Este tópico é para explicar a real situação técnica do fórum Manjaro Brasil e tentar achar uma solução pra ele, antes que seja tarde demais para salvá-lo!
O que ocorre é que o criador do fórum, o
Holmes, sumiu a anos, não se tem notícias dele, não se sabe o que aconteceu com ele, não se sabe se o mesmo está vivo ou morto. Pois bem, ele criou o fórum utilizando
phpBB 3.0.14, incontáveis MODs, personalizações, edições de código, tema visual completamente personalizado, com várias inserções no código, etc...
Essa versão do phpBB não é mais suportada, não é mais mantida, não tem mais atualizações, e ela só funciona em um servidor com PHP em versões da série
5.X. Eu sou a pessoa que sempre hospedou este fórum na minha conta no servidor de hospedagem
HostGator Brasil (
Plano M, hospedagem compartilhada) e venho pagando também a renovação anual do domínio
.com.br do fórum. O problema é que desde dezembro de 2020
o HostGator não suporta mais nenhuma versão do PHP diferente das versões 7.0, 7.1, 7.2, 7.3 e 7.4, nem permite que se habilite qualquer outra versão diferente destas, e o fórum Manjaro Brasil não é compatível com
PHP 7.X.
Eu fiz uma gambiarra bizarra no meu servidor, utilizando uma brecha que os administradores de sistema do HostGator não viram, pra habilitar a versão 5.2 do PHP exclusivamente para que este fórum voltasse a funcionar corretamente, porém essa é uma solução provisória e precária, que pode não ser mais possível assim que o HostGator corrigir a falha e deletar a instalação do PHP que eu estou utilizando, e daí é
GAME OVER para este fórum!
A solução óbvia seria atualizar o fórum para a versão mais atual do phpBB, a
3.3.3, que é 100% compatível com o PHP 7.4 usado atualmente pelo HostGator, porém isso é impossível devido a alguns fatores:
1) A base de dados do fórum tem milhares de customizações feitas pelo
Holmes e o atualizador automático do phpBB quebra tudo se não puder rodar o "
Support Toolkit" antes nela, e esse script não consegue entender a base de dados atual do fórum corretamente, deletando um monte de coisas a mais e matando o fórum no processo, eu já testei;
2) Este fórum só funciona no PHP 5.X e o novo só funciona no PHP 7.X, então sequer eu consigo manter os dois hospedados no mesmo domínio sem quebrar ou este ou o novo;
3) Existe um "
Support ToolKit" que funciona no PHP 7.X, russo, só que aí ele não funciona com o phpBB 3.0.14, só com versões das séries 3.1.X, 3.2.X e 3.3.X, então não serve pra nós;
4) Eu fiz vários testes, de diferentes formas, pra tentar atualizar o phpBB do fórum e em todas elas o fórum fica completamente quebrado devido a todos esses MODs e personalizações na base de dados, que o atualizador das versões atuais do phpBB não consegue entender.
Possíveis soluções (partindo do princípio que não queremos perder o conteúdo do fórum e nem da "
Knowledge Base"):
1) Conseguirmos ajuda de um programador sênior de PHP e SQL para que ele faça algum script personalizado, sob medida, que migre todo o conteúdo do fórum, ou seja, tópicos, posts, BBCodes, artigos da "
Knowledge Base", etc., deste phpBB 3.0.14 para o phpBB 3.3.3, e fazendo com que essa base de dados migrada fique 100% dentro dos padrões do phpBB 3.3.3, para que não tenhamos problemas em futuras atualizações automáticas;
1.1) Conseguirmos ajuda de um webdesigner para refazer todo o visual do fórum em cima de um tema padrão do phpBB 3.3.3, haja visto que não tem como migrar este tema atual para essa nova versão do phpBB;
2) Acharmos alguma forma de
transformar todo o conteúdo deste fórum em um "site estático", em HTML puro, e arquivar tudo com acesso de somente leitura, para não perdermos as informações contidas aqui, e criarmos um novo fórum, do zero, em phpBB 3.3.3, porém isso teria que ser feito com um script personalizado, haja visto que este fórum tem muitos MODs e scripts padrão que fazem isso no phpBB não vão funcionar corretamente aqui (pensei em usar o
HTTrack mas não sei se funcionaria no nosso caso);
2.1) Da mesma forma, o conteúdo da "
Knowledge Base" também teria que ser arquivado em HTML puro, de forma estática, porém eu desconheço qualquer forma automática de se fazer isso;
3) Migrar manualmente todo o conteúdo deste fórum e da "
Knowledge Base" para uma instalação nova do phpBB 3.3.3, porém isso seria um volume de trabalho gigantesco, absurdo, demoraria um tempo enorme e exigiria um mutirão pra que se conseguisse migrar tudo.
Dito tudo isso, informo que a base de dados do fórum tem aproximadamente 93.05 MiB, os anexos 78.65 MiB e o diretório de avatares 4.81 MiB. Um backup atual da base de dados em SQL tem 51.9 MiB e de todos os arquivos em ZIP tem 292 MiB. Aceito todo tipo de ajuda, sugestões e dicas do que eu poderia fazer para resolver este problema e manter o fórum vivo pelos próximos anos!
Obs.: Se o fórum estivesse no padrão do phpBB 3.0.14, sem modificações,
ISSO AQUI funcionaria, mas no nosso caso,
NÃO FUNCIONA!
Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian