Boa noite, meus caros, tudo bom?
Meu nome é Eduardo e, entre idas e vindas, estou cada vez mais frequente no Linux como meu OS principal. Atualmente, trabalho com design gráfico e desenvolvimento frontend com foco em Jamstack. Eu tenho utilizado o Windows por motivos de "pacote Adobe", mas à medida que eu trabalho menos com design e mais com "programação" - entre aspas gigantescas e garrafais -, menor é a necessidade de usar o sistema da Microsoft e, no fim do ano passado, adquiri um notebook pra poder trabalhar em casa, um Lenovo Ideapad 340 Gaming. Esse veio com o Windows e vários perrengues. Pra começar que o driver do touchpad é horrível, o que inviabilizava muitas coisas. Nem o scroll funcionava direito.
Foi ai que eu resolvi voltar a usar o Linux direito. Quer dizer, não sou e nem nunca fui usuário avançado, certo? No máximo, me viro pra compilar algo aqui e ali quando preciso. Coisa que, recentemente, tem sido menos e menos necessária. Dai, então, pesquisei algumas distros e acabei optando pelo Elementary. Talvez por ser baseado no Ubuntu, que eu já conhecia, mas acho que mais pela interface clean e performance que teve no meu notebook. O problema é que, devido ao distanciamento social, agora estou full time em casa e, com isso, passei a ter encrencas leves com ele. Encrencas que não são gigantescas, mas são suficientes pra me deixar pensativo se não deveria testar outras distros nele também.
Cheguei a instalar o Manjaro em meu PC de trabalho, num dual boot com o Windows. Mas isso não durou muito tempo. Só que foi essa breve passagem pela distro, que me fez pensar nela novamente. Foi minha primeira aproximação com o Arch, o que, de fato, não foi trivial. Mas foi muito divertida, confesso.
E agora, me pego pensando em terminar um trampo que estou realizando, para poder tentar de novo, mas agora neste notebook, supracitado.
Fiz o dever de casa e já vi que Node.js, Git, React etc. são bibliotecas tranquilas de encontrar. O mesmo vale pra coisas supérfluas, feito Spotify etc.
Mas foi aí que me deparei com a informação de que o Manjaro não se dá muito bem com notebooks com placas de vídeo híbridas, o que é meu caso.
O meu tem uma Nvidia GTX 1050 3Gb que, não sei bem se seria um motivo de problemas. Por isso, resolvi vir aqui no fórum me informar do assunto. E é, estou realmente interessado.
Pois bem, fiquei muito curioso por vários motivos. Mas o fato é que essa jornada no mundo Linux sempre foi muito divertida pra mim.
Espero poder contribuir com o fórum de alguma forma. Nem que seja errando e mostrando o que não deve ser feito.
Abraços!