Olá pessoal.
Estou precisando de um help, caso seja possível.
Trabalho em uma escola de idiomas, afiliada, onde também sou responsável pela "manutenção nos equipamentos".
Temos hoje 4 PC, todos com a mesma configuração: Equipamentos de 2011, com: Processador Intel Pentium Dua-core E5500, 2,8GHz; 2Gb ram DDR3; HD 260Gb. Hoje os mesmos estão (por incrível que pareça ainda vivos) com Win 7 pro 32 bits, rodando sei lá como ainda, com muita dificuldades ao abrir algumas tarefas ao mesmo tempo, como office, firefox, skype...
Meu intuito (pq a princípio o diretor não está podendo gastar com equipamentos novos) é colocar Linux em todas as máquinas e pensei no Manjaro XFCE, pois tenho em meu laptop pessoal a versão KDE e tenho gostado muito.
A dificuldade está principalmente em fazer funcionar o programa próprio de gerenciamento (controle escolar - CE, chamarei de CE para ficar mais fácil), desenvolvido para windows pela TI da escola, na matriz da mesma. Como somos afiliada, necessitamos do programa. Consegui facilmente instalar e rodar o mesmo sem complicação alguma através do virtualbox rodando windows 7 em meu laptop.
Cheguei instalar o Mint xfce em uma das máquinas para fazer os testes e na tentativa de instalar o windows 7 no virtualbox o mesmo apresenta erro de falta de memória. Como já descartei o Mint e agora estou utilizando o Manjaro xfce, gostaria de saber dos colegas se existe alguma alternativa ao virtualbox com windows, pela falta de memória ram ou alguma outra possibilidade.
Já tentei instalar o CE através do Wine, mas o mesmo não funcionou corretamente pois apresenta erro na biblioteca MySQL (o programa precisa do MySQL instalado para funcionar. O wine não instala o mesmo corretamente. Acredito talvez por não ter/reconhecer os arquivos necessários do windows).
E então, existiria luz ao fim do túnel ou somente trocando o hardware para funcionar o virtualbox com windows?
Obs.: Esqueci de mencionar que o CE tem constantes atualizações pela TI e o mesmo rodas script pelo cmd para atualizar, como mostra a imagem: