- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=49.html
|
Protegendo o Manjaro de rootkitID do artigo: 49Adaptado por: Holmes Adaptado em: 13 Out 2012, 20:37 Descrição do artigo: Neste texto vamos ver como podemos proteger dos temidos rootkit usando o rkhunter.
Noutras palavras, os rootkits são ferramentas produzidas por hackers que utilizam para entrar em sistema. Para os paranóicos em seguranças existe o rkhunter que pode ser instalado em nossa distro. O objetivo do rkhunter é vasculhar o sistema para procurar o tão temido rootkit. No final da análise ele cria um log caso depois queira analisar as informações com mais detalhes. Ademais, o rkhunter é super leve, simples e funcional. Como instalar no Manjaro? É super simples e ele está no repositório community e para instalá-lo faça isto:
É só esperar pelo término de instalação e depois sair usando na caça dos rootkit! Também é importante dizer que essa ferramenta poderá ser instalada usando o packagekit. Antes de iniciar o escaneamento do sistema é importante rodar dois comandos, pois com isto o rkhunter funcionará corretamente!
O primeiro comando é para atualizar a base com as propriedades dos arquivos; enquanto o segundo é para atualizar a base do rkhunter. Depois de rodar os dois comandos acima, agora vamos fazer o escaneamento. Para isto basta rodar o comando abaixo:
Nesse momento vamos ter que aguardar o processo de escaneamento do rkhunter que irá encontrar rootkit em nosso Manjaro. Isto pode demorar um pouquinho! Após o escaneamento vamos ter: a) arquivos que estiverem assinalados como warning (na cor vermelha) estão com problemas e precisam ser analisado calmamente e b) arquivos que estiverem assinalados como not found e ok (na cor verde) estão normais, ou seja, não foram encontrados nenhuma ameaça. Vejam uma imagem: O rkhunter cria um log em /var/log/rkhunter.log e aí você poderá analisar com mais calma o que foi escaneado. Para terminar e se desejar conhecer mais o rkhunter é só rodar o comando
Assim você terá mais informações sobre essa ferramenta anti-rootkit! Referência Os créditos por este texto são para Holmes. Mudanças - Holmes, 13/10/2012, correções pontuais. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |