Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
pagani
Guru
Guru
 
Artigos: 11
Registro: 31 Jan 2014, 14:36
Distro utilizada: manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: xfce
Repositório: testing
Habilidade: Intermediate
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Algumas soluções aos problemas vindos do Pacman

ID do artigo: 115
Adaptado por: pagani
Adaptado em: 13 Abr 2014, 10:55
Descrição do artigo: O texto dá algumas orientações aos problemas do Pacman.
Link externo para este artigo:
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=115.html

Como sempre temos alguns companheiros com problemas de atualização ou outro relacionado ao Pacman.

Imagem

Para isto disponibilizo aqui uma tradução/interpretação deste link: Pacman troubleshooting, que acredito que possa ajudar muita gente com o manuseio do Pacman.

Solução de Problemas do Pacman

Instalação de Software

Várias questões relacionadas com o download e instalação de pacotes de software a partir dos repositórios Manjaro são tratados aqui.

Erro "Não é possível bloquear banco de dados"

Ao fazer o download e instalar algum software a partir dos repositórios, um arquivo especial de bloqueio de banco de dados é criado no diretório /var/lib/pacman/db.lck, a fim de garantir que o processo de instalação atual seja o único em execução no momento. Se não fosse assim, a tentativa de instalar vários arquivos de várias fontes ao mesmo tempo poderia danificar os arquivos baixados, causando conflitos entre eles ou, pior ainda, danificar o seu sistema. Este erro pode, portanto, ocorrer devido a duas razões possíveis:

- Outra instalação ainda está ocorrendo e ainda não terminou, ou
- A tentativa de instalação anterior não foi terminada corretamente por causa de uma queda de energia ou mesmo por ter sido cancelada por você, por exemplo.

Portanto, é aconselhável se assegurar que nenhuma outra instalação está sendo executada no momento do erro. Tendo certeza que tal instalação não ocorre, você pode apagar o arquivo de bloqueio de banco de dados manualmente. Para fazer isso, abra o terminal e digite o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo rm /var/lib/pacman/db.lck


Feito isso, você será capaz de executar com sucesso sua instalação.

Erro: “Falha ao confirmar a transação (pacote inválido ou corrompido)”

Todos nós temos nossas próprias assinaturas únicas que são usadas para autenticar quem somos e para evitar atividades fraudulentas e até mesmo maliciosas por outros. Este é também o caso dos pacotes de software disponíveis nos repositórios. Todos eles contêm assinaturas exclusivas dada por seus desenvolvedores para garantir que eles são autênticos e não maliciosos por natureza.

Durante o processo de instalação, uma vez que todos os pacotes foram baixados, o sistema irá, primeiramente, verificar a assinatura dos mesmos afim de garantir que eles são autênticos antes de realmente instalá-los. Se a assinatura de um pacote não pode ser verificado por qualquer razão, então o processo de instalação será cancelado. Este problema geralmente ocorre devido a: uma ou mais assinatura contida no banco de dados do sistema foi revogada, alterada, corrompida ou desatualizada;
um ou mais pacotes de software não foram assinados corretamente quando colocados em um repositório.

Quando um pacote não foi assinado corretamente antes de ser colocado em um repositório, será de responsabilidade do desenvolvedor corrigir isso. A incompatilidade de assinaturas tem alguma probalidade de acontecer a qualquer momento, porém, pode ser resolvida facilmente seguindo os procedimentos descritos abaixo.

1. Atualize as assinaturas das chaves com o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman-key --refresh-keys


2. Recarregue as assinaturas das chaves com o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman-key --populate archlinux manjaro


3. Limpe os pacotes de software baixados durante alguma instalação/atualização, digitando o comando:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Scc


Durante este processo, vocẽ será solicitado a confirmar a remoção de todos os arquivos de cache contidos no diretório /var/cache/pacman/pkg/ e também a remoção dos repositórios não utilizados. Digite “y” para confirmar ambas ações. Após executar esses procedimentos você já poderá executar sua instalação/atualização com sucesso.

Erro: “O arquivo de configuração.... não reconhecido”

O gerenciador de pacotes do Manjaro – pacman – usa um arquivo chamado mirrorlist para localizar os endereços dos servidores Manjaro, a fim de baixar atualizações e pacotes de software a partir deles. Este erro, portanto, pode ocorrer se um ou mais endereços contidos no mirrorlist não foram listados corretamente, resultando em pacman ser incapaz de se conectar a eles. Como esse erro pode ocorrer a qualquer momento, até mesmo durante a instalação do Manjaro, é necessário saber editar o mirrorlist.

