Erro na instalação de programa  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Erro na instalação de programa

Mensagempor Biasi » 18 Set 2018, 21:14  •  MS 1

Pessoal,

Estou tendo dificuldades/problemas ao instalar um programa que utilizamos em nossa escola. O mesmo tem suporte para linux, como mostra imagem abaixo:
Imagem

Porém ao tentar instalar no Manjaro apresenta o erro:
Imagem

Testei no Mint e funcionou normalmente, apenas clicar no instalador que faz tudo sozinho, seguindo os passos.
Estaria faltando algo no Manjaro para conseguir fazer tal instalação ou não teria suporte para esse programa em distro Arch Linux?

Alguma ajuda dos colegas?
Biasi
Aprendiz

Registro: 06 Set 2018, 14:26
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: 17.1.12
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Mensagempor overlock » 18 Set 2018, 22:42  •  MS 2

Como que você está procedendo com essa instalação?as distros tem diferentes localizações para aplicações,o recomendado ao compilar programa é via terminal.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps

Re: Erro na instalação de programa

Mensagempor Biasi » 18 Set 2018, 23:33  •  MS 3

overlock escreveu:Como que você está procedendo com essa instalação?as distros tem diferentes localizações para aplicações,o recomendado ao compilar programa é via terminal.
Então, tô fazendo como fazia com o Mint. Clico no arquivo pra instalar é o mesmo começa o processo de instalação.
Sou iniciante em linux, conheço muito pouco de Mint e Ubuntu.
Então compilação não sei praticamente nada.
Tô gostando do Manjaro justamente por encontrar muita mais coisas e facilidades que não tinha com o Mint.
Se puder me ajudar em como fazer a instalação/compilação...

Sei que o programa instalado ele só funciona com Flash. Então não tendo o Flash o programa não abre.

Enviado de meu FRD-L19 usando o Tapatalk
Biasi
Aprendiz

Mensagempor overlock » 19 Set 2018, 01:40  •  MS 4

Editado pela última vez por overlock em 19 Set 2018, 01:42, em um total de 1 vez.
Razão: adicionar
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps

Mensagempor Biasi » 19 Set 2018, 09:44  •  MS 5

overlock escreveu:Flashplugin >> https://aur.archlinux.org/packages/flashplugin-beta e instalação é pelo repositório do aur e aqui como instalar >> https://sempreupdate.com.br/como-instal ... o-parte-1/ e aqui https://sempreupdate.com.br/como-instal ... o-manjaro/
Então, esse processo de instalar programas eu até já tinha visto, mas no meu caso o programa é um livro digital da escola. Como mostrado na figura do meu primeiro post, eu apenas clico no arquivo e sigo os passos para instalação, que até determinado ponto funciona e depois apresenta o erro.
Percebi que ao fazer a instalação do livro digital, a instalação parece descompactar a biblioteca do livro para depois se ter o acesso completo do mesmo. E nesse ponto da instalação que dá o erro no Manjaro. No Mint o processo flui até finalizar a instalação.
Li que o tal livro digital tem o processo .deb, .rpm e o tar.gz. Então no meu caso, como é o Manjaro, ele deve estar utilizando o processo tar.gz, mas por algum motivo está dando erro só encontrar o arquivo.
Vou tentar gravar em vídeo o processo e passo aqui para ver se conseguem me orientar.

Biasi
Aprendiz

Mensagempor tioguda » 19 Set 2018, 10:48  •  MS 6

Biasi escreveu:Li que o tal livro digital tem o processo .deb, .rpm e o tar.gz.

Se for possível, envia o link desses arquivos. Assim podemos ajudar melhor no processo de instalação.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Mensagempor Biasi » 19 Set 2018, 10:56  •  MS 7

tioguda escreveu:

Se for possível, envia o link desses arquivos. Assim podemos ajudar melhor no processo de instalação.
Então, é DVD que vem da editora para instalarmos os livros digitais e os professores ter acesso em sala de aula.
Não gostaria de voltar para o Mint, pois tive alguns problemas que com o Manjaro foi resolvido.

Atualizando:
Fui instalar o flash conforme a versão que passou anteriormente e deu o seguinte erro:
[[email protected] Downloads]$ sudo pacman -U https://fpdownload.macromedia.com/pub/l ... _64.tar.gz
carregando pacotes...
erro: '/var/cache/pacman/pkg/flash_player_npapi_linux.x86_64.tar.gz': pacote sem a assinatura exigida

O que pode ser feito? (Desculpem a ignorância, pois sou novato mesmo e como estava acostumado com Mint, e a gente sempre acha arquivos .deb, compatibilidade mais fácil. Mas se tiverem paciência quero aprender a usar melhor o Manjaro, pois tenho gostado muito da fluidez do sistema, coisa que não tinha com o Mint)
Editado pela última vez por Biasi em 19 Set 2018, 15:11, em um total de 2 vezes.
Razão: inserir conteúdo
Biasi
Aprendiz

Mensagempor tioguda » 19 Set 2018, 11:13  •  MS 8

Biasi escreveu:
tioguda escreveu:

Então, é DVD que vem da editora para instalarmos os livros digitais e os professores ter acesso em sala de aula.
Não gostaria de voltar para o Mint, pois tive alguns problemas que com o Manjaro foi resolvido.

Leia a licença que acompanha o dvd (ela está na imagem que você adicionou acima) e veja o que se é mencionado sobre o "compartilhamento" desses arquivos. Se a licença permitir, você pode extrair os arquivos do dvd e adicionar no google drive (por exemplo) e fornecer o link aqui.

Com os arquivos, acredito que não seria difícil criar um instalador para o Manjaro.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Mensagempor Biasi » 19 Set 2018, 11:53  •  MS 9

tioguda escreveu:Leia a licença que acompanha o dvd (ela está na imagem que você adicionou acima) e veja o que se é mencionado sobre o "compartilhamento" desses arquivos. Se a licença permitir, você pode extrair os arquivos do dvd e adicionar no google drive (por exemplo) e fornecer o link aqui.

Com os arquivos, acredito que não seria difícil criar um instalador para o Manjaro.

Eu tenho a imagem .iso do DVD. Consigo montar a imagem e prosseguir a instalação, conforme video que gravei para mostrar:
https://vimeo.com/290700445
Você só precisa do arquivo que clico para instalar?
Biasi
Aprendiz

Mensagempor tioguda » 19 Set 2018, 12:13  •  MS 10

Biasi escreveu:Você só precisa do arquivo que clico para instalar?

Pode ser, mas se pudesse enviar o .deb, .rpm e/ou .tar.gz seria melhor.
A criação de um pacote/instalador para o Manjaro através do .deb é "bem simples", o .rpm e o .tar.gz já é um pouco mais trabalhoso.
tioguda
Avançado

Próximo