- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=98.html
|
Capítulo 3. CompilandoID do artigo: 98Adaptado por: Holmes Adaptado em: 01 Abr 2014, 21:33 Descrição do artigo: Este capítulo ensinará como copilar o pekwm.
Este capítulo irá ajudá-lo no processo de compilação do pekwm. 3.1. Desempacotando o arquivo O primeiro passo para compilar pekwm é descompactar o arquivo. A desencompactação depende de qual versão você baixou:
A opção -j funciona normalmente na maioria dos sistemas GNU/Linux e com a versão de desenvolvimento atual do .tar , pois é parte integrante do GNU/linux. Se o seu sistema não suportar a opção -j , você pode usar duas alternativas: 1) bzip2-dc pekwm-0.1.17.tar.bz2 | tar-xvf - ou 2) bzip2-d pekwm-0.1.17.tar.bz2 seguido do parâmetro -xvf pekwm-0.1.17.tar . Isso também funciona para a versão .tar.gz usando gzip-dc ou gzip-d .As opções de v são opcionais, elas mostram os nomes dos arquivos e como eles estão sendo extraídos. Nesse ponto, você deve ter um diretório pekwm-0.1.17. Use cd pekwm-0.1.17 para chegar até ele!3.2. Opções de configuração A primeira coisa a fazer é executar o script configure. Esse script configurará opções para o pekwm compilar. Aqui estão algumas das opções mais usadas e quais são os seus valores por padrão. Importante: ./configure opções:--enable-shape Permite o uso da extensão Xshape para as janelas não-retangulares. Por padrão é ativado. --enable-xinerama Permite Xinerama para multi-suporte de tela. Por padrão é ativado. --enable-xrandr Ativa o suporte a tela multi RandR. Por padrão é ativado. --enable-xft Ativa suporte a fontes Xft em pekwm (temas). Por padrão é ativado. --enable-image-xpm Imagem XPM usando libXpm. Por padrão é ativado. --enable-image-jpeg Suporte a imagens JPEG usando libjpeg. Por padrão é ativado. --enable-image-png Suporte a imagens PNG usando libpng. Por padrão é ativado. --enable-debug Permite saída de depuração. Por padrão é desativado. --enable-pedantic Permite compilação pedantic ao usar GCC. Por padrão é desativado. --prefix=PREFIX Pode ser útil para usar um prefixo personalizado para instalar os arquivos. Por padrão em /usr/local. 3.3. Construção e instalação Depois de executar /.configure com todas as opções que você precisa, execute make . Isto deve levar apenas alguns minutos. Depois disso, transforme em um root (a menos que você usou um prefixo em seu diretório pessoal, tais como --prefix=/home/you/pkg ) e digite make install . Adicionando exec pekwm para ~/.xinitrc , se você usar X execute startx ou ~/.xsession se você usar um gerenciador de exibição, que geralmente deve ser suficiente para ter o pekwm. É isso aí! pekwm está instalado no seu computador agora. Localização do original http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... iling.html Modificado por - Holmes, 01-04-14, ajuste na tradução. - Holmes, 01-04-14, inserção da imagem. - Holmes, 06-04-14, correções pontuais na tradução. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |