diferentes logado como root ou como outros usuários e tal, vale a pena você dar uma olhada nas pastas :

/home/$USER/.local/share/Trash

Se deletou algo como root:

/root/.local/share/Trash

E dê uma procuradas por pastas .Trash tipo em /home , encontrei algumas vezes porque estava usando maquinas virtuais e elas acessavam a minha /home, mas eu não sei, só sei que encontrei coisas absurdar em pastas .Tash no meu sistema que *não* estavam na lixeira e nem excluídas...

Oloco cara, obrigado, tópico super elaborado e enriquecido de conteúdo, vou dar uma olhada, e seguir as dicas.
lovelace
Novato

Registro: 11 Jun 2018, 15:58
Agradeceu: 5 vez(es)
Versão: Hakoila
Ambiente: KDE