Colegas, experimentei hoje pela primeira vez o Manjaro, via Live-DVD (já que não é um CD...).
O boot foi um pouco lento, mas nada surpreendente por se tratar de um live. Configurei o teclado para Inglês USA (só uso teclado americano) e o sistema subiu rapidamente. No entanto, a configuração do teclado não ficou boa. Não cheguei a procurar se era possível trocá-la para inglês EUA, internacional com dead keys. Tive, então, de enviar duas mensagens sem pontuação.
A localização da minha rede wi-fi foi rápida e indolor. Logo eu estava online. A navegação pela internet, via Firefox, foi muito rápida. Abertura de novas páginas num piscar de olhos. Baixei arquivos com altíssima velocidade (nunca consegui baixar arquivos a 1.3 mb em Ubuntu/Firefox). Rodei vídeo sem precisar de nenhum plugin extra. Nesse aspecto, primeira impressão muito positiva.
Como uso um monitor extra no note, configurei os dois. Também sem dificuldade. No entanto, no monitor do note o papel de parede não ocupou toda a área de trabalho; ficava uma parte no topo com a cor do fundo. Olhei rapidamente se havia alguma configuração para corrigir isso, mas não achei nada. Também não me preocupei muito com isso.
O papel de parede original, apesar de não fazer meu estilo, é muito bonito, com um belo efeito. Os ícones são simples, discretos e eficientes. A disposição do menu é inteligente, mostrando de modo direto os programas instalados. É um conjunto bem "didático" para usuários novos e, creio, não vai decepcionar os mais antigos e/ou exigentes.
Minha avaliação: não houve nada que me chamasse especialmente a atenção. Como eu disse, foi um teste rápido. Por isso, a impressão que tive também pode ser superficial. Mas gostei do conjunto, da facilidade de acesso a menus e programas, do aspecto estético. Na próxima vez, vou tentar fuçar um pouco mais nas entranhas do bicho. Com certeza, é uma distro que me interessa conhecer e explorar mais.
Abraço a todos!