- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=126.html
|
Turbinando o terminal com oh-my-zshID do artigo: 126Adaptado por: pagani Adaptado em: 14 Jun 2015, 12:36 Descrição do artigo: O texto mostra como modificar nosso terminal com oh-my-zsh.
Zsh é, segundo seus desevolvedores, um shell projetado para uso interativo e também uma linguagem de script poderosa. Muitas características do bash , ksh e tcsh foram incorporadas ao zsh tornando-o extremamente flexível e amigável. Nessa dica, estarei demonstrando a instalação do oh-my-zsh : um pacote de temas, plugins e funções prontas para o zsh . Vamos a instalação e configuração:Primeiramente vamos fazer a instalação do git e do zsh:
Depois de instalado esses dois pacotes, vamos alterar o shell padrão do usuário.
Agora vamos instalar o oh-my-zsh . Existem três maneiras de fazer isso: via curl, wget ou manualmente.
Após feita a instalação, é necessário fazer logout no sistema. Se você fez a instalação do oh-my-zsh via curl ou wget, ao abrir o terminal terá a seguinte imagem:Caso tenhas feito a instalação de forma manual, faça o seguinte comando:
O arquivo de configuração do zsh é o .zshrc . Ele já vem com funcionalidades básicas e agora você já pode, por exemplo, trocar o tema do seu terminal. A lista completa de temas está localizada em ~/.oh-my-zsh/themes/ ou aqui e basta modificar a linha ZSH_THEME="fino" no arquivo supracitado.Veja algumas imagens: Com o tema fino Com o tema candy Outro recurso interessante são os plugins encontrandos em ~/.oh-my-zsh/plugins/ ou aqui. Para usá-los é só alterar a seguinte linha: plugins=(git archlinux colored-man) . O plugin archlinux traz vários alias para o Arch que são usáveis também no Manjaro. O plugin colored-man traz as páginas de manual coloridas. O plugin git não vou nem comentar. :D Todos esses plugins criam alias que depois de aprendidos tornam nossa vida no terminal mais produtiva. Para ver uma lista completa dos alias , podes dar o seguinte comando:
Existem inúmeras modificações que você pode fazer no .zshrc , porém vou deixá-lo descobrir sozinho e, espero, se divertir bastante no terminal.Para mais informações, visitem: oh-my-zsh e Zsh. Referência Os créditos por este texto são para pagani. Mudanças - Holmes, 14/06/2015, inserção do texto. - Holmes, 14/06/2015, ajustar texto. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |