O Manjaro planeja se livrar do pacman

Tem notícias importantes sobre o Manjaro Linux? Relate aqui!
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor José da Silva Sauro » 05 Set 2018, 17:49  •  MS 11

Cristopher escreveu:Bom, pelo menos a grande maioria dos usuários do Arch e Manjaro só vêem vantagens no uso do pacman, que muitos consideram um dos melhores gerenciador de pacotes linux.


Eu não sou usuário de Arch em si. Gosto do Manjaro porque tem um ciclo de atualizações mais racional. Ao contrário do Arch que é aquela loucura de update. Só fiquei em Arch-baseds por causa do Pacman. Cheguei a usar o Antergos por um tempo (sai por causa do excesso de atualizações). Agora, que o Pacman é muito prático é.

Eu, a algum tempo, sempre tenho duas distros instaladas no pc, e vário o uso delas, porém, sempre uso as duas. A principal é o Manjaro (xfce) e a partição de testes sempre tem alguma outra distro (que não seja arch-based). Atualmente estou com o Ubuntu. Se colocar lado a lado o Apt com o Pacman, a gente vê a simplicidade e até a forma intuitiva que se pode usar o Pacman. Não que o Apt não seja bom (ele tem funções bem interessantes também), mas, ele é bem, bem, menos simples de compreender que o Pacman. Se você ler a man page o Pacman, já sai entendendo a maior parte das funções do gerenciador, sem muita dificuldade. Você lê a man page do Apt e tem que ler de novo e reler para tirar a dúvida.

Em outras palavras, eu, como vários no tópico do fórum oficial, vou mudar de distro, se abandonarem o Pacman. Acho que até partirei para o Arch puro. :roll:

https://forum.manjaro.org/t/replacing-pacman-via-pamac-cli/56135
José da Silva Sauro
Aprendiz

 
Mensagens: 66
Registro: 20 Ago 2015, 16:42
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 8 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.0
Ambiente: Xfce
Repositório: Stable
Habilidade: Iniciante

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor Cristopher » 06 Set 2018, 14:39  •  MS 12

O apt já é bem difundido pela quantidade de derivados Debian existentes hoje, tanto que geralmente é a primeira experiência para muitos que estão começando no mundo linux. Justamente por isso acho que é o gerenciador mais difundido. Mas falou uma coisa certa, o pacman é bem mais simples de usar e entender, com isso fica muito mais fácil usar o terminal com ele do que apt.
Eu já uso o Ach na segunda partição da minha maquina, show de bola o sistema. O lance de update toda semana é que deixa ele sempre atualizado rapidamente.
Editado pela última vez por Cristopher em 06 Set 2018, 14:40, em um total de 1 vez.
Razão: ortografia
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás a verdade.
Avatar do usuário
Cristopher
Aprendiz

 
Mensagens: 84
Registro: 26 Mai 2018, 11:42
Agradeceu: 27 vez(es)
Agradecido: 17 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.10
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: noob

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor overlock » 08 Set 2018, 10:40  •  MS 13

Não é o {intuito} do tópico comparar gerenciadores de pacotes,mas na minha opinião e experiência o pacman só perde feio para o portage,eu acho que os devels do manjaro estão pensando em inovação e o pacman é de fato o 2 melhor gerenciador de pacotes,mas também é muito simples,e creio que os devels pensam que ele ja está meio defasado,mas no fim mesmo se tirarem o pacman estará como opção.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor Cristopher » 11 Set 2018, 16:06  •  MS 14

Cara nunca usei o portage mas dei uma estudada nele para tentar instalar o gentoo, mas acabei preferindo encarar o Arch primeiro. Acho que por o portage ser escrito em python já dá um diferencial pela linguagem ser mais dinâmica e de alto nível. Também tem a questão da ideia do portage nascer pela experiencia de implantação de estruturas do BSD em gerenciamentos de pacotes, tal como o ABS do Arch. Acho que fica aí a razão dos dois terem os melhores gerenciadores de pacotes.
Editado pela última vez por Cristopher em 11 Set 2018, 16:06, em um total de 1 vez.
Razão: ortografia
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás a verdade.
Avatar do usuário
Cristopher
Aprendiz

 
Mensagens: 84
Registro: 26 Mai 2018, 11:42
Agradeceu: 27 vez(es)
Agradecido: 17 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.10
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: noob

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor overlock » 11 Set 2018, 17:22  •  MS 15

hum,pois é,mas o gentoo e arch(semi) são consideradas distros source base,agora manjaro já é considerada uma distro user-friend,e creio que os devels estão pensando nisso em tornar a distro toda user-friend onde não se usará terminal.(bom acredito eu pelo andar da carruagem)
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

O Manjaro planeja se livrar do pacman

Mensagempor Cristopher » 11 Set 2018, 19:27  •  MS 16

Tem razão, a maioria das derivações de distros estáveis surgem dessa ideia de ser mais amigável. E o caminho a seguir é esse mesmo, quanto mais amigável melhor para a popularização do linux. Para os usuários avançados tem as distros que irão conservar sua filosofia de origem. E esperar para ver onde o Manjaro quer chegar.
Editado pela última vez por Cristopher em 13 Set 2018, 09:18, em um total de 1 vez.
Razão: ortografia
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás a verdade.
Avatar do usuário
Cristopher
Aprendiz

 
Mensagens: 84
Registro: 26 Mai 2018, 11:42
Agradeceu: 27 vez(es)
Agradecido: 17 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.10
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: noob

Anterior

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

como adicionar meu repositório github no pacman?

por overlock » 16 Mai 2020, 19:54

Respostas: 2

Exibições: 353

17 Mai 2020, 10:39

por overlock Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Atualizar o manjaro através de outra distribuição

por José da Silva Sauro » 11 Ago 2020, 12:46

Respostas: 2

Exibições: 312

13 Ago 2020, 15:02

por José da Silva Sauro Ver última mensagem

Voltar para Notícias sobre o Manjaro Linux



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo