É bem verdade que o sistema de arquivos do ext4 não fragmenta os arquivos praticamente... Mas sempre tem uns 0,2 - 0,6 %, dá para ver sempre na hora do boot, quando você desliga a opção de "quiet" nos parâmetros do kernel...
O BleachIt dá uma ideia de onde você deve procurar os arquivos que dá para deletar. ... Cara eu tenho umas máquinas com RWindow$ e o Windows 10 consome muito,muito espaço de HD... Daí você vai nos fóruns da comunidade do Windows e eles dizem que "Tudo tem um sentido de estar no RWindow$, então não delete nenhum arquivo do sistema porque blá blá blá se está lá é porque você vai precisar"... No mundo GNU, se você achar um arquivo, é só procurar no google para quê ele serve, e se não for servir para você, nem como dependência de outro aplicativoe e nem para o núcleo do sistema, poderá deletá-lo sem maiores problemas...
Umas pastas queme recordo de cabeça que você deve investigar são:
- Código: Selecionar todos
/tmp
-- claro, porém, mais especificamente:
/tmp/yaourt-tmp-$USER
Observe que o Pamac (que usa o pacman), guarda o cache das três últimas versões dos pacotes atualizados no seu sistema. Então, pode ocorrer que você esteja acumulando vários pacotes de versões antigas dos seus aplicativos, e pode até ser de aplicativos que você já desinstalou. Se você deletar todas as versões anteriores dos pacotes e fizer uma atualização mal-sucedida, vai ter que recuperar os pacotes de versões anteriores nos Arquivos do Manjaro Linux (
http://manjaro.github.io/archive/) de forma manual e fazer o downgrade... Você também poderá configurar no Pamac quantas versões anteriores dos pacotes você deseja manter...
/var/cache/pacman/pkg
E se você usa o aurman também,
/home/*$USER/.cache/.aurman
(se não me engano, faz tempo que não uso ele e estou sem o cache dele agora para verificar)
Na pasta
/home/$USER/.cache/
tem outras coisas de outros aplicativos que você poderá dar uma olhada...
Tem uma outra coisa, se você usa várias partições, vários sistemas, deleta as coisas de contas diferentes logado como root ou como outros usuários e tal, vale a pena você dar uma olhada nas pastas :
/home/$USER/.local/share/Trash
Se deletou algo como root:
/root/.local/share/Trash
E dê uma procuradas por pastas .Trash tipo em /home , encontrei algumas vezes porque estava usando maquinas virtuais e elas acessavam a minha /home, mas eu não sei, só sei que encontrei coisas absurdar em pastas .Tash no meu sistema que *não* estavam na lixeira e nem excluídas...