systemd automount não funciona depois do reboot  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

systemd automount não funciona depois do reboot

Mensagempor Philipe » 13 Jun 2020, 19:36  •  MS 1

Olá, não sei se o problema vale para essa seção do Fórum, mas vamos lá.

então... estou conectando com o meu servidor (smb) através de um .automount que funciona, mas se rebootamos a máquina na maioria das vezes não retorna a configuração automática. Tenho que refazer o caminho do systemclt daemon -reload para depois poder com a outra configuração montar novamente o servidor.
Não quero ter de repetir sempre o processo toda vez que eu querer acessar meu servidor. Alguém aí consegue me dar uma luz?

O [how to] que segui foi esse https://forum.manjaro.org/t/howto-autom ... emd/122947 funciona bem, só que como disse, ao reiniciar temos de repetir a ação.
Philipe
Aprendiz

Registro: 18 Dez 2018, 08:06
Agradeceu: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Manjaro Linux 17.1,8
Ambiente: XFCE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Mensagempor overlock » 13 Jun 2020, 20:47  •  MS 2

Você colocou para ser montado no fstab?
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Agradeceu: 9 vez(es)
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps

Mensagempor Philipe » 14 Jun 2020, 11:02  •  MS 3

Não. Segundo o [how to] a ativação do systemd é justamente para evitar quebrar o fstab. Já montei meu servidor no fstab, várias vezes, o ponto é que como este pc é um notebook nem sempre está em casa para montar o servidor, o que faz demorar para ligar o notebook. A ideia do .automount é ser igual um pendrive. Quando queremos montá-lo somente plugamos no usb e pronto. Assim deveria funcionar para montar meu servidor. Acontece que toda vez que reinicio as configurações se perdem, pois o systemd se perde.
Que é mais fácil montar com o fstab sem dúvida. Mas eu queria muito que esse outro modo funcionasse, é bastante prático.
Philipe
Aprendiz

Mensagempor overlock » 14 Jun 2020, 13:04  •  MS 4

Para assim funcionar você tem que criar uma regra ao systemd para ele ser iniciado.
https://wiki.archlinux.org/index.html/Systemd
Editado pela última vez por overlock em 14 Jun 2020, 13:07, em um total de 2 vezes.
Razão: correções
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
overlock
Moderador

Mensagempor tioguda » 14 Jun 2020, 17:22  •  MS 5

Philipe escreveu:mas se rebootamos a máquina na maioria das vezes não retorna a configuração automática. Tenho que refazer o caminho do systemclt daemon -reload para depois poder com a outra configuração montar novamente o servidor.

Algo na sua configuração está errada (lógico), e não podemos adivinhar exatamente o que você fez do tutorial que você seguiu, e também não sabemos se por alguns motivo você não leu todo o tutorial e não viu todas as informações, por exemplo, não pode ter traço (-) no nome-da-pasta, o correto é o underline ( _ ) no nome_da_pasta, então você poderia nos ajudar a te ajudar se informasse quais as suas configurações nesse momento.

Saudações.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Mensagempor Philipe » 15 Jun 2020, 12:53  •  MS 6

Vamos lá.
o caminho que está montado o servidor: /data/servidor
o arquivo como está nomeado: /etc/systemd/system/data-servidor.automount
o que contém no .automount:
[Unit]
Description=Automount servidor
After=network-online.target
Wants=network-online.target

[Automount]
Where=/data/servidor
TimeoutIdleSec="600"

[Install]
WantedBy=multi-user.target

o que contém no .mount:
[Unit]
Description=Mount servidor

[Mount]
What=//my_ip/my_share_name
Where=/data/servidor
Options=_netdev,users,guest,rw,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777,workgroup=Casa
Type=cifs
TimeoutSec=30
ForceUnmount=true

[Install]
WantedBy=multi-user.target

essas são as configurações dos meus arquivos. que funcionam, pois montam o servidor após rodar a série de systemctl que o [how to] apresenta.
O overlock mandou dar uma olhada no wiki do systemd e o que está lá é justamente o comando que eu uso e que deveria permanecer quando reinicio a máquina.

Enable a unit to be started on bootup and Start immediately:
# systemctl enable --now unit

É isso.
Philipe
Aprendiz

Mensagempor overlock » 15 Jun 2020, 23:36  •  MS 7

Até eu me perdi no que você está fazendo,porque você está chamando o unit?

Eu falava dessa parte na wiki do arch;
Código: Selecionar todos
Usando units
As units podem ser, por exemplo, serviços (.service), pontos de montagem (.mount), dispositivos (.device) ou soquetes (.socket).

Quando usa systemctl, você geralmente tem que especificar o nome completo do arquivo unit, incluindo o sufixo, por exemplo sshd.socket. No entanto, existem algumas formas curtas de especificar a unit nos seguintes comandos systemctl:

Se você não especificar o sufixo, systemctl presumirá .service. Por exemplo, netctl e netctl.service são equivalentes.
Os pontos de montagem serão automaticamente convertidos para a unit .mount adequada. Por exemplo, especificar /home equivale a home.mount.
Similar aos pontos de montagem, dispositivos são automaticamente convertidos para a unit .device adequada, portanto, especificar /dev/sda2 equivale a dev-sda2.device.

Acho que se você criar um unit direto com a montagem seria melhor.
overlock
Moderador

systemd automount não funciona depois do reboot  [Resolvido]

Mensagempor Philipe » 16 Jun 2020, 18:05  •  MS 8

Overlock, eu chamo a unit com o systemctl enable --now data-servidor.automount. Ela monta perfeito. Dei uma fuçada e descobri que o problema está na maneira de montar o servidor no arquivo data-servidor.mount.

systemctl status data-servidor.mount
● data-servidor.mount - Servidor Dados Casa
Loaded: loaded (/etc/systemd/system/data-servidor.mount; disabled; vendor preset: disabled)
Active: failed (Result: exit-code) since Tue 2020-06-16 17:46:03 -03; 11min ago
TriggeredBy: ● data-servidor.automount
Where: /data/servidor
What: //192.168.15.2/CASA

jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: Mounting Servidor Dados Casa...
jun 16 17:46:03 liberdade mount[1397]: mount error(2): No such file or directory
jun 16 17:46:03 liberdade mount[1397]: Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs) and kernel log messages (dmesg)
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: data-servidor.mount: Mount process exited, code=exited, status=32/n/a
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: data-servidor.mount: Failed with result 'exit-code'.
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: Failed to mount Servidor Dados Casa.
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: data-servidor.mount: Start request repeated too quickly.
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: data-servidor.mount: Failed with result 'exit-code'.
jun 16 17:46:03 liberdade systemd[1]: Failed to mount Servidor Dados Casa.

O incrível é que consigo montar a unidade com o data-servidor.mount sem problema.
A questão está no cifs e seus parâmetros.

== Editado em 16 Jun 2020, 19:48 ==

desisti. montei pelo fstab. muita firula, pouca efetividade.
Editado pela última vez por Philipe em 16 Jun 2020, 19:49, em um total de 1 vez.
Razão: desisti
Philipe
Aprendiz