- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=118.html
|
Newsbeuter Feed Reader - Instalação e configuraçãoID do artigo: 118Adaptado por: pekman Adaptado em: 20 Out 2014, 22:17 Descrição do artigo: O Newsbeuter é uma ótima opção para quem gosta de acompanhar notícias e determinados sites diariamente. Com ele, você pode ficar sempre atualizado sobre o que acontece em sua cidade, estado ou país.
Instalação / Configuração
O Newsbeuter funciona via ncurse, ou seja pelo terminal, alternativa peso pena ao Liferea, que a cada dia está mais pesado devido à evolução da engine GTK. Neste artigo, vamos nos ater à instalação e configuração no Manjaro. Se você chegou até este artigo através dos mecanismos de buscas e pretende instalá-lo em outra distribuição, creio que não muda muita coisa. Mas esse artigo cobre apenas o Manjaro e a família Arch. Instalando no Manjaro
Configuração A configuração é muito simples. Primeiro, crie uma pasta em sua home com o nome: .newsbeuter O segundo passo é criar um arquivo dentro da pasta ~/.newsbeuter com o nome de: config Depois, cole o conteúdo abaixo no arquivo config e salve:
A terceira parte é a melhor, escolher os sites que nós vamos acompanhar através do Newsbeuter. Para isso, crie um arquivo de texto com o nome de urls, na pasta ~/.newsbeuter. Depois, basta acrescentar os links dos feeds um por linha no arquivo. Um exemplo básico, seria assim:
No entanto, eu posso separar minha lista de feeds por assunto ou categorias. Para isso, basta eu nomear uma categoria e colocar entre aspas, depois os links. Os dois links acima são de sites relacionados ao GNU/Linux, então vou identificá-los na categoria GNU/Linux. Agora, o nosso exemplo fica assim:
Note que tenho 18 fontes de notícias nesta categoria, ou seja, são 18 sites sobre GNU/Linux que relacionei como "GNU/Linux". Para facilitar a compreensão ou até mesmo poupar trabalho dos colegas, vou compartilhar minha lista de feeds. Fiquem à vontade para aproveitar apenas o que interessa a vocês. Lista de feeds (exemplo) Esta é minha lista de feeds, postada para servir como exemplo, a fim de que todos possam compreender melhor. Este conteúdo deve ser colocado no arquivo: ~/.newsbeuter/urls.
Fique informado Após todo esse trabalhão, é hora de ficar informado. Abra um terminal e digite: newsbeuter O show da informação vai começar imediatamente. A primeira tela que você vai ver, é essa: Uso:
Como achar um feed de um site? Identificar um feed em uma página é bem fácil, no entanto, não são todos os sites que oferecem feed de notícias. Quando acessar um site, procure por ícones parecidos com a imagem abaixo; geralmente, ficam no cabeçalho ou rodapé dos sites. Na maioria das vezes, estão junto com os ícones de redes sociais do site: Fonte e links extras Para finalizar, deixo para vocês links sobre o assunto:
Bom pessoal, por hora é isso. Espero que seja útil. Abração a todos. Este artigo foi publicado originalmente por mim no fórum Viva o Linux |