E aí galera?
Iniciei no Linux por volta de 1999/2000, após uma frustrante tentativa de utilizar um freebsd em 1996
Atualmente sou usuário de Slackware desde 2002/2003. Antes utilizava o RedHat e o falecido Mandrake.
Ao longo destes últimos anos sempre tive interesse em testar o Arch, por compartilhar com grande parte de sua filosofia.
Há alguns meses eu instalei uma versão. Não lembro ao certo como foi mas acabei quebrando-a com um simples upgrade. Então fiquei com aquela impressão de que sua estabilidade poderia virar uma dor de cabeça (apesar de que devo ter feito alguma coisa errada para isto acontecer).
Como sou rato do Distrowatch.com, recentemente dei uma olhada no aviso do Manjaro e pesquisei por revisões dele. Fiquei interessado pois pareciam ser todas positivas e a distro tinha uma cara espetacular, além de usar o fantástico xfce.
Enfim, intalei a 0.8.1 numa VM e comecei a testá-la. Infelizmente após alguns dias e um upgrade (utilizando uma interface gráfica que acompanhava o SO e não o pacman diretamente), também deixei-a num estado que sequer bootava. Puxa vida, pensei... tava indo tudo tão bem. Como será que um montão de gente usa o Arch???
Como sou teimoso, resolvi baixar a versão 64bits pre3 da 0.8.2 do Manjaro. Utilizei a iso de 6XX MB que vem sem window manager (na realidade eu nem sabia disto, só escolhi esta por ser o menor download). Instalei numa VM. Usei o instalador antigo, pois dizem ser o atual estável. Tudo sem problemas! Aliás, ótimo instalador, realiza todo seu trabalho de forma precisa e muito rápida.
Aí, após um boot supersônico do systemd 194 (atualmente está bootando a VM em 12,5s no CLI), me loguei com o usuário que havia criado através do instalador e tentei iniciar o X. Tudo parecia que ia muito bem... chegava a ver um cursor do modo gráfico e então... retornava ao CLI. O interessante é que os logs de inicialização do X não apontavam erro.
Demorou longos minutos para eu entender que não seria possível entrar no X uma vez que a ISO de 6XX MB não possuía nenhum WM instalado. Enfim... usei o pacman pra baixar o LXDE. E então... depois de uma rápida busca de pacotes, o startx funcionava e me presenteava com um desktop padrão LXDE. Rápido e simples.
E nele continuo, inclusive dele escrevendo este post. Parece que existe vida fora do Slackware! Até aqui recomendo fortemente a instalação da ISO pequena. É um primor... e tu configura ela do jeito que tu quiser, sem os pacotes que pra ti podem ser inúteis.
Manjaro Linux parece ser algo de muito bom que aconteceu na comunidade este ano. Espero poder aprimorar meus conhecimentos e continuar me surpreendendo.
Saudações a todos!