- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=102.html
|
Capítulo 7. A sintaxe correta nos arquivos de configuraçãoID do artigo: 102Adaptado por: pagani Adaptado em: 02 Abr 2014, 06:18 Descrição do artigo: Neste capítulo vamos ver a sintaxe correta nos arquivos de configuração do pekwm.
7.1. Sintaxe Básica Todos os arquivos de configuração do pekwm, exceto o arquivo localizado em ~/.pekwm/start , segue uma sintaxe comum, como é mostrado no exemplo a seguir.
Normalmente você pode modificar os espaçamentos e quebras de linha, porém essa é a sintaxe “correta”, então a documentação mostrará a maneira certa de se fazer isso. Os “Event” podem ser combinados na mesma linha sendo separados por ponto e vírgula. As “Actions” também podem ser combinadas na mesma linha sendo separadas por ponto e vírgula, já o “INCLUDE” pode ser usando em qualquer lugar do arquivo. Pekwm tem um arquivo chamado vars que serve para definir variáveis comuns entre os arquivos de configuração. Posteriormente esse será o arquivo a ser referenciado em “INCLUDE”. Comentários são permitidos ao longo de todos os arquivos de configuração, entretanto devem ser iniciados com #, ou / / , também podendo vir entre /* e */. 7.2. Arquivos modelos O analisador de configurações do pekwm suporta o uso de arquivos modelos para reduzir a digitação. O modelo está atualmente disponível em autopropriedades e arquivos de configuração dos temas. A configuração do modelo não é totalmente compatível com a sintaxe não-modelo e, portanto, requer ativação para não ter problemas com a compatibilidade com versões anteriores. Para habilitar o modelo de análise deve-se iniciar o arquivo de configuração com o seguinte:
Definir modelos é como criar uma seção comum, porém usa-se o nome especial Define. Abaixo está um exemplo com a definição de um modelo chamado NAME.
O modelo acima pode ser usado posteriormente, utilizando o caractere @. O exemplo abaixo mostra o uso do modelo NAME em duas seções chamadas Name e NameOverride substituindo um dos valores do modelo.
O exemplo acima é equivalente a escrever o seguinte:
7.3. Uso das variáveis nos arquivos de configuração do pekwm O pekwm permite que você use, para sua configuração, tanto as variáveis locais ou internas, bem como as variáveis globais do sistema. Variáveis locais ou internas são prefixados com um $, já as variáveis globais são prefixadas com $_.
Há uma variável global especial em pekwm chamada de $_PEKWM_CONFIG_FILE. Essa variável global é lida quando pekwm começa e seu conteúdo é usado como arquivo de configuração padrão. Se necessário, essa variável será atualizada para apontar os arquivos de configuração ativos no momento. As variáveis podem ser definidas praticamente em qualquer lugar, mas provavelmente a melhor ideia é colocá-las no inicio do arquivo, fora de quaisquer seções. Localização do original http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... yntax.html Modificado por - Holmes, 03-04-14, inclusão do texto. - Holmes, 03-04-14, revisão e ajuste do texto. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |