- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=128.html
|
Editando arquivos com VimID do artigo: 128Adaptado por: pactux Adaptado em: 18 Ago 2015, 12:48 Descrição do artigo: Neste artigo que escrevo vou falar a respeito do processo de edição de arquivos utilizando o editor de textos Vim.
Como mencionado em um texto anterior, neste falarei a respeito do editor de textos Vim com foco na utilização do mesmo em atividades de edição de texto simples, arquivos de configuração e código fonte. Nota: Para melhor compreensão do artigo, recomendo fortemente que leia o primeiro texto, pois nele estão as instruções de instalação do software, bem como uma rápida configuração do editor que ajudará bastante ao decorrer do tutorial. Para acessa-lo, clique aqui. Para que você possa acompanhar os comandos que serão apresentados ao longo do texto, é ideal que possua um arquivo com texto pronto para edição. E pensando nisso, criei algumas linhas com distribuições para que possamos usar como base (segue abaixo).
Após copiar o texto, abra um editor gráfico de sua preferência e salve-o com o novo conteúdo. Exemplo com o terminal:
Sem mais delongas, vamos ao que interessa! - Inserção Agora que temos um arquivo texto devidamente salvo para trabalhar, abra o terminal e invoque o novo arquivo através do Vim (antes, certifique-se de que a tecla "Caps Lock" esteja desligada).
Ao "chamar" o Vim, este inicializa no modo de "visualização", e para acrescentar conteúdo ao arquivo, é preciso utilizar o modo de inserção. Abaixo estão os comandos a serem utilizados:
Para voltar ao modo de visualização, utilize a tecla ESC .Obs:: Para trabalhar com o Vim, o uso dessa tecla (ESC) é primordial, pois é com ela que será possível sair do modo edição e aplicar os comandos na ferramenta. Logo, sempre que terminar de escrever no arquivo, é interessante que use o ESC para que os comandos aplicados não sejam tratados como "texto" pelo editor.- Copiar, recortar e colar Como funcionalidade básica de qualquer editor de textos que exista, o Vim também permite a cópia de caracteres entre as linhas do arquivo, para realizar as operações de cópia, recorte e etc, utilize os comandos abaixo:
Para recortar linhas do arquivo, o procedimento é parecido com a cópia, basta substituir o caracter y por d .
- Deletar conteúdo Abaixo estão os comandos necessários para deletar linhas e caracteres:
- Desfazer e Refazer
Ao pressionar essas teclas por várias vezes, o editor irá desfazer/refazer as alterações mais antigas. - Movimentar o cursor dentro do arquivo Os comandos abaixo permitem a locomoção dentro do texto, para que você possa edita-lo de diferentes maneiras.
- Substituição de strings Com as instruções abaixo você será capaz de substituir palavras inteiras e caracteres dentro do texto.
- Pesquisa por strings Também existem comandos que fazem a função do Ctrl f (pesquisa em interface gráfica) dentro do Vim.
- Salvar (ou não) o texto Após utilizar as opções acima para manipular o arquivo, você pode optar por salva-lo ou não:
Os comandos para "forçar uma situação" ajudam quando por algum motivo o Vim impede a execução. - Bônus No primeiro texto que abordei essa ferramenta, havia falado sobre a configuração permanente de algumas funcionalidades básicas para ajudar na utilização do Vim, como numeração de linhas, utilização do mouse, etc. Nesse tópico, deixo mais algumas funções que podem ser habilitadas no arquivo /etc/vimrc :
Caso não deseje habilitar essas funções de forma permanente, é possível usa-las de forma temporária (enquanto o arquivo estiver aberto). Para isso, use :set smartcase , :set ruler , etc. Quando o arquivo estiver aberto por exemplo.- Conclusão O que foi escrito acima não o tornará um perito nesse ótimo editor, mas com certeza você saberá o que fazer quando se deparar com essa versão melhorada do vi. Espero que a dica acima seja útil para alguém, e caso haja alguma informação errada ou incompleta, fiquem a vontade para comentar. Referência Os créditos por este texto são para pactux. Mudanças - Holmes, 18/08/2015, inserção do texto. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |