nathanmaia23 escreveu:Entendi.
Perguntei isso porque o Manjaro me parece bastante estável e eu estranho um pouco quando vejo algumas pessoas falando que ele não é tão estável sem mostrar alguma experiência que elas tenham tido pra confirmar o que elas estão dizendo. O que eu mais vejo acontecer no manjaro, sempre no computador dos outros aqui no forum brasileiro e no internacional, são problemas de compatibilidade com hardware e alguns problemas em atualizações grandes do sistema. Mas aqui mesmo eu não tive nenhum. Nada perto do que passei no Opensuse(que eu gostava muito) e Elementary que quebravam pra valer com mais frequencia que a minha paciencia de monge suporta. haha
As vezes a equipe do manjaro gosta das mesmas marcas de eletrônicos que eu e dão um melhor suporte para elas do que o ubuntu kk. Vai saber... as vezes tenho a impressão de que estou nadando contra a corrente vendo uma preferência tão forte pelo mint que tantos usuários tem, mas quando testo o sistema, não consigo entender como tem gente que prefere lidar com os pacotes do jeito deles ao invés do jeito que o manjaro faz.
Eu tenho o mesmo pensamento que você em partes, o Manjaro sempre foi muito estável para mim, as vezes que quebrei ele foi descuido meu kk.
Mas a parte de hardware incompatível já é algo que no Debian é mais raro, ele costuma ter um suporte maior a hardware antigo, não sei como fica o mais recente, também é algo meio fora da minha realidade, meu hardware é simplesmente comum kk. Sobre as grandes atualizações que quebram é algo que também não costuma ocorrer no Debian, Centos e etc.
Só que ambas situações são coisas que dependem muito do usuário, eu quando atualizo o Manjaro sempre faço pelo terminal e fico de olho nas mensagens, sempre leio os detalhes de atualização no fórum, antes de mexer em driver e kernel dou uma pesquisada, mas tem usuários que não tem esse empenho e querem só usar o sistema, aí entra o Mint da vida. E tem os casos para servidores e computadores corporativos, que Debian ou Centos e afins são mais recomendados por não precisar atualizar toda semana, ter pacotes mais testados com correções de segurança e etc etc etc.
Sobre pacotes, o pacman é o melhor gerenciador que já usei, gerencia muito bem as dependencias, é simples de usar mesmo no terminal.
Tenho o Xubuntu junto no meu hd e o apt-get funciona bem. O que não gosto muito no ubuntu são os ppas, evito usar ao máximo. Em contra partida uma vantagem que os debians e filhos têm, na minha opinião, é a possibilidade de você ter um arquivo .deb e conseguir instalar ele dando dois cliques. Mas não é algo que me faz querer sair do Manjaro e usar Ubuntu.
Não sei se isso esclarece algo ou só confunde mais, mas é mais ou menos o que penso haha
abraço