Primeiras impressões

Como está sendo sua experiência com o Manjaro Linux? E com a comunidade? Deixe aqui seu depoimento.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, acrescente (Resolvido) no título do seu post.

Primeiras impressões

Mensagempor eded » 11 Fev 2013, 10:12  •  MS 1

Bem já utilizo Linux, em produção, a alguns anos (2 ou 3, não lembro bem). As minhas distribuições de trabalho sempre foram o Linux Mint e o Arch Linux. O Mint atuando mais como uma reserva para alguma emergência (que sinceramente nunca aconteceu). Apesar de sempre ouvir comentários sobre "quebras" de sistemas em função dos pacotes sempre recentes do Arch, devo dizer que no meu caso o mesmo sempre se comportou de forma estável e confiável.

Recentemente tive um HD dando seus últimos suspiros, o que me obrigou uma reinstalação completa dos sistemas utilizados.
Por estar meio sem tempo pensei em uma alternativa para a instalção do Arch (não tive tempo, e confesso paciência, para me interar sobre as novidades do systemd) o que me trouxe ao Manjaro Linux.

Instalei a versão KDE do Manjaro Linux e estou satisfeito com o resultado obtido. Tenho uma distribuição com pacotes atualizados (todos que fazia uso no Arch), funcionando de maneira estável.

Alguns comentários:
  • Obviamente que a instalação final não fica tão enxuta quanto a um Arch "puro". Mas nada que me incomode e não possa ser adaptado ao gosto do usuário.
  • O reconhecimento do teclado não funcionou mas foi só fazer o ajuste dentro próprio KDE (configurações do sistema=>dispositivos de entrada: Remover configuração existente e adicionar portugês/Brasil).
  • Visual espartano: Gostei, devs preocupados com o sistema e deixando a parte estética para os usuários (principalmente neste caso de poucos mantenedores). Ponto em que a comunidade pode contribuir.
  • Não gostei do Yapan. Como usuário do sensacional pacman achei meio desnecessário. Fácil de resolver. ;)
  • Senti falta de configuração do touchpad no KDE (não instalado automaticamente: synaptiks (editado)).

Bem, é isto, adotei o Manjaro como sistema de trabalho.
Sempre fica um pouco de receio quanto ao problema de continuidade destas distros "novas" mas se não acreditarmos, nenhum projeto pode vingar.

Abraço a todos
Editado pela última vez por eded em 11 Fev 2013, 10:49, em um total de 1 vez.
Razão: Havia informado o pacote errado (obsoleto kcm_touchpad ) para habilitar configuração do touchpad no kde.
Avatar do usuário
eded
Novato

 
Mensagens: 2
Registro: 11 Fev 2013, 08:19
Agradeceu: 0 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Mint - Manjaro

Mensagempor Magna » 11 Fev 2013, 11:19  •  MS 2

Bons comentários!!

Por curiosidade passei por todas as "verções" Manjaro, como KDE, xfce, net, openbox e etc.

E percebi, que o ambiente grafico mais proximo ao usuário final no mundo Manjaro sem duvida é o KDE, por isso possuir o Yapan oficialmente.

Depois de passar por todos, acabei ficando com o openbox, nunca tinha usado, esta sendo uma novidade a cada estante.

Se queres um pouco mais de desafio, recomendo instalar o net, e depois fazer a instalação do KDE manualmente. Verás como virá bem "enxuto". heheh

Um Abraço!
    Imagem

    "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Cral Junc).
    Avatar do usuário
    Magna
    Aprendiz

     
    Mensagens: 50
    Artigos: 1
    Registro: 15 Jan 2013, 09:08
    Agradeceu: 9 vez(es)
    Agradecido: 6 vez(es)
    Distro utilizada: Manjaro Linux
    Versão: 16.06.1
    Ambiente: KDE
    Repositório: Stable
    Habilidade: Pela

    Mensagempor Holmes » 11 Fev 2013, 14:55  •  MS 3

    oi eded, gostei dos seus comentários e confesso, ao contrário do Magma, instalei o Manjaro XFCE 0.8.1 e ainda estou com ele até agora, pois acho que é uma ótima edição da equipe. sobre o Yapan, ou mesmo sobre o kalu, sempre removo esse aplicativo, pois gosto de usar o terminal para as atualizações. também acredito que isto não seja problemático para os usuários comuns, pois o que o Yapan ou Kalu fazem via graficamente o terminal faz e com mais segurança!

    vlw fwi, Holmes :)
    Imagem

    Meu Blog Kibojoe I Manjaro I JWM I Outras Coisas...

    Visitem e colaborem com nosso Knowledge Base
    Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar
    Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V na cor verde
    Avatar do usuário
    Holmes
    Fundador

    Mantenedor Kibojoe Linux
    Mantenedor Kibojoe Linux
     
    Mensagens: 5472
    Artigos: 56
    Registro: 30 Set 2012, 21:00
    Localização: Brasil
    Agradeceu: 173 vez(es)
    Agradecido: 812 vez(es)
    Distro utilizada: Kibojoe Linux
    Versão: 18.02
    Ambiente: JWM
    Repositório: Stable
    Habilidade: Intermediate

    Mensagempor Freax » 11 Fev 2013, 16:33  •  MS 4

    Obrigado por compartilhar sua experiencia no Manjaro.
    Leia as Regras Gerais e pesquise antes de postar.
    Se a sua dúvida foi respondida marque Resolvido em seu tópico com o botão V.
    Manjaro no Facebook | Manjaro no Twitter
    Manjaro Hakoila 17.1.12 - 64-bit KDE 5.13.4
    Avatar do usuário
    Freax
    Fundador

     
    Mensagens: 822
    Artigos: 2
    Registro: 30 Set 2012, 21:00
    Localização: São Bernardo do Campo - SP
    Agradeceu: 6 vez(es)
    Agradecido: 63 vez(es)
    Distro utilizada: Manjaro Linux
    Versão: Testing
    Ambiente: KDE
    Repositório: Testing
    Habilidade: Advanced


    Voltar para Depoimentos



    Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

    ^ Voltar ao Topo