Recentemente tive um HD dando seus últimos suspiros, o que me obrigou uma reinstalação completa dos sistemas utilizados.
Por estar meio sem tempo pensei em uma alternativa para a instalção do Arch (não tive tempo, e confesso paciência, para me interar sobre as novidades do systemd) o que me trouxe ao Manjaro Linux.
Instalei a versão KDE do Manjaro Linux e estou satisfeito com o resultado obtido. Tenho uma distribuição com pacotes atualizados (todos que fazia uso no Arch), funcionando de maneira estável.
Alguns comentários:
- Obviamente que a instalação final não fica tão enxuta quanto a um Arch "puro". Mas nada que me incomode e não possa ser adaptado ao gosto do usuário.
- O reconhecimento do teclado não funcionou mas foi só fazer o ajuste dentro próprio KDE (configurações do sistema=>dispositivos de entrada: Remover configuração existente e adicionar portugês/Brasil).
- Visual espartano: Gostei, devs preocupados com o sistema e deixando a parte estética para os usuários (principalmente neste caso de poucos mantenedores). Ponto em que a comunidade pode contribuir.
- Não gostei do Yapan. Como usuário do sensacional pacman achei meio desnecessário. Fácil de resolver.
- Senti falta de configuração do touchpad no KDE (não instalado automaticamente: synaptiks (editado)).
Bem, é isto, adotei o Manjaro como sistema de trabalho.
Sempre fica um pouco de receio quanto ao problema de continuidade destas distros "novas" mas se não acreditarmos, nenhum projeto pode vingar.
Abraço a todos