Passei a receber algumas notificações de publicidade. Eu cliquei em uma delas o que abria um link no browser e sem opções adicionais. Não havia como saber qual programa enviou essa notificação e desativá-las. Verifiquei se foi o Thunderbird mas não chegou nenhuma mensagem nem mesmo spam que pudesse gerar a notificação. São propagandas diversas como "APROVADO Seu cartão..." o restante são notificações de músicas do Player de rádio online o qual sei que ele não envia propagandas.
Desconfiei que poderia ter sido eu ter "aceitado" recentemente a exibição de notificações do site 4shared. O que fiz para resolver foi ir até o Firefox e desabilitar todas as notificações de sites e bloqueando por desencargo as futuras requisições dos mesmos.
Bom proveito!
Obs.: mesmo que o problema tenha sido resolvido eu não descobri uma forma de monitorar via sistema quem envia essas mensagens para as notificações. Se alguem souber algum procedimento em terminal que ajude nisso ficarei grato em receber e a comunidade também.
Abraço.