Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root  [Resolvido]

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root

Mensagempor Alexkabowski » 23 Jul 2020, 14:44  •  MS 1

Estou com um pequeno problema, eu uso muito o Brave Browser para navegar na internet, e recentemente precisei instalar o Chromium, no entanto, este se apodera do "padrão" e como queria mudar para o Brave para o software padrão, tentei abrir ele pelo terminal como usuário root, sem sucesso. Fui dormir e quando volto a utilizar o computador novamente, ao abrir o Brave ele solicita a senha do root para abrir, e mesmo colocando a senha ele não abre. Consigo abrir ele ignorando a solicitação de senha.

Como faço para tirar a solicitação de privilégio de um app?

Fiz uma breve pesquisa e não encontrei nada parecido.
Avatar do usuário
Alexkabowski
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 06 Mai 2019, 23:21
Localização: Curitiba/Nação Sul
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 20
Ambiente: KDE 5.19
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root  [Resolvido]

Mensagempor tioguda » 23 Jul 2020, 17:25  •  MS 2

Alexkabowski escreveu:Como faço para tirar a solicitação de privilégio de um app?

Você editou o lançador do navegador no menu para abrir como root?
Essa senha que está pedindo é mesmo a senha do root, ou é a do chaveiro (igual acontece com o Google Chrome)?

Para o navegador abrir como root, seria necessário você alterar os arquivos para isso, se fez algo, informe para termos um começo.

Saudações.

Edit: informe de qual repositório você instalou o navegador (repositório oficial do Manjaro ou AUR).
Editado pela última vez por tioguda em 23 Jul 2020, 17:29, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar informação
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.

Esta mensagem de tioguda recebeu agradecimentos de
Alexkabowski (23 Jul 2020, 19:45)
Avatar do usuário
tioguda
Avançado

 
Mensagens: 311
Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Localização: Paraná
Agradeceu: 20 vez(es)
Agradecido: 82 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root

Mensagempor Alexkabowski » 23 Jul 2020, 19:31  •  MS 3

Você editou o lançador do navegador no menu para abrir como root?
Essa senha que está pedindo é mesmo a senha do root, ou é a do chaveiro (igual acontece com o Google Chrome)?
Para o navegador abrir como root, seria necessário você alterar os arquivos para isso, se fez algo, informe para termos um começo.


Ao responder isso, você me fez lembrar que além de ter tentado pelo terminal, fiz alterações para "run as root" no lançador.
A senha é do root, no entanto, ao digita-la não acontece nada.
Quanto ao termo utilizado "chaveiro" não sei do que se trata, nunca observei isso, se houver tempo e for simples, poderia dizer o que seria isso?

Em relação a alteração, entrei nas propriedades do lançado e em "opções avançadas" alterei para rodar como root - descobri depois de você ter me questionado isso.

O problema foi solucionado.
Imagem

Edit: informe de qual repositório você instalou o navegador (repositório oficial do Manjaro ou AUR).


Então já não me lembro mais de qual fonte eu recebi a aplicação, acredito que seja pela AUR.

Edit.:
$ sudo pacman -Qi brave
Name : brave
Version : 1.10.97-1
Description : Web browser that blocks ads and trackers by default (latest binary release).
Architecture : x86_64
URL : https://github.com/brave/brave-browser/releases
Licenses : MPL2 BSD custom:chromium
Groups : None
Provides : brave brave-browser
Depends On : gtk3 nss alsa-lib libxss ttf-font
Optional Deps : cups: Printer support
pepper-flash: Adobe Flash support
libgnome-keyring: Enable GNOME keyring support
Required By : None
Optional For : None
Conflicts With : brave
Replaces : None
Installed Size : 238.03 MiB
Packager : Philip Mueller <[email protected]>
Build Date : Wed 24 Jun 2020 03:26:52 AM -03
Install Date : Wed 22 Jul 2020 01:39:13 PM -03
Install Reason : Explicitly installed
Install Script : No
Validated By : Signature
Editado pela última vez por Alexkabowski em 24 Jul 2020, 15:49, em um total de 4 vezes.
Razão: acrescentei mais informações
Avatar do usuário
Alexkabowski
Novato

 
Mensagens: 3
Registro: 06 Mai 2019, 23:21
Localização: Curitiba/Nação Sul
Agradeceu: 2 vez(es)
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 20
Ambiente: KDE 5.19
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Aplicativo Brave browser, solicitando privilégios root

Mensagempor tioguda » 24 Jul 2020, 11:19  •  MS 4

Alexkabowski escreveu:Ao responder isso, você me fez lembrar que além de ter tentado pelo terminal, fiz alterações para "run as root" no lançador.

Eu imaginei que algo assim poderia ter acontecido, como citei, seria necessário uma alteração manual para pedir a senha do root. Mas para ser sincero, fiquei com o pé atrás com a sua possível resposta, pois muitos usuários não gostam quando é questionado sobre algo simples assim, e a resposta nem sempre é agradável.

Quanto ao termo utilizado "chaveiro" não sei do que se trata, nunca observei isso, se houver tempo e for simples, poderia dizer o que seria isso?

No Google Chrome, ao ter instalado no sistema o pacote libgnome-keyring, é pedido para o usuário criar uma senha no primeiro acesso para que posteriormente as informações só sejam liberadas após utilizar essa senha, protegendo as informações do usuário que estão no Chrome. A maioria reclama dessa senha e acaba deixando em branco, mas é uma proteção extra.

Alexkabowski escreveu:
O problema foi solucionado.


Para a imagem aparecer, altere imgtxt para img e o link deve ser esse https://uploaddeimagens.com.br/images/0 ... 192831.png.
Imagem

Alexkabowski escreveu:
Edit: informe de qual repositório você instalou o navegador (repositório oficial do Manjaro ou AUR).


Então já não me lembro mais de qual fonte eu recebi a aplicação, acredito que seja pela AUR.

Foi instalado do repositório do Manjaro, olha a o nome do empacotador.
Packager : Philip Mueller <[email protected]>


Saudações.
Editado pela última vez por tioguda em 24 Jul 2020, 11:22, em um total de 1 vez.
Razão: Correção
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.

Esta mensagem de tioguda recebeu agradecimentos de
Alexkabowski (24 Jul 2020, 15:53)
Avatar do usuário
tioguda
Avançado

 
Mensagens: 311
Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Localização: Paraná
Agradeceu: 20 vez(es)
Agradecido: 82 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário


Voltar para Aplicativos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

^ Voltar ao Topo