Aceleração 3D desativada

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Jarberok » 30 Ago 2018, 22:36  •  MS 1

Estava eu usando o Manjaro numa boa, mas essa semana, após uma atualização do sistema, eu notei que os efeitos da área de trabalho do KDE não estavam funcionando (o Late Dock está sem efeito de zoom nos ícones, os menus e janelas estão totalmente planos, sem animações suaves, sem sombras e sem transparências). Olhei nas configurações do KDE e os efeitos estão ativados. Abri o Nvidia X Server Settings e não identifiquei nada de errado. Eu não uso muito o computador para jogar, então instalei o OpenArena via FlatPak para testar e o jogo não abre, dá a seguinte mensagem de erro:

GLimp_Init() - could not load OpenGL subsystem
. See /home/andre//.openarena/baseoa/crashlog.txt for details.

Uso um desktop Phenom II X4 955 com uma GeForce 210.

Eu tentei usar o comando vainfo mas o pacote libva-utils não está instalado e eu não consegui instalar (há duas versões do pacote no AUR, e deu erro na instalação das duas).

Agradeço a atenção.
Jarberok
Novato

Registro: 11 Jul 2018, 18:40
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux KDE
Versão: 17.1.11
Ambiente: KDE Plasma
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Aceleração 3D desativada

Mensagempor tioguda » 30 Ago 2018, 23:06  •  MS 2

O pacote "libva-utils" está no repositório do Manjaro (ao menos no 64 bits).
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.

Esta mensagem de tioguda recebeu agradecimentos de
Jarberok (31 Ago 2018, 16:23)
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Mountaineer_br » 30 Ago 2018, 23:48  •  MS 3

Dê uma olhada em

/home/andre//.openarena/baseoa/crashlog.txt

e nos diga (copie) o que está lá...
Mountaineer_br

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Jarberok » 31 Ago 2018, 16:38  •  MS 4

Achei e instalei o libva-utils (devo ter digitado alguma coisa errada antes, porque eu não tinha encontrado o pacote nos repositórios oficiais). Mas quando uso o comando vainfo, dá erro:

vaInitialize failed with error code -1 (unknown libva error),exit

Mountaineer_br escreveu:Dê uma olhada em

/home/andre//.openarena/baseoa/crashlog.txt

e nos diga (copie) o que está lá...

Apanhei um pouco pra achar esse arquivo porque o endereço da mensagem de erro tá incompleto (o arquivo tá em home/andre/.var/app/ws.openarena.OpenArena/.openarena/baseoa/crashlog.txt).

Segue o registro do crashlog:

ioq3+oa 1.36 linux-x86_64 Mar 19 2018
----- FS_Startup -----
Current search path:
/home/andre//.openarena/baseoa
/app/share/openarena/baseoa/pak6-patch088.pk3 (711 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak6-patch085.pk3 (559 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak6-misc.pk3 (229 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak5-TA.pk3 (139 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak4-textures.pk3 (1753 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak2-players.pk3 (669 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak2-players-mature.pk3 (231 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak1-maps.pk3 (100 files)
/app/share/openarena/baseoa/pak0.pk3 (1042 files)
/app/share/openarena/baseoa

----------------------
5433 files in pk3 files
execing default.cfg
couldn't exec q3config.cfg
couldn't exec autoexec.cfg
Hunk_Clear: reset the hunk ok
----- Client Initialization -----
Couldn't read q3history.
----- Initializing Renderer ----
-------------------------------
QKEY found.
----- Client Initialization Complete -----
----- R_Init -----
SDL using driver "x11"
Initializing OpenGL display
Estimated display aspect: 1.778
...setting mode 3: 640 480
Available modes: '1280x720 1366x768 1920x1080 1360x768 1280x800 1440x900 1680x1050 640x480 800x600 1024x768 1600x1200 1280x1024'
Couldn't get a visual
...WARNING: could not set the given mode (3)
Initializing OpenGL display
...setting mode 3: 640 480
Available modes: '1280x720 1366x768 1920x1080 1360x768 1280x800 1440x900 1680x1050 640x480 800x600 1024x768 1600x1200 1280x1024'
Couldn't get a visual
...WARNING: could not set the given mode (3)
----- Client Shutdown (Client fatal crashed: GLimp_Init() - could not load OpenGL subsystem
) -----
RE_Shutdown( 1 )
-----------------------
GLimp_Init() - could not load OpenGL subsystem
Jarberok
Novato

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Mountaineer_br » 31 Ago 2018, 17:29  •  MS 5

É... problema com driver de vídeo mesmo... Ele nã está conseguindo setar a resolução da tela...
Mas... a questão inicial é sobre o cartão gráfico, né? Não vou focar nesse OpenArena...

Pode nos falar o output de:

Código: Selecionar todos
$ mhwd -l

Vai listar os drivers de vídeo (e outros) disponíveis, e depois:

$ mhwd -li

Vai listar os que foram instalados...

Também será útil se você puder falar o tipo da GPU e qual CPU vc está utilizando? Geração e tal...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 31 Ago 2018, 17:30, em um total de 1 vez.
Razão: add texto
Mountaineer_br

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Jarberok » 01 Set 2018, 09:03  •  MS 6

Saída do mhwd -l

> 0000:01:00.0 (0300:10de:0a65) Display controller nVidia Corporation:
--------------------------------------------------------------------------------
NAME VERSION FREEDRIVER TYPE
--------------------------------------------------------------------------------
video-nvidia-340xx 2018.08.09 false PCI
video-linux 2018.05.04 true PCI
video-vesa 2017.03.12 true PCI

> 0000:05:00.0 (0200:10ec:8168) Network controller Realtek Semiconductor Co., Ltd.:
network-r8168 2016.04.20 true PCI

Saída do mhwd -li:
> Installed PCI configs:
video-nvidia-340xx 2018.08.09 false PCI
network-r8168 2016.04.20 true PCI

Warning: No installed USB configs!
Jarberok
Novato

Aceleração 3D desativada

Mensagempor tioguda » 01 Set 2018, 09:38  •  MS 7

Este drive video-nvidia-340xx foi descartado como mencionado aqui.
Se você procurar por ele, vai perceber que ele está instalado como se fosse da AUR e não mais como sendo do repositório do Manjaro.