Abrindo o Mirrorlist

Com o terminal aberto, a sintaxe do comando para editar o mirrolist é:

Código: Selecionar todos
sudo [editor de texto] /etc/pacman.d/mirrorlist


Se você, por exemplo, deseja editar o arquivo dentro do terminal usando o nano, digite:

Código: Selecionar todos
sudo nano /etc/pacman.d/mirrorlist


Se você instalou uma versão completa do Manjaro, menos a Net-Edition, talvez se sinta mais confortável em usar o gedit. Isto abrirá o arquivo mirrorlist como um documento, tornando-o mais fácil de ler e editar. Para usar o gedit, o comando é:

Código: Selecionar todos
sudo gedit /etc/pacman.d/mirrorlist


Compreendendo o Mirrorlist

Uma vez aberto, o arquivo mirrorlist apresentado deve ser semelhante a este:

Código: Selecionar todos
##
## Manjaro Linux repository mirrorlist
## Generated on 10 April 2014 17:47
##
## Use pacman-mirrors to modify
##

## Location  : Colombia
## Time      : 0.602
## Last Sync : 3:40
Server = http://mirror.edatel.net.co/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : United_States
## Time      : 0.650
## Last Sync : 3:00
Server = http://mirror.solarvps.com/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : Germany
## Time      : 0.680
## Last Sync : 3:00
Server = http://ftp.halifax.rwth-aachen.de/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : United_States
## Time      : 0.736
## Last Sync : 0:20
Server = http://mirror.dacentec.com/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : Chile
## Time      : 0.785
## Last Sync : 0:50
Server = http://manjaro.dcc.uchile.cl/stable/$repo/$arch

## Location  : Costa_Rica
## Time      : 0.808
## Last Sync : 3:50
Server = http://mirrors.ucr.ac.cr/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : United_States
## Time      : 0.845
## Last Sync : 3:40
Server = http://mirror.jmu.edu/manjaro/stable/$repo/$arch

## Location  : Australia
## Time      : 0.944
## Last Sync : 1:50
Server = http://manjaro.mirror.serversaustralia.com.au/stable/$repo/$arch


As linhas que começam com um hash “#” será ignorado pelo pacman. Assim, a parte de cima do arquivo é uma tabela que lista a localização dos servidores Manjaro, a velocidade de download e o tempo de sincronismo do mesmo. Essas informações, no entanto, só são interessantes a você. Para o pacman, a única linha importante deste arquivo é onde os hashes foram removidos. Você pode obsersar que essas linhas começam sempre com a palavra Server. Eles serão acessados na ordem em que são listados.

Alteração do Mirrorlist

Se você não se sente confortável em alterar manualmente o arquivo mirrorlist, execute:
Código: Selecionar todos
sudo pacman-mirrors -g


O que este comando faz é reescrever seu mirrorlist a partir de um outro arquivo de configuração localizado em /etc/pacman-mirrors.conf. Um detalhe importante nessa reescrita é que ele coloca os servidores mais rápidos no topo do mirrorlist aumentando a velocidade de download dos pacotes de software.

Após realizar qualquer alteração em seu mirrorlist, sincronize os repositórios com:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Syy


Erro: “GPGME error: Inexistência de dados”

A causa mais provável desse problema é a detecção de erro ou corrupção, pelo pacman, em um ou mais pacotes de software após serem baixados. Assinatura de pacotes e checksums são utilizados para verificar a validade do software descarregado, se algum deles falhar, a tentativa de instalação/atualização será cancelada para proteger seu sistema até que a causa seja resolvida.

Para resolver esse problema, sigas as seguintes instruções:

1. Ressincronize seu banco de dados com os servidores Manjaro para garantir que está tudo atualizado:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Syy


2. Limpe o cache do sistema:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Scc


3. Execute novamente a instalação/atualização para ver se o problema foi resolvido.

Caso contrário, exececute os seguintes procedimentos:

1. Ressincronize seu banco de dados com os servidores Manjaro para garantir que está tudo atualizado:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Syy


2. Atualize as assinaturas dos pacotes:

Código: Selecionar todos
sudo pacman-key –refresh-keys


3. Recarregue as assinaturas:

Código: Selecionar todos
sudo pacman-key --populate archlinux manjaro


4. Limpe o cache do sistema:

Código: Selecionar todos
sudo pacman -Scc


5. Execute novamente a instalação/atualização para ver se o problema foi resolvido.

Caso continue com algum problema, recomenda-se usar nosso amado Fórum para obter ajuda.

Referência

Tradução do texto Pacman troubleshooting realizada por pagani.

Mudanças

- Holmes, 13/04/2014, inserção do texto.
- Holmes, 13/04/2014, mudança de autoria.
- Holmes, 13/04/2014, correções pontuais.

Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL

Este artigo foi editado por Holmes em 13 Abr 2014, 11:59


^ Voltar ao Topo