Olá pessoal,
Estou com muita vontade de tornar o manjaro minha distribuição n1. Instalei ele em um notebook mais antigo (XFCE) sem grandes problemas. Porém estou tendo alguns problemas para instalar ele no meu note mais novo. Vou descrever todo processo para que tentar ser o mais claro e completo possível, já peço desculpas se o texto ficar grande.
Minha máquian é um Avell 1540 Lite, com placa hibrida nvidia GTX 1060, ssd 960 sandisk.
Problema 01. Meu note está com windows 10. Uso um software que não consigo emular no linux de forma aceitável. Feita a instalação do windows, baixei uma versão XFCE e GNOME do manjato 18 e com o etcher criei meu USB. Parti para instalação modo UEFI como encontrado em alguns vídeos do youtube (PAUSA PARA UMA REFLEXÃO) " todos os vídeos que encontro tudo dá certo, mas percebi que são todos em máquinas virtuais onde o mundo não tem bug aparentemente" (VOLTANDO). Coloquei na partição UEFI o /boot/efi criei uma partição swap de 2GB o / e o /home. A instalação transcorre perfeita porém aí tive o primeiro problema ao reiniciar ! A máquina estava sem GRUB e ia direto para o WINDOWS. No google encontrei um procedimento pelo windows e consegui colocar o grub no lugar.
Problema 2: Ao iniciar o manjaro, seja na versão XFCE seja na GNOME ele trava sempre na tela de login.
Encontrei algumas indicações para editar o GRUB incluindo "nomodeset" na linha do kernel, mas isso não surtiu efeito.
OBS-1; na instalação eu uso normalmente o idioma inglês e n coloco suporte a drivers nonfree, pois quando coloco, o manjaro nem carrega o live do USB ( Acredito que pode ser alguma configuração de setup mas não estou sabendo qual)
OBS-2: Antes dessa bagunça usava Ubuntu nele sem dualboot.
Foi mal o texto, e agradeço desde já a ajuda !!!