Edit: nunca responda uma questão se você ainda não dormiu o suficiente :D :lol:
Editado pela última vez por tioguda em 01 Set 2018, 21:02, em um total de 1 vez.
Razão: correções
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Mountaineer_br » 01 Set 2018, 13:08  •  MS 8

Cara, fiquei dando uma estudada no seu caso aqui...

Primeiramente, quero dizer que realmente o driver instalado "video-nvidia-340xx" está correto para o seu cartão gráfico, ele é meio antigo mas funciona sem problemas...

Eu fico imaginando que pode ser algum tipo de dependência que está faltando... Rode esse comando:

$ sudo pacman -S libgl  nvidia-340xx-utils libglvnd linux-headers

Você está usando qual kernel? Mudou ele recentemente?

Mas ainda estou sem entender, qual tipo de erro que você está experenciando... Você roda os seus jogos com o comando do Optirun para usar o GPU mesmo? precisaria entender melhor o problema.... Outra cosia, para você abrir as configurações da Nvidia, o comando é o (confira):

$ optirun -b none nvidia-settings -c :8

E enquanto você deixar rodando essa caixa de configurações da Nvidia, tente rodar os jogos, ou aplicativos que usam GPU para ver se rodam com o da Nvidia "ativada" por assim dizder...

===================================
Enfim, eu iria ainda falar para tentar instalar, conjuntamente, o driver video-linux 9pelo mhwd ou interface gráfica no painel de configurações do manjaro -- Configurações do sistema > Configurações do Manjaro > Detecção de Hardware do Manajaro) , mas sinceramente, pode ser que forme incompatibilidade com o driver que está instalado, e se ocorrer isso, vai precisar usar linha de comando em uma shell do pen-drive para manusear o sistema em chroot com o mhwd... E ainda poderíamos ver os pacotes de nvidia nvidia-settings com o pacman que podem ajudar.... Mas essa parte fica a seu risco, por enquanto.. Melhor tentar outras formas antes
============================
Mountaineer_br

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Jarberok » 02 Set 2018, 21:37  •  MS 9

Mountaineer_br escreveu:Cara, fiquei dando uma estudada no seu caso aqui...

Primeiramente, quero dizer que realmente o driver instalado "video-nvidia-340xx" está correto para o seu cartão gráfico, ele é meio antigo mas funciona sem problemas...

Eu fico imaginando que pode ser algum tipo de dependência que está faltando... Rode esse comando:

$ sudo pacman -S libgl  nvidia-340xx-utils libglvnd linux-headers

Você está usando qual kernel? Mudou ele recentemente?

Mas ainda estou sem entender, qual tipo de erro que você está experenciando... Você roda os seus jogos com o comando do Optirun para usar o GPU mesmo? precisaria entender melhor o problema.... Outra cosia, para você abrir as configurações da Nvidia, o comando é o (confira):

$ optirun -b none nvidia-settings -c :8

E enquanto você deixar rodando essa caixa de configurações da Nvidia, tente rodar os jogos, ou aplicativos que usam GPU para ver se rodam com o da Nvidia "ativada" por assim dizder...

===================================
Enfim, eu iria ainda falar para tentar instalar, conjuntamente, o driver video-linux 9pelo mhwd ou interface gráfica no painel de configurações do manjaro -- Configurações do sistema > Configurações do Manjaro > Detecção de Hardware do Manajaro) , mas sinceramente, pode ser que forme incompatibilidade com o driver que está instalado, e se ocorrer isso, vai precisar usar linha de comando em uma shell do pen-drive para manusear o sistema em chroot com o mhwd... E ainda poderíamos ver os pacotes de nvidia nvidia-settings com o pacman que podem ajudar.... Mas essa parte fica a seu risco, por enquanto.. Melhor tentar outras formas antes
============================

O problema é com os efeitos da área de trabalho do Plasma. Todos os menus, animações de janelas, etc. no Plasma possuem efeitos que suavizam as transições, acrescentam transparências e habilitam vários outros efeitos gráficos à área de trabalho. Esses efeitos estavam funcionando normalmente até a semana passada, quando do nada parou de funcionar. Eu achei que pudesse ser algum problema com o driver de vídeo, mas instalei agora o jogo Armagetron Advanced e ele rodou.

Quando ao optirun, o terminal respondeu com "comando não encontrado". Tem que instalar algum pacote para usar optirun?
Jarberok
Novato

Aceleração 3D desativada

Mensagempor Mountaineer_br » 02 Set 2018, 22:54  •  MS 10

Olá boa noite... Acho que fui infeliz em te falar dos comandos optirun pois só está presente no pacote da Nvidia Bumblebee , o que não é necessário no seu caso instalar pois não usa CPU da Intel...

Se você entrar como outro usuário do KDE, em outra sessão, e os efeitos funcionarem, é algum problema nas suas configurações de usuário...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 02 Set 2018, 22:55, em um total de 1 vez.
Razão: add
Mountaineer_br

Voltar para Hardware e Periféricos