às vezes temos pastas em um servidor que usa o Windows e precisamos compartilhar com o Linux, então, como fazer esse compartilhamento? navegando pela internet encontrei uma dica que mostra como fazer nosso Manjaro. primeiro vamos mexer
fstab, pois nele são salvas as partições que devem ser montados na inicialização do boot.- Código: Selecionar todos
sudo gedit /etc/fstab
e agregamos isto no final do arquivo
- Código: Selecionar todos
/IP_DO_SERVIDOR/NOME_DA_PASTA_COMPARTILHADA /home/USUÁRIO/NOME_DA_PASTA_COMPARTILHADA cifs auto,x-systemd.automount,users,uid=MI_USUARIO,gid=users,username=USUÁRIO_DA_REDE,password=SENHA_DA_REDE,workgroup=GRUPO_DE_TRABALHO,ip=IP_DEL_SERVIDOR 0 0
vejam um exemplo disto
suponha que eu tenho um servidor que tem uma pasta chamada
música, o ip do servidor é 192.168.0.10 e o grupo de trabalho chama-se grupito, o meu nome de usuário de rede é linuxman e minha senha de rede é linux.rules. no computador com Manjaro entrou com o usuário linuxman, então, com essas informações a linha seria isto- Código: Selecionar todos
//192.168.0.10/musica /home/linuxman/musicaservidor cifs auto,x-systemd.automount,users,uid=linuxman,gid=users,username=linuxman,password=linux.rules,workgroup=grupito,ip=192.168.0.10 0 0
é essa linha que vamos colocar no final do arquivo
fstab. depois disto, vamos instalar o Samba e para isto proceda assim- Código: Selecionar todos
sudo pacman -S samba
para ver se funciona abra um terminal e digite
- Código: Selecionar todos
sudo mount -a
se deu certo, você já tem um compartilhamento das pastas entre Windows e Linux.
ps: créditos linuxman in http://linuxmanr4.com/2013/01/17/montar-automaticamente-compartidos-de-red-windows-en-manjaro-linux/.
vlw fwi, Holmes