- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=104.html
|
Capítulo 9. Configurando os menusID do artigo: 104Adaptado por: Holmes Adaptado em: 02 Abr 2014, 06:19
O menu principal (Pekwm-Menu ou Root-Menu) é aquele que você vê quando clica com o botão esquerdo do mouse na janela do root, mais conhecido como desktop. Ou ainda quando você clica com o botão esquerdo do mouse em uma das quatro bordas das janelas do seu desktop. Essa opção vem habilitada por padrão nas maioria das distribuições GNU/Linux que fornecem pacotes compilados ou receitas de compilação.
No arquivo de configuração do menu, você pode configurar também o menu da janela (window-menu). O menu da janela aparece quando o usuário clica com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de título da janela em foco. Neste capítulo vamos chamar esse menu de Menu da Janela, mas também é conhecido como WindowMenu. Veja a baixo uma imagem com exemplos. A figura nº 1, é mostardo o menu da janela, focando a opção “Toggle Decorations”, que uma vez executada faz desaparecer a decoração da janela em questão. A figura nº 2, mostra o menu principal (root menu), focando o editor de vídeo Open Shot. 9.1. Sintaxe Básica do Menu Como indicado anteriormente, os menus principal e das janelas seguem as regras definidas na sintaxe comum . Não há muitas opções possíveis, alcançando a simplicidade e o fácil entendimento, quer dentro da estrutura do menu principal, ou dentro de um submenu. Vale ressaltar que tudo é tratado por um único arquivo. Como além dos tipos de menu padrão, Menu Principal (RootMenu) e Menu da Janela (WindowMenu), o usuário pode definir qualquer número de novos menus seguindo a mesma sintaxe. O arquivo fica localizado em: ~/.pekwm/menu, onde temos as configurações habituais do menu principal e menu da janela, que pode ser moldado e configurado ao pleno desejo do usuário. 9.2 Sintaxes e estruturas dos menus Vamos começar apresentando a estrutura do menu principal. Submenu (aqui vai o nome do submenu) Têm como função iniciar um submenu. Entre parênteses deve ser colocado o nome que vai aparacer no Menu Principal. Abaixo um exemplo da sintaxe.
Entry (Aqui vai nome do programa, script ou comando executado) Têm como função iniciar uma entrada do menu. Aqui é onde vamos colocar os nossos programas, scripts, variáveis etc. Tudo o que queremos que execute Em Costrução Localização do original http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0.1.17/html/config/menu.html Modificado por - Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |