Minha interface gráfica trava

Reporte e discute sobre os bugs.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem.

Minha interface gráfica trava

Mensagempor mracalf » 31 Ago 2018, 13:40  •  MS 1

Oi para todos.

Vou tentar narrar um bug que tem ocorrido aqui no meu Manjaro da minha forma tosca de iniciante em Linux, peço que tenham paciência comigo.

Primeiramtente eu passei os ultimos 15 dias formatando e instalando todo tipo de distribuição Linux da face da terra no meu Computador e definitivamente em todas elas o bug persiste que é um travamento na minha placa de vídeo que ocorre sem motivo aparente e que escraviza meu teclado, o que me impede de dar um ctrl+alt+f2 e reiniciar a máquina.

Já li centenas de foruns, desci praticamente uns 100 tópicos de vários bugs similares e a minha limitação por falta de conhecimento de vários comandos de terminal infelizmente me impedem de resolver esse problema sozinho.

Eu descobri que no Manjaro vinha não só o Driver de vídeo para a minha placa de vídeo a Nvidia Geforce GTX 550 TI, como também vinham mais 2 drivers ativados por padrão que não serviam para nada (pelo menos foi o que eu entendi)

O primeiro deles é um tal de NOUVEAU (eu removi)

O segundo era um tal de xf86-video-intel que também vi em alguns foruns que era motivo desse mesmo bug então o removi também

Ainda sobrou o seguinte problema (que pode ser o problema real)
Na distribuição do Manjaro especificamente eu só consegui instalar o seguinte pacote de drivers:

linux414-nvidia-390xx

O problema com esse pacote específico é que ele traz além do driver necessário para minha placa, que é o próprio 390xx, o driver 340xx que eu não sei como remover pois não domino o comando e pelo pacman ele remove tudo do pacote.

Eu já tentei simplesmente dar um sudo pacman -S nvidia-390xx; sudo pacman -S nvidia-390xx-utils e sudo pacman -S nvidia-390xx-settings, só que quando eu passo o comando settings ele diz que já tem o settings e eu não sei se eu posso apagar o arquivo e tenho medo de bugar tudo.

Então eu estou atualmente usando o Manjaro com os drivers errados e com minha interface gráfica travando a cada 20 min a 60 min (ainda assim ta melhor que no Windows)

No windows esse comportamento não se repete então eu descarto a hipótese do problema ser a minha placa de vídeo que funciona normalmente por lá, o que deixa somente a opção de uma configuração errada.

Espero que meu texto grande não te aborreça e preciso muito da sua ajuda pois eu quero mesmo abandonar o Windows, só que pra isso preciso resolver esse bug.

Por favor me deem dicas de comandos para realizar testes e reparações.

Um forte abraço a todos
Editado pela última vez por Holmes em 31 Ago 2018, 14:11, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
mracalf
Novato

 
Mensagens: 2
Registro: 31 Ago 2018, 13:18
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 4.14.66-1
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Minha interface gráfica trava

Mensagempor Mountaineer_br » 31 Ago 2018, 16:38  •  MS 2

Você usa um processador Intel? De quantos Bits? Tem Gráficos da Intel compartilhado com o processador?

O driver "video-nvidia-390xx" é para hardware muito antigos, com certeza não é esse que você está procurando..

Se você estiver usando um CPU da Intel com gráficos da Intel juntamente com o GPU da NVIDIA, você deve instalar e usar somente o driver "video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee", é o único driver (proprietário) que funciona com o gráfico integrado da Intel com o GPU da Nvidia, chamaod de Bumblebee.

Para instalar e desinstalar drivers, você deve utilizar o pacote mhwd (Manjar Hardware Detection).

Por favor, execute os seguintes comandos e mande de volta para nós o resultado (os comandos vão listar os drivers disponíveis para seu hardware e depois os que estão de fato instalados):
Código: Selecionar todos
$ mhwd -l


e depois

Código: Selecionar todos
$ mhwd -li


PS: O driver que você deve estar se rfefindo que desinstaladou é o "xf86-video-nouveau", e é uma livraria de drivers da Nvidia com código aberto, somente... pode não funcionar adequadamente, por isso melhor instalar o driver proprietátio correto...
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 31 Ago 2018, 16:46, em um total de 4 vezes.
Razão: correção
Mountaineer_br
 


Voltar para Bug Tracker



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